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A INCLUSÃO SOCIAL DA CRIANÇA E DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DO

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Apresentação em tema: "A INCLUSÃO SOCIAL DA CRIANÇA E DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DO"— Transcrição da apresentação:

1 A INCLUSÃO SOCIAL DA CRIANÇA E DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DO
DO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DO ESPORTE E DA MÚSICA INSTITUTO ESPAÇO VIDA / 2010

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3 EIXO DE ATUAÇÃO: SAÚDE: “Projeto para Crianças e Adolescentes com deficiências voltadas ao diagnóstico, acompanhamento e/ou tratamento e inclusão social.” ESPORTE, CULTURA E LAZER: “Projeto que possibilita a realização de ações ligadas à promoção do esporte, cultura e lazer que tenham como foco a inclusão social e ações preventivas.”

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5 Região de Atuação do Projeto:
SUB PREFEITURA VILA MARIA / VILA GUILHERME SUB PREFEITURA SANTANA / TUCURUVI SUB PREFEITURA JAÇANA / TREMEMBÉ

6 Objetivo geral: Promover a inclusão social da criança e do adolescente com deficiência de baixo desempenho, através da atividade física esportiva adaptada, voltada ao lazer e à recreação, e do trabalho de musicalização, em espaço público, visando o seu desenvolvimento físico, emocional e social, tornando-os mais ativos e participantes dentro da comunidade a qual pertencem e garantindo uma melhoria em sua qualidade de vida.

7 LOCAL: CLUBE ESCOLA JARDIM SÃO PAULO

8 Número de famílias entrevistadas: 119
PESQUISA DE DEMANDA Número de famílias entrevistadas: 119 Conteúdo: Nome Data de nascimento Diagnóstico / deficiências apresentadas Dados para contato (telefone e ) Endereço Perguntas sobre a realização ou não aulas esportivas e de musicalização. À população que não realizava estas práticas: motivo (falta de local, dificuldade com condução, dificuldades financeiras ou falta de interesse) Se haveria interesse ou não em realizá-las caso fossem oferecidas no clube municipal do bairro do Jardim São Paulo

9 RESULTADO: Dentre todos os que moram nas áreas de atuação e influência do IEV (106 crianças e adolescentes com deficiência): 82,1% (87) do total das crianças e adolescentes com deficiência não realizam nenhuma atividade ligada à música ou ao esporte (83,33% dos deficientes motores graves e 80,1 % dos deficientes motores não graves) Deste total: 100% das pessoas com deficiência não graves gostariam de praticar uma das duas modalidades oferecidas pelo projeto, sendo que 81% (34 deles) optaram por praticar ambas as modalidades Dentre os deficientes motores que apresentam maior dependência (54), 83,33% não praticam atividades esportivas ou musicais (45). 68,2% (30) pretendem praticar ambas as atividades, 25% (11) preferem apenas a prática da atividade física e 6,8% (3) apenas aulas de musicalização). 98% do total (53) gostariam de praticar estas atividades no clube municipal do bairro do Jardim São Paulo.

10 Atividade física adaptada
SEGUNDA – FEIRA INSTITUTO ESPAÇO VIDA MANHÃ AULA HORÁRIO LOCAL DA ATIVIDADE GRUPO PROFESSOR Recepção 8h30 às 09h00 Espaço Vida I A Fisiotera peuta + monitor + auxiliar do IEV Atividade física adaptada 08h30 às 10h00 Lanche e Higiene 10h00 às 11h00 peuta + monitor + auxiliar do IEV Relaxamento 11h00 às 12h00 Grupo A: 6 integrantes Perfil: crianças e adolescentes com deficiências múltiplas

