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UNIVERSIDADE POSITIVO

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE POSITIVO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE POSITIVO

2 GRUPO POSITIVO Fundado em 1972 Grupo de 8 professores
Curso Pré-Vestibular

3 ATUA EM 4 ÁREAS Educacional: Educação Infantil à Universidade;

4 ATUA EM 4 ÁREAS Gráfico – Editorial;

5 ATUA EM 4 ÁREAS Informática;

6 ATUA EM 4 ÁREAS Feiras e Eventos.

7 UNIVERSIDADE POSITIVO
1988 – Faculdades; 1998 – Centro Universitário; 2008 – Universidade; 30 cursos de bacharelado e licenciatura; 25 cursos tecnológicos; Mais de 30 cursos de especialização; 4 mestrados; 2 doutorados.

8 INFRAESTRUTURA 42.200m2

9 INFRAESTRUTURA 7 prédios

10 INFRAESTRUTURA 6 auditórios

11 INFRAESTRUTURA Centro Esportivo

12 INFRAESTRUTURA Biblioteca

13 INFRAESTRUTURA 193 laboratórios

14 INFRAESTRUTURA Teatro – maior do Paraná – lugares

15 INFRAESTRUTURA Centro de Convenções

16 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUICIONAL

17 Avaliações dos cursos de Bacharelado e Licenciatura
Avaliação Sigla Respondente Avaliado Época de Aplicação e Levantamento dos Dados / Periodicidade Finalidade da Avaliação 1 Avaliação do Perfil do Aluno Ingressante APA Alunos Ingressantes Aluno Ingressante Fevereiro a Março (Anual) Identificar o perfil do aluno ingressante. 2 Avaliação da Infraestrutura e Atendimento ao Público AINFRA Todos os Alunos Infraestrutura e Corpo Técnico-Administrativo Agosto (Anual) Identificar a percepção dos alunos sobre a adequação da infraestrutura e qualidade do atendimento prestado por diferentes setores da instituição. 3 Avaliação da Educação "on line" AEO Alunos da Modalidade Processo de Ensino a Distância Maio e Outubro (Semestral) Identificar a percepção dos alunos em relação ao processo de educação à distância. 4 Avaliação de Curso de Graduação ACG Alunos Concluintes Curso, Corpo Docente e Coordenação de Curso De Agosto a Outubro (Anual) Identificar a percepção global dos alunos concluintes com relação ao curso e à coordenação de curso.

18 Avaliações dos cursos de Bacharelado e Licenciatura
Avaliação Sigla Respondente Avaliado Época de Aplicação e Levantamento dos Dados / Periodicidade Finalidade da Avaliação 5 Avaliação da Docência do Professor ADOC Todos os Alunos Professor Maio e Outubro (Semestral) Identificar a percepção do aluno em relação à performance dos professores em sala de aula. 6 Avaliação de Desempenho do Professor ADP Coordenadores de Curso Junho e Novembro (Semestral) Avaliar o desempenho global dos professores. 7 Autoavaliação do Professor AAP Professores Abrir espaço para o professor realizar autocrítica sobre seu desempenho em sala de aula. 8 Aperfeiçoamento Docente APD Equipe Técnica do Centro de Formação Docente Outubro (Anual) Avaliar a iniciativa do professor em melhorar seu desempenho em sala de aula através de cursos e oficinas. 9 Avaliação da Produção do Professor APP Equipe técnica designada para este fim. Professores e Coordenador Avaliar a produção científica e técnica dos professores e coordenadores.

19 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE

20 ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado?

21 ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado? Capacidade de motivação para o aprendizado: o professor apresenta dinamismo e capacidade de comunicaçãoe utiliza diferentes metodologias e incentiva a participação nas atividades programadas?

22 ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado? Capacidade de motivação para o aprendizado: o professor apresenta dinamismo e capacidade de comunicaçãoe utiliza diferentes metodologias e incentiva a participação nas atividades programadas? Relacionamento do professor com alunos em sala de aula: o professor dispensa aos alunos tratamento cordial em um clima de respeito pessoal, é exigente na medida adequada e aceita críticas, opiniões e sugestões?

23 ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado? Capacidade de motivação para o aprendizado: o professor apresenta dinamismo e capacidade de comunicaçãoe utiliza diferentes metodologias e incentiva a participação nas atividades programadas? Relacionamento do professor com alunos em sala de aula: o professor dispensa aos alunos tratamento cordial em um clima de respeito pessoal, é exigente na medida adequada e aceita críticas, opiniões e sugestões? Sistema de avaliação da disciplina: o professor elabora avaliações compatíveis com o conteúdo desenvolvido e discute e analisa os resultados com os alunos?

