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Paulo Ricardo Ricco Uranga

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Apresentação em tema: "Paulo Ricardo Ricco Uranga"— Transcrição da apresentação:

1 Paulo Ricardo Ricco Uranga
Pesquisa Nacional Qualidade da Educação: a Escola Pública na opinião dos pais Paulo Ricardo Ricco Uranga

2 Sobre o Estudo SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
Necessidade investigar de forma mais precisa famílias de estudantes de escolas básicas Uma das mais importantes dimensões explicativas do desempenho de estudantes encontra-se radicada em sua origem familiar

3 Sobre o Estudo Relação família, escola e educação
Percepções dos pais sobre a qualidade da escola, as condições institucionais, de infraestrutura e de ensino e a atuação dos professores e diretores de escolas de ensino fundamental, pertencentes às redes públicas e localizadas em zonas urbanas de todo o Brasil Duas etapas: qualitativa e quantitativa

4 Sobre o Estudo (primeira etapa)

5 Sobre o Estudo (segunda etapa)
Entrevistas com dez mil pais ou responsáveis Todos os Estados brasileiros 370 famílias em cada Estado, 162 cidades Pelo menos, 20 famílias por escola Nível de confiança de 95%

6 Sobre os dados qualitativos
Objetivo: levantar subsídios para a pesquisa quantitativa

7 Sobre os dados qualitativos (conclusões)
A qualidade das escolas: tende para um campo negativo Os diretores escolares: fundamentais e atendem as expectativas Os professores: responsáveis diretos pela qualidade do ensino, pela disciplina na sala de aula, pela motivação dos alunos e pelo sucesso ou fracasso escolar. Considerados mais capacitados do que os da rede privada por serem admitidos por concurso público

8 Sobre os dados qualitativos (conclusões)
As coordenações e orientações: dificuldades em identificar Outros funcionários escolares: destaque para a merendeira Os filhos: motivados para o ensino e frequência a escola Violência: sensação de insegurança e a percepção de um aumento de violência incorporada às escolas da rede pública de ensino, principalmente nas grandes capitais

9 Sobre os dados qualitativos (conclusões)
Clima social e educacional da escola: “Uma terra de ninguém” Desejo por autoridade escolar: desejam a restauração e ampliação da autoridade de diretores, professores e equipes técnicas Os processos de avaliação e promoção: novos sistemas de avaliação e promoção acarretam em um menor empenho de professores e alunos

10 Sobre os dados qualitativos (conclusões)
Valorização do processo democrático da escola: grande valorização da eleição direta Escola atrativa e motivadora: como sugestão para o combate a indisciplina Falta e greve de professores: grande insatisfação com os ditos privilégios, que permitem aos professores não comparecerem às aulas

11 Sobre os dados qualitativos (conclusões)
Programas educacionais: merenda escolar e distribuição de livros didáticos são bem vistos. Bolsa-Família também. As Secretarias de Educação: organismos “omissos” e “apáticos”

12 Sobre os dados quantitativos (Perfil das famílias)
58,3% dos pais ou responsáveis entrevistados têm até o ensino fundamental incompleto, 7,5% declararam-se analfabetos 73% dos respondentes auferiam uma renda familiar de até três salários mínimos. Apenas 9% declararam ter renda familiar superior a cinco salários mínimos 58,1% pertencem às classes D e E; 7,5% às classes A e B; e à classe C, 29,7%

13 Sobre os dados quantitativos (Perfil das famílias)
Quase 73% dos responsáveis pelos estudos dos filhos são mães. Mais de 36% declaram-se donas de casa, 20,6% assalariados, 18,1% autônomos e 9% desempregados Capital cultural: quase 84% dos responsáveis declararam assistir televisão todos os dias, 74,7% lêem raramente ou nunca jornais de circulação diária, 74% nunca ou raramente lêem livros e 72% não lêem ou raramente lêem revistas

14 Sobre os dados quantitativos (Perfil das famílias)
A utilização de computador é citada por 10% dos responsáveis entrevistados, o acesso à Internet é privilégio de apenas 6,9% dos pais ou responsáveis

15 71,8% dos entrevistados declararam buscar ou levar os filhos à escola
Sobre os dados quantitativos (O contato dos pais ou responsáveis com a escola dos filhos) As reuniões de pais e professores são os eventos que mais mobilizam os responsáveis com 90% deles afirmando que comparecem às reuniões O chamado específico para uma conversa sobre o aluno obteve índice de comparecimento de 74,2% 71,8% dos entrevistados declararam buscar ou levar os filhos à escola

16 Sobre os dados quantitativos (O contato dos pais ou responsáveis com a escola dos filhos)
63,3% deles afirmam comparecer à escola em festas e competições esportivas os pais e mães ainda comparecem espontaneamente à escola, 62% afirma adotar esta prática. Desses, 79% indicam que o principal motivo de procurar espontaneamente a escola é acompanhar a vida escolar do aluno.

