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UNIVERSIDADE POSITIVO
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GRUPO POSITIVO Fundado em 1972 Grupo de 8 professores
Curso Pré-Vestibular
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ATUA EM 4 ÁREAS Educacional: Educação Infantil à Universidade;
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ATUA EM 4 ÁREAS Gráfico – Editorial;
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ATUA EM 4 ÁREAS Informática;
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ATUA EM 4 ÁREAS Feiras e Eventos.
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UNIVERSIDADE POSITIVO
1988 – Faculdades; 1998 – Centro Universitário; 2008 – Universidade; 30 cursos de bacharelado e licenciatura; 25 cursos tecnológicos; Mais de 30 cursos de especialização; 4 mestrados; 2 doutorados.
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INFRAESTRUTURA 42.200m2
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INFRAESTRUTURA 7 prédios
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INFRAESTRUTURA 6 auditórios
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INFRAESTRUTURA Centro Esportivo
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INFRAESTRUTURA Biblioteca
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INFRAESTRUTURA 193 laboratórios
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INFRAESTRUTURA Teatro – maior do Paraná – lugares
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INFRAESTRUTURA Centro de Convenções
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AUTOAVALIAÇÃO INSTITUICIONAL
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Avaliações dos cursos de Bacharelado e Licenciatura
Avaliação Sigla Respondente Avaliado Época de Aplicação e Levantamento dos Dados / Periodicidade Finalidade da Avaliação 1 Avaliação do Perfil do Aluno Ingressante APA Alunos Ingressantes Aluno Ingressante Fevereiro a Março (Anual) Identificar o perfil do aluno ingressante. 2 Avaliação da Infraestrutura e Atendimento ao Público AINFRA Todos os Alunos Infraestrutura e Corpo Técnico-Administrativo Agosto (Anual) Identificar a percepção dos alunos sobre a adequação da infraestrutura e qualidade do atendimento prestado por diferentes setores da instituição. 3 Avaliação da Educação "on line" AEO Alunos da Modalidade Processo de Ensino a Distância Maio e Outubro (Semestral) Identificar a percepção dos alunos em relação ao processo de educação à distância. 4 Avaliação de Curso de Graduação ACG Alunos Concluintes Curso, Corpo Docente e Coordenação de Curso De Agosto a Outubro (Anual) Identificar a percepção global dos alunos concluintes com relação ao curso e à coordenação de curso.
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Avaliações dos cursos de Bacharelado e Licenciatura
Avaliação Sigla Respondente Avaliado Época de Aplicação e Levantamento dos Dados / Periodicidade Finalidade da Avaliação 5 Avaliação da Docência do Professor ADOC Todos os Alunos Professor Maio e Outubro (Semestral) Identificar a percepção do aluno em relação à performance dos professores em sala de aula. 6 Avaliação de Desempenho do Professor ADP Coordenadores de Curso Junho e Novembro (Semestral) Avaliar o desempenho global dos professores. 7 Autoavaliação do Professor AAP Professores Abrir espaço para o professor realizar autocrítica sobre seu desempenho em sala de aula. 8 Aperfeiçoamento Docente APD Equipe Técnica do Centro de Formação Docente Outubro (Anual) Avaliar a iniciativa do professor em melhorar seu desempenho em sala de aula através de cursos e oficinas. 9 Avaliação da Produção do Professor APP Equipe técnica designada para este fim. Professores e Coordenador Avaliar a produção científica e técnica dos professores e coordenadores.
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AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE
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ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado?
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ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado? Capacidade de motivação para o aprendizado: o professor apresenta dinamismo e capacidade de comunicaçãoe utiliza diferentes metodologias e incentiva a participação nas atividades programadas?
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ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado? Capacidade de motivação para o aprendizado: o professor apresenta dinamismo e capacidade de comunicaçãoe utiliza diferentes metodologias e incentiva a participação nas atividades programadas? Relacionamento do professor com alunos em sala de aula: o professor dispensa aos alunos tratamento cordial em um clima de respeito pessoal, é exigente na medida adequada e aceita críticas, opiniões e sugestões?
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ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado? Capacidade de motivação para o aprendizado: o professor apresenta dinamismo e capacidade de comunicaçãoe utiliza diferentes metodologias e incentiva a participação nas atividades programadas? Relacionamento do professor com alunos em sala de aula: o professor dispensa aos alunos tratamento cordial em um clima de respeito pessoal, é exigente na medida adequada e aceita críticas, opiniões e sugestões? Sistema de avaliação da disciplina: o professor elabora avaliações compatíveis com o conteúdo desenvolvido e discute e analisa os resultados com os alunos?