24 ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado? Capacidade de motivação para o aprendizado: o professor apresenta dinamismo e capacidade de comunicaçãoe utiliza diferentes metodologias e incentiva a participação nas atividades programadas? Relacionamento do professor com alunos em sala de aula: o professor dispensa aos alunos tratamento cordial em um clima de respeito pessoal, é exigente na medida adequada e aceita críticas, opiniões e sugestões? Sistema de avaliação da disciplina: o professor elabora avaliações compatíveis com o conteúdo desenvolvido e discute e analisa os resultados com os alunos? Didática e clareza: o professor demonstra habilidade para conduzir as aulas, utilizando linguagem clara e compreensível para os alunos?

25 ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado? Capacidade de motivação para o aprendizado: o professor apresenta dinamismo e capacidade de comunicaçãoe utiliza diferentes metodologias e incentiva a participação nas atividades programadas? Relacionamento do professor com alunos em sala de aula: o professor dispensa aos alunos tratamento cordial em um clima de respeito pessoal, é exigente na medida adequada e aceita críticas, opiniões e sugestões? Sistema de avaliação da disciplina: o professor elabora avaliações compatíveis com o conteúdo desenvolvido e discute e analisa os resultados com os alunos? Didática e clareza: o professor demonstra habilidade para conduzir as aulas, utilizando linguagem clara e compreensível para os alunos? Plano de ensino e plano de aula: o professor disponibiliza no Portal ementa, conteúdo a ser desenvolvido, objetivos da disciplina, métodos de ensino, bibliografia, sistema e instrumentos de avaliação da aprendizagem?

26 ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno

27 ITENS AVALIADOS ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador ITENS AVALIADOS Cumprimento dos prazos: entrega do planejamento de ensino e de aula, publicação das notas e entrega do diário de classe.

28 ITENS AVALIADOS ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador ITENS AVALIADOS Cumprimento dos prazos: entrega do planejamento de ensino e de aula, publicação das notas e entrega do diário de classe. Assiduidade: cumprimento da jornada de trabalho (horários de aulas, atividades fora de sala de aula e reuniões pré-agendadas).

29 ITENS AVALIADOS ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador ITENS AVALIADOS Cumprimento dos prazos: entrega do planejamento de ensino e de aula, publicação das notas e entrega do diário de classe. Assiduidade: cumprimento da jornada de trabalho (horários de aulas, atividades fora de sala de aula e reuniões pré-agendadas). Comprometimento: envolvimento com as diretrizes institucionais da Universidade e do Curso.

30 ITENS AVALIADOS ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador ITENS AVALIADOS Cumprimento dos prazos: entrega do planejamento de ensino e de aula, publicação das notas e entrega do diário de classe. Assiduidade: cumprimento da jornada de trabalho (horários de aulas, atividades fora de sala de aula e reuniões pré-agendadas). Comprometimento: envolvimento com as diretrizes institucionais da Universidade e do Curso. Relacionamento: interação do professor com a equipe de trabalho (pares, apoio geral e administrativo, entre outros).

31 ITENS AVALIADOS ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador ITENS AVALIADOS Cumprimento dos prazos: entrega do planejamento de ensino e de aula, publicação das notas e entrega do diário de classe. Assiduidade: cumprimento da jornada de trabalho (horários de aulas, atividades fora de sala de aula e reuniões pré-agendadas). Comprometimento: envolvimento com as diretrizes institucionais da Universidade e do Curso. Relacionamento: interação do professor com a equipe de trabalho (pares, apoio geral e administrativo, entre outros). Competência técnica: domínio do conteúdo e capacidade de transmiti-lo.

32 ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador

33 AUTOAVALIAÇÃO – 5%

34 APERFEIÇOAMENTO DOCENTE – 5%

35 AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DO PROFESSOR – 20%

36 AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DO PROFESSOR – 20%

37 CÁLCULO DA NOTA FINAL

38 RESULTADOS Conhecimento do corpo docente e possibilidade de promover formação contínua Progressão no Plano de Carreira

39 2013: Programa de Apoio Pedagógico

40 PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO
Cursos de Formação e Desenvolvimento Docente (EaD) COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Assessoramento Pedagógico COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Planos de Ensino e de Aula Programa de Relacionamento Docente

41 CURSOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE
Cursos a distância oferecidos aos professores para formação pedagógica continuada.

