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REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 6: Desenvolvimento de novos produtos AULA 6: Desenvolvimento de novos produtos.

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1 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 6: Desenvolvimento de novos produtos AULA 6: Desenvolvimento de novos produtos

2 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 2 Criatividade HOJE Mídia é tudo, basta criatividade

3 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 3 Criatividade HOJE Propaganda inovadora gera mídia espontânea A luta não é pela audiência, mas pela atenção

4 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 4 Relatório Gartner (www.gartner.com)www.gartner.com HOJE Onde estará o ouro até 2014: Sistemas móveis Código livre SaaS Hw como serviço TI verde Demandas do usuário Apple Impressoras 3D

5 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 5 NOVO: Pesquisa Gartner (ago/2010) HOJE Tendências no mercado de TI: Hiperdigitalização Internacionalização Consumerismo Computação nas nuvens Tecnologia da inteligência Fragmentação e mash up Hipercompetição Valor agregado Microverticalização

6 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 6 Criatividade e Inovação HOJE São o 1o. ponto de partida para o empreendedorismo Porém o ponto de partida deve ser: Oportunidade de mercado

7 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 7 O que é uma oportunidade de mercado? HOJE Uma necessidade não atendida com possibilidade de gerar lucro – (KOTLER, 2003) Só gera lucro se tiver um diferencial de mercado

8 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 8 O processo de desenvolvimento de novos produtos / serviços HOJE 1.Geração de novas idéias 2.Seleção das melhores 3.Teste de conceito 4.Estratégia de marketing 5.Analise do negócio 6.Desenvolvimento 7.Teste de mercado 8.Comercialização Vamos analisar cada uma...

9 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 9 1. Geração de novas idéias HOJE A cultura da inovação Ouvir o mercado: clientes e líderes de opinião Equipes de vendas e canais Diretores bem informados Universidades e publicações Departamentos de P&D Celeiro de idéias Premiações Compra

10 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Geração de novas idéias (Cooper, 1998) HOJE 1.Pizzada + brainstorming 2.Ócio criativo 3.Projetos pessoais de funcionários (15min diários) 4.Brainstorming nas visitas de clientes 5.Pesquisas informais com clientes 6.Grupos focais 7.Publicações internacionais 8.Feiras comerciais 9.Visitas técnicas a fornecedores 10.Urna de sugestões (real ou virtual)

11 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Seleção de Idéias HOJE 1.Estimar o porte do mercado 2.Prazo e custos do desenvolvimento 3.Taxa de retorno

12 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Desenvolvimento do conceito HOJE 1.Quem usará o produto? 2.Qual o benefício que ele oferece? 3.Como e quando ele será consumido? 4.O que agrega valor para o consumidor? Conceito do produto Mapa de posicionamento do conceito

13 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 13 Mapa de Posicionamento do Conceito HOJE MAIS CARO MAIS BARATO MAIS PRÁTICO MENOS PRÁTICO Leite longa vida Leite em pó convencional Leite de saquinho Leite de soja em pó 3. Desenvolvimento do conceito

14 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 14 Mapa de Posicionamento do Conceito HOJE MAIS CARO MAIS BARATO Menos calórico MAIS calórico Marca B Marca A Marca CLeite de soja em pó 3. Desenvolvimento do conceito Ótimo para cair na prova!

15 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Teste do Conceito HOJE Apresenta o conceito ao público: Demonstração Prova virtual Apenas o conceito Pesquisa: Os benefícios estão claros e você acredita neles? Ele resolve um problema ou atende a uma necessidade? O preço é razoável em relação ao valor? Você compraria?

16 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Análise Conjunta HOJE Cruza as variáveis que deseja testar e gera protótipos para avaliação do consumidor. Embalagem sache ou lata Light ou convencional Morango, natural ou chocolate XX Outras variáveis: preço, nome, certificação, etc. Análise gráfica

17 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Estratégia de Marketing HOJE 1.Tamanho, estrutura e comportamento do mercado-alvo, posicionamento do produto, metas de vendas, market share e lucro 2.Preço planejado, estratégia de distribuição e orçamento de marketing no 1o. Ano 3.Metas de vendas e lucros de longo prazo e estratégia de marketing mix ao longo do tempo

18 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Análise do negócio HOJE 1.Estimativa de vendas totais 1.Compra única (ex: carro) 2.Compra esporádica (ex: cinema) 3.Compra freqüente (ex: sabonete) 2.Estimativa de custos e lucros 1.Ponto de equilíbrio 2.Análise de riscos 1.Otimista, 2.Pessimista, 3.Mais provável

19 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Desenvolvimento do Produto HOJE Produto vai para fabricação do protótipo: –Desdobramento da função de qualidade Atributos do cliente -> atributos da engenharia –Tangibilizar aspectos psicológicos Cores, tamanhos, embalagens

20 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Teste de Mercado HOJE Testes –Alfa: teste interno –Beta: teste com o consumidor Tipos de Pesquisa –Ondas de vendas: amostras-grátis e recompra –Mercado teste simulado: grupo de clientes –Mercado teste controlado: agência de pesquisa

21 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Teste de Mercado HOJE O que testar? –Localização geográfica Uma cidade ou várias? –Tempo de teste Dias, semanas, meses? –Que informações obter? Volume do estoque, taxa de experimentação, recompra, etc. –Que ações tomar? Medir o nível de satisfação do cliente Revisar o plano de marketing

22 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Comercialização HOJE Quando lançar? O timing do business –Nas férias ou na volta às aulas? –Entrar primeiro? –Entrar junto com o concorrente? –Entrar depois? Para quem lançar? –Adotantes iniciais –Skimming de mercado Como lançar? –Eventos, teasers, sites

23 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 23 Conclusão: CONCLUSÃO 1. Geração de idéias 2. Seleção de idéias 3. Teste de conceito 4. Estratégia de MKT 5. Análise do negócio 6. Desen- volvimento do produto 7. Testes de mercado 8. Comer- cializar Planos futuros Modifi- cações A B A N D O N A R

24 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 24 DÚVIDAS?

25 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 25 EXERCÍCIO 1. Escolha um produto ou serviço inovador. 2. Indique seus dois principais atributos. 3. Desenhe e explique o mapa do conceito deste produto/ serviço. EXERCÍCIO


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