17 Localização da Escola: 8,7 Espaço para recreio/lazer: 7,8
Sobre os dados quantitativos (Avaliação do ensino público fundamental e das escolas) Localização da Escola: 8,7 Espaço para recreio/lazer: 7,8 Salas de aula (amplas, claras e arejadas): 7,9 Conservação do prédio e instalações: 7,6 Limpeza de banheiros: 7,1 Higiene da cozinha: 8,2 Satisfação geral com as instalações da escola: 8,1 Organização da escola: 8,1 Atendimento dos funcionários da secretaria: 8,3 Disciplina na escola: 8,0

18 Salas de informática e acesso a computadores: 2,9
Sobre os dados quantitativos (Avaliação do ensino público fundamental e das escolas) Bibliotecas: 6,5 Salas de informática e acesso a computadores: 2,9 Quadras para esportes: 6,0 Bebedouros: 6,6

19 Comparação da educação local experimentada com:
Sobre os dados quantitativos (Avaliação do ensino público fundamental e das escolas) Comparação da educação local experimentada com: Demais regiões do País: supera em qualidade para 36,3%; 15,8% considera inferior; 26,3% considera que não há diferença Outras cidades no mesmo Estado: equivalente para 36,6% Comparação da qualidade da educação oferecida pela prefeitura e pelo estado: equivalentes para 35,9%

20 Sobre os dados quantitativos (Percepção sobre o diretor escolar)

21 Sobre os dados quantitativos (Percepção sobre o diretor escolar)
Processo de escolha do diretor: 60,2% afirmaram não saber, contra 34,3% que conhecem a forma de escolha do diretor Concordavam com a forma de escolha: mais de 79% responderam que sim

22 Sobre os dados quantitativos (Percepção sobre o diretor escolar)
“A escola tem de reunir os pais e professores, pelo menos, uma vez por mês”: 96% concordam “Os diretores da escola deveriam ser mais rigorosos com a disciplina dos alunos”: concordância de 81% “É preciso dar mais autoridade aos diretores das escolas”: concordância foi de 87,3%

23 Sobre os dados quantitativos (Percepção sobre os professores)

24 Sobre os dados quantitativos (Percepção sobre os professores)
Qualidade do ensino dos professores: 8,6 Conteúdo do que é ensinado: 8,4 Formas de avaliação: 8,3

25 Sobre os dados quantitativos (Percepção sobre os professores)
“Nas escolas particulares, os professores têm mais incentivos para se aprimorar”: 76,6% concordaram “Nas escolas particulares, os professores atendem melhor os pais ou mães dos alunos”: 59,7% concordam “O professor da escola pública é mais preparado do que o da escola particular”: 53,3% concordam

26 Sobre os dados quantitativos (Percepção sobre os professores)
“Um dos maiores problemas da escola pública é a falta constante dos professores”: 75,8% concordam “Na escola pública tem greve demais”: 56,2% concordaram “Deve-se demitir professores e funcionários que fazem greves”: 52,5% concordam “Deve-se punir com mais rigor os professores que abusam das faltas”: 92,6% concordam

27 Sobre os dados quantitativos (O desempenho dos alunos, segundo os entrevistados)
78,8% dos pais ou responsáveis afirmaram que os filhos não costumam reclamar da forma como são avaliados na escola deram nota média de 8,3 para a forma como os docentes julgam o desempenho dos alunos

28 “o medo da reprovação faz os alunos estudarem mais”: 80,6% concordam
Sobre os dados quantitativos (O desempenho dos alunos, segundo os entrevistados) “o medo da reprovação faz os alunos estudarem mais”: 80,6% concordam “os trabalhos para complementar as notas fazem com que os alunos estudem menos”: 58,3% concordam “a aprovação no final do ano está muito fácil” 62,8% concordam

29 Sobre os dados quantitativos (Disciplina, insegurança e violência na escola)

30 Qualidade do material: 7,8
Sobre os dados quantitativos (Merenda escolar, material didático e uniforme escolar) Regularidade da distribuição da merenda escolar: 80,1% indicou que é distribuída diariamente durante a semana 75,2%, responderam que as escolas fornecem material didático gratuitamente. Um pouco mais de 20,5% acreditam que as escolas não distribuem o material didático Qualidade do material: 7,8 90,3% dos pais defenderam a obrigatoriedade do uso de uniforme

31 Sobre os dados quantitativos (Atividades e benefícios oferecidos aos alunos em horário contrário ao das aulas formais)

32 Sobre os dados quantitativos (A escola do pai ou responsável versus a escola dos filhos)

33 Sobre os dados quantitativos (Outros dados)
Mais de 97% dos entrevistados atribuem grande importância à informatização das escolas Mais de 96,2% almejam maior disseminação sistematizada de informações aos estudantes sobre as características das profissões e do mercado de trabalho 72,7% dos pais ou responsáveis entrevistados acham que o trabalho infantil deve ser proibido para os alunos que estão estudando 50,5% acham que a escola deveria ser de tempo integral


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