42 CURSOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE
Cursos oferecidos em 2012 1. Prática da sala de aula I 2. Prática da sala de aula II Cursos oferecidos em 2013 3. Planejamento didático: plano de ensino e plano de aula 4. Relações interpessoais em sala de aula 5. Ressignificando a avaliação no ensino superior

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45 CURSOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE BALANÇO
ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS Investimento na formação continuada Possibilidade de troca de experiências com seus pares Aplicação das atividades desenvolvidas e discutidas nos cursos Resistência ao ensino a distância Ausência de autodisciplina Dificuldade na organização do tempo

46 PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO
Cursos de Formação e Desenvolvimento Docente (EaD) COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Assessoramento Pedagógico COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Planos de Ensino e de Aula Programa de Relacionamento Docente

47 COPES – ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO
Oferecido para professores com eventuais dificuldades Referência: ADOC Reuniões quinzenais com os assessorados 6 professores atendidos (áreas diferentes e ótimo ADOC) 12 professores em assessoramento

48 COPES – ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO
ETAPAS Elaboração de um histórico do professor Parecer do coordenador de curso Autoavaliação do professor Diagnóstico feito pelo professor assessor Proposta de programa de assessoria indicado pelo comitê

49 COPES – ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO BALANÇO
ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS Possibilidade de troca de experiências entre assessor e assessorado Melhoria na ação do professor atendido Possibilidade de autorrevisão das posturas e práticas Resistência do professor atendido reconhecer suas dificuldades Dificuldade do assessor em estabelecer relação de assessoramento com seus pares Dificuldade do coordenador de curso em encaminhar o professor para assessoramento

50 PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO
Cursos de Formação e Desenvolvimento Docente (EaD) COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Assessoramento Pedagógico COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Planos de Ensino e de Aula Programa de Relacionamento Docente

51 COPES – PLANOS DE ENSINO E DE AULA
ETAPAS: Comitê criou um instrumento para análise dos Planos de Ensino e de Aula Organizados em duplas, por curso, os assessores analisaram os Planos de Ensino e de Aula Reunião do comitê: deliberação para cada curso Reunião do comitê com coordenadores e professores para sensibilização sobre a importância dos Planos de Ensino e de Aula (1º semestre/13) Avaliação do processo (2º semestre/13)

52 COPES- PLANOS DE ENSINO E DE AULA
ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS Professor reconhece a importância da organização das suas aulas Melhoria na ação do professor 99% dos professores colocaram seus planos no Portal Universitário Visão burocrática do professor quanto à função dos planos Dificuldade dos coordenadores de curso no acompanhamento dos planos

53 PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO
Cursos de Formação e Desenvolvimento Docente (EaD) COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Assessoramento Pedagógico COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Planos de Ensino e de Aula Programa de Relacionamento Docente

54 PROGRAMA DE RELACIONAMENTO DOCENTE: CAFÉ E CULTURA
100% de satisfação “Ao longo do ano, é um dos raros momentos de encontro mais descontraído e, o mais importante, com conteúdos muito interessantes e diversificados. Grato por esses momentos tão ricos.” (Professor 1) “Os eventos são essenciais para integração do corpo docente, com temas pertinentes e ótima organização.” (Professor 2)

55 2014: Programa de Desenvolvimento de Professores

56 2014: Programa de Desenvolvimento de Professores
Manutenção: Cursos de Formação e Desenvolvimento Docente (a distância) Programa de Relacionamento Docente Ampliação: Atuação dos COPES

57 2014: Programa de Desenvolvimento de Professores
Novos projetos: Programa de Desenvolvimento dos Coordenadores Prêmio de Excelência Docente Grupos de Apoio Pedagógico

58 GRUPOS DE APOIO PEDAGÓGICO
Piloto em 5 áreas (Engenharias, Medicina, Odontologia, Direito e Arquitetura) Composição: coordenador, coordenador adjunto, 4 professores e 1 representante do COPES

59 Tarefas: Diagnóstico do corpo docente
- dados quantitativos e qualitativos da ADOC; - da análise da participação dos professores nas Semanas Pedagógicas e nos Cursos em EaD. Estudo para examinar o diagnóstico levantado Proposta de capacitação dos professores

60 Tarefas: Proposta de assessoramento dos professores com maiores dificuldades Apresentação de sugestões de novas metodologias Elaboração de critérios para o Prêmio de Excelência Docente

61 OBRIGADA


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