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ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado? Capacidade de motivação para o aprendizado: o professor apresenta dinamismo e capacidade de comunicaçãoe utiliza diferentes metodologias e incentiva a participação nas atividades programadas? Relacionamento do professor com alunos em sala de aula: o professor dispensa aos alunos tratamento cordial em um clima de respeito pessoal, é exigente na medida adequada e aceita críticas, opiniões e sugestões? Sistema de avaliação da disciplina: o professor elabora avaliações compatíveis com o conteúdo desenvolvido e discute e analisa os resultados com os alunos? Didática e clareza: o professor demonstra habilidade para conduzir as aulas, utilizando linguagem clara e compreensível para os alunos?
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ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
ITENS AVALIADOS Domínio do conteúdo: o professor estabelece relação com outras disciplinas, responde a perguntas formuladas e demonstra conhecimento da aplicação prática do conteúdo ministrado? Capacidade de motivação para o aprendizado: o professor apresenta dinamismo e capacidade de comunicaçãoe utiliza diferentes metodologias e incentiva a participação nas atividades programadas? Relacionamento do professor com alunos em sala de aula: o professor dispensa aos alunos tratamento cordial em um clima de respeito pessoal, é exigente na medida adequada e aceita críticas, opiniões e sugestões? Sistema de avaliação da disciplina: o professor elabora avaliações compatíveis com o conteúdo desenvolvido e discute e analisa os resultados com os alunos? Didática e clareza: o professor demonstra habilidade para conduzir as aulas, utilizando linguagem clara e compreensível para os alunos? Plano de ensino e plano de aula: o professor disponibiliza no Portal ementa, conteúdo a ser desenvolvido, objetivos da disciplina, métodos de ensino, bibliografia, sistema e instrumentos de avaliação da aprendizagem?
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ADOC – AVALIAÇÃO DOCENTE – 50% Avaliação realizada pelo aluno
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ITENS AVALIADOS ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador ITENS AVALIADOS Cumprimento dos prazos: entrega do planejamento de ensino e de aula, publicação das notas e entrega do diário de classe.
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ITENS AVALIADOS ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador ITENS AVALIADOS Cumprimento dos prazos: entrega do planejamento de ensino e de aula, publicação das notas e entrega do diário de classe. Assiduidade: cumprimento da jornada de trabalho (horários de aulas, atividades fora de sala de aula e reuniões pré-agendadas).
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ITENS AVALIADOS ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador ITENS AVALIADOS Cumprimento dos prazos: entrega do planejamento de ensino e de aula, publicação das notas e entrega do diário de classe. Assiduidade: cumprimento da jornada de trabalho (horários de aulas, atividades fora de sala de aula e reuniões pré-agendadas). Comprometimento: envolvimento com as diretrizes institucionais da Universidade e do Curso.
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ITENS AVALIADOS ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador ITENS AVALIADOS Cumprimento dos prazos: entrega do planejamento de ensino e de aula, publicação das notas e entrega do diário de classe. Assiduidade: cumprimento da jornada de trabalho (horários de aulas, atividades fora de sala de aula e reuniões pré-agendadas). Comprometimento: envolvimento com as diretrizes institucionais da Universidade e do Curso. Relacionamento: interação do professor com a equipe de trabalho (pares, apoio geral e administrativo, entre outros).
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ITENS AVALIADOS ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador ITENS AVALIADOS Cumprimento dos prazos: entrega do planejamento de ensino e de aula, publicação das notas e entrega do diário de classe. Assiduidade: cumprimento da jornada de trabalho (horários de aulas, atividades fora de sala de aula e reuniões pré-agendadas). Comprometimento: envolvimento com as diretrizes institucionais da Universidade e do Curso. Relacionamento: interação do professor com a equipe de trabalho (pares, apoio geral e administrativo, entre outros). Competência técnica: domínio do conteúdo e capacidade de transmiti-lo.
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ADP – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR – 20%
Avaliação realizada pelo Coordenador
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AUTOAVALIAÇÃO – 5%
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APERFEIÇOAMENTO DOCENTE – 5%
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AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DO PROFESSOR – 20%
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AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DO PROFESSOR – 20%
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CÁLCULO DA NOTA FINAL
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RESULTADOS Conhecimento do corpo docente e possibilidade de promover formação contínua Progressão no Plano de Carreira
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2013: Programa de Apoio Pedagógico
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PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO
Cursos de Formação e Desenvolvimento Docente (EaD) COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Assessoramento Pedagógico COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Planos de Ensino e de Aula Programa de Relacionamento Docente
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CURSOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE
Cursos a distância oferecidos aos professores para formação pedagógica continuada.
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CURSOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE
Cursos oferecidos em 2012 1. Prática da sala de aula I 2. Prática da sala de aula II Cursos oferecidos em 2013 3. Planejamento didático: plano de ensino e plano de aula 4. Relações interpessoais em sala de aula 5. Ressignificando a avaliação no ensino superior
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CURSOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE BALANÇO
ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS Investimento na formação continuada Possibilidade de troca de experiências com seus pares Aplicação das atividades desenvolvidas e discutidas nos cursos Resistência ao ensino a distância Ausência de autodisciplina Dificuldade na organização do tempo
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PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO
Cursos de Formação e Desenvolvimento Docente (EaD) COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Assessoramento Pedagógico COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Planos de Ensino e de Aula Programa de Relacionamento Docente
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COPES – ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO
Oferecido para professores com eventuais dificuldades Referência: ADOC Reuniões quinzenais com os assessorados 6 professores atendidos (áreas diferentes e ótimo ADOC) 12 professores em assessoramento
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COPES – ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO
ETAPAS Elaboração de um histórico do professor Parecer do coordenador de curso Autoavaliação do professor Diagnóstico feito pelo professor assessor Proposta de programa de assessoria indicado pelo comitê
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COPES – ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO BALANÇO
ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS Possibilidade de troca de experiências entre assessor e assessorado Melhoria na ação do professor atendido Possibilidade de autorrevisão das posturas e práticas Resistência do professor atendido reconhecer suas dificuldades Dificuldade do assessor em estabelecer relação de assessoramento com seus pares Dificuldade do coordenador de curso em encaminhar o professor para assessoramento
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PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO
Cursos de Formação e Desenvolvimento Docente (EaD) COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Assessoramento Pedagógico COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Planos de Ensino e de Aula Programa de Relacionamento Docente
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COPES – PLANOS DE ENSINO E DE AULA
ETAPAS: Comitê criou um instrumento para análise dos Planos de Ensino e de Aula Organizados em duplas, por curso, os assessores analisaram os Planos de Ensino e de Aula Reunião do comitê: deliberação para cada curso Reunião do comitê com coordenadores e professores para sensibilização sobre a importância dos Planos de Ensino e de Aula (1º semestre/13) Avaliação do processo (2º semestre/13)
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COPES- PLANOS DE ENSINO E DE AULA
ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS Professor reconhece a importância da organização das suas aulas Melhoria na ação do professor 99% dos professores colocaram seus planos no Portal Universitário Visão burocrática do professor quanto à função dos planos Dificuldade dos coordenadores de curso no acompanhamento dos planos
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PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO
Cursos de Formação e Desenvolvimento Docente (EaD) COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Assessoramento Pedagógico COPES (Comitê Pedagógico do Ensino Superior) Planos de Ensino e de Aula Programa de Relacionamento Docente
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PROGRAMA DE RELACIONAMENTO DOCENTE: CAFÉ E CULTURA
100% de satisfação “Ao longo do ano, é um dos raros momentos de encontro mais descontraído e, o mais importante, com conteúdos muito interessantes e diversificados. Grato por esses momentos tão ricos.” (Professor 1) “Os eventos são essenciais para integração do corpo docente, com temas pertinentes e ótima organização.” (Professor 2)
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2014: Programa de Desenvolvimento de Professores
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2014: Programa de Desenvolvimento de Professores
Manutenção: Cursos de Formação e Desenvolvimento Docente (a distância) Programa de Relacionamento Docente Ampliação: Atuação dos COPES
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2014: Programa de Desenvolvimento de Professores
Novos projetos: Programa de Desenvolvimento dos Coordenadores Prêmio de Excelência Docente Grupos de Apoio Pedagógico
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GRUPOS DE APOIO PEDAGÓGICO
Piloto em 5 áreas (Engenharias, Medicina, Odontologia, Direito e Arquitetura) Composição: coordenador, coordenador adjunto, 4 professores e 1 representante do COPES
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Tarefas: Diagnóstico do corpo docente
- dados quantitativos e qualitativos da ADOC; - da análise da participação dos professores nas Semanas Pedagógicas e nos Cursos em EaD. Estudo para examinar o diagnóstico levantado Proposta de capacitação dos professores
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Tarefas: Proposta de assessoramento dos professores com maiores dificuldades Apresentação de sugestões de novas metodologias Elaboração de critérios para o Prêmio de Excelência Docente
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OBRIGADA
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