11 Armandinho Ligia Armando Luciane Andrei Alex Thiago
SEXTA – FEIRA INSTITUTO ESPAÇO VIDA MANHÃ AULA HORÁRIO LOCAL DA ATIVIDADE GRUPOS PROFESSOR Recepção 08h00 às 08h30 Sala de Atividades 4 N Profissionais do IEV Espaço Vida I O profissionais do IEV Ginástica 08h30 às 09h30 Sala de Atividades 2 Armando + prof. Ed. Fís. adaptada IEV+ auxiliar IEV Atividade Física Adaptada 08h30 às 10h00 Fisioterapeuta + monitor + auxiliar do IEV Lanche e Higiene 09h30 às 10h30 Área externa 10h30 às 12h00 P Circo Tenda do Circo Lígia + prof. Ed. Fís. Adaptada IEV + monitor do IEV Grupo N: 8 integrantes Perfil: adolescentes com deficiência intelectual, visual, auditiva e/ou física leve Grupo O: 6 integrantes Perfil: crianças com deficiência física Grupo P: 6 integrantes Perfil: adolescentes com deficiência física SEXTA-FEIRA MANHÃ AULA HORÁRIO LOCAL DA ATIVIDADE PROFESSOR Capoeira 09h00 ás 10h00 Sala de Atividades 4 Armandinho 10h00 ás 11h00 Circo 09h00 ás 10h30 Tenda do Circo Ligia 10h30 ás 12h00 Condicionamento Físico 07h30 ás 08h30 Sala de Atividades 2 Armando Dança de Salão 08h30 ás 10h30 Sala de Atividades 6 Luciane Futebol 08h00 ás12h00 Campo de Futebol Andrei Ginástica 3º idade 08h30 ás 09h30 Musculação 09h00 ás 12h00 Sala de Atividades 5 Alex Skate 09h00 ás 11h00 Piscina – Skate Thiago Obs.: os integrantes do grupo N são atuais frequentadores da Sala de Letramento (manhã) do Instituto Espaço Vida (podendo sofrer alterações).

12 NÚMERO DE ATENDIDOS DIRETO: 116

13 ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA A CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS

14 LAZER, RECREAÇÃO E JOGOS COOPERATIVOS

15 Grupos de alunos com deficiências múltiplas (sem oralidade)
MUSICALIZAÇÃO Grupos de alunos com deficiências múltiplas (sem oralidade)

16 Grupo de crianças com deficiências leves

17 Grupo de adolescentes com deficiências leves

18 COROAÇÃO DO TRABALHO MÚSICA & DANÇA

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20 PROJETO DE TRANSPORTE

21 USUÁRIOS CAD NCA CST IDA VOLTA SUBPREFEITURAS Grupo B 4 2 RES CL
CAD NCA CST IDA VOLTA SUBPREFEITURAS Grupo B 4 2 RES CL Santana/Tucuruvi Grupo C 6 Grupo O Grupo M 8 Grupo I Tremembé/Jaçanã Grupo J Grupo L Grupo F 3 5 Vila Maria/Vila Guilherme Grupo G Grupo P 20 46 Grupo A IEV Instituto Espaço Vida Grupo D Grupo E Grupo H Grupo K Grupo N Grupo Q 22 IEV=Instituto Espaço Vida CAD=Cadeirante CL=Clube Escola CST=Cadeirante com sustentação de tronco RES=Residência NCA=Não Cadeirante

22 PROGRAMAÇÕES IDA VOLTA Dia Semana Grupo CAD CST NCA Origem Destino
IDA VOLTA Dia Semana Grupo CAD CST NCA Origem Destino Tipo Van Segunda(08:00 ás 12:00) A 4 2 IEV CL VA01 Total Terça (08:00 ás 11:30) B RES VA01/VA02 C 6 Terça(13:00 ás 17:00) D E Terça(13:00 ás 14:30) F VA03 Terça(14:30 ás 15:30) G 3 5 9 17 Quarta (08:00 ás 12:00) H Quarta (13:00 ás 17:00) Q Quinta (08:00 ás 11:30) I J Quinta (13:00 ás 16:45) K VA01/VA02/VA03 Quinta (13:00 ás 17:00) L 8 Quinta (14:15 ás 17:00) M VA02/VA03 16 Sexta (08:00 ás 11:30) N Sexta (08:00 ás 10:00) O VA02 Sexta (10:30 ás 12:00) P 14 IEV=Instituto Espaço Vida CAD=Cadeirante VA=Van Adaptada(02 Cadeirantes+05 Passageiros) CL=Clube Escola CST=Cadeirante com sustentação de tronco RES=Residência NCA=Não Cadeirante

23 ESTRUTURA OPERACIONAL
Apoio Operacional Monitoramento dos veículos e Roteirização Contato com Usuário Rotas Alternativas e Informação de Trânsito

24 CUSTOS 12 MESES MÃO DE OBRA (CLT) = R$ ,17 ENCARGOS = R$ ,72 PREST SERV = R$ ,00 INSS = R$ ,00 TRANSPORTE = R$ ,00 EQUIP E MOBILIÁRIO = R$ ,69 OUTROS = R$ ,81 TOTAL = R$ ,39

25 Captação de recursos através de doações direcionadas - FUMCAD


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