A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Governança Corporativa – Itaú

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Governança Corporativa – Itaú"— Transcrição da apresentação:

1 Governança Corporativa – Itaú
Ednilson Reimberg; João Eder; Naira Marconi; Ricardo Mendes Profº Luciano Trindade Universidade Nove de Julho São Paulo, 2011

2 Fundação Em 30 de dezembro de 1943 o advogado e empresário Alfredo Egydio de Souza Aranha, tio de Olavo Egydio Setúbal, cria o Banco Central de Crédito. Alfredo Egydio de Souza Aranha Fundador do Banco Central de Crédito Olavo Egydio Setúbal Ex Presidente do Conselho e Executivo da Holding Itaúsa Prefeito da cidade de São Paulo entre 1975 e 1979

3 Histórico Década de 40 Década de 50
Primeira agência foi aberta, na sede, à rua Benjamin Constant, 187, em São Paulo, no dia 2 de janeiro de 1945. Ao final do primeiro ano de atuação, o banco já tinha, além da sede, duas outras agências em Campinas e em São João da Boa Vista, com 22 funcionários no total. Década de 50 Em 1952 a razão social da empresa passa a ser Banco Federal de Crédito. Ao final da primeira década de funcionamento, o Banco Federal de Crédito tinha 24 agências e 113 funcionários. Em 1959, Souza Aranha convida o sobrinho para a direção do banco.

4 Histórico Década de 60 Até 1961, o banco só podia atuar em São Paulo, pela a legislação da Sumoc (Superintendência da Moeda e do Crédito, a autoridade monetária brasileira antes da criação do Banco Central). No final de 1961, o Banco Federal de Crédito adquiriu do Banco Paulista de Comércio S.A., que tinha sido liquidado pela SUMOC, seis agências, todas no interior de São Paulo.  Em janeiro de 1962, o banco abre sua primeira agência fora do Estado de São Paulo na rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro. Em 1964 o Banco Federal de Crédito, adquiriu o Banco Itaú, ligado a empresários mineiros. Dessa fusão surge o Banco Federal Itaú, que começou a funcionar com uma rede de 112 agências em seis Estados. Olavo Egydio Setubal passou a ser o diretor geral da instituição. Com a Lei da Reforma Bancária, do mesmo ano, o Federal Itaú passou a fazer aquisições e passou a buscar expansão para outros pontos do país e, em 1967, foi inaugurada a agência de Salvador, a primeira no Nordeste. Em 1969, o Federal Itaú adquire o Banco da América e se torna o Banco Itaú América, com 274 agências espalhadas em São Paulo, Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e na Bahia.

5 Histórico Década de 70 Em 1973, uma nova incorporação: o Banco Português do Brasil, assumindo a liderança em número de agências entre as instituições privadas, totalizando unidades. Um nome simples, original, de fácil memorização, capaz de traduzir, com apenas quatro letras, a imagem que se buscava consolidar: simplicidade e solidez. Com isso, a razão social foi alterada, e o Banco passou a denominar-se Banco Itaú S.A. (Itaú: pedra escura, em tupi-guarani, originária da cor do clínquer, mineral, utilizado para a fabricação do cimento). No final do ano, o Itaú torna-se acionista do Libra Bank LTDA. Em setembro de 1974, numa das operações mais complexas realizadas para uma incorporação bancária, o Itaú assume o controle acionário do Banco União Comercial S.A. (BUC), que após seis meses já remanejava 92 agências, totalizando 561 em funcionamento. No final do ano, é criada a ITAÚSA - Investimentos Itaú S.A., para exercer a liderança acionária do Conglomerado Itaú, abrangendo as empresas financeiras, industriais e securitárias. Em 1975, indicado para o cargo de prefeito de São Paulo, Olavo Setubal se licencia da diretoria geral do banco, e o cargo passa para José Carlos Moraes Abreu.

6 Histórico Década de 70 Década de 80
Nesse ano, o total de funcionários chegava a 27 mil e o total de agências espalhadas pelo país era de 667. Já em 1977 o banco tinha mais de 38 mil funcionários. Com a evolução do uso da tecnologia nos serviços bancários, surge a necessidade de desenvolvimento de equipamentos e softwares específicos para serem utilizados na rede de agências. A criação de sistemas de atendimento on-line assinalava o crescimento da concorrência pelos clientes. Paralelamente, é criada a Itaú Tecnologia S.A. - Itautec, para atuação na área de eletrônica digital, prestando serviços e fabricando equipamentos e componentes para informática. Década de 80 Em 1980 o Itaú inaugura a primeira agência fora do Brasil, em Nova York, na 540, Madison Avenue; no fim do ano é inaugurada uma agência em Buenos Aires, na Argentina. Em 1985 Olavo Setubal se afasta definitivamente do cargo de diretor-presidente com o convite para assumir o Ministério das Relações Exteriores. Em continuidade ao projeto de desenvolvimento cultural iniciado na década de 70, decide-se criar o Instituto Cultural Itaú em 1987. Continuando o processo de internacionalização, em 1989, a Itaúsa fundou a Itaúsa Portugal - Sociedade de Investimentos.

7 Histórico Década de 90 Em 1990, Carlos da Câmara Pestana assume a presidência do banco e em Roberto Egydio Setubal assume o cargo de presidente executivo. Em 1995, o Itaú assume o controle acionário do Banco Francês e Brasileiro onde surge o Itaú Personnalité. O Itaú amplia sua capacidade de atender clientes e investidores nos mercados financeiros internacionais, adquirindo em 1997, o Banco Itaú Europa Luxembourg (ex-Bamerindus Luxembourg), controlado pela holding Itaúsa Portugal. Em 1998, o processo de privatizações prossegue, e o Itaú adquire o controle acionário do Banco do Estado de Minas Gerais S.A. - Bemge, A aquisição do Banco Del Buen Ayre, incorporado ao Itaú Argentina, atual Itaú Buen Ayre, reforça a atuação do Itaú no mercado argentino, originando no ano seguinte, o Banco Itaú Buen Ayre S.A.

8 Histórico Década Atual
Em novo leilão de privatização, o Banco Itaú adquire o controle acionário do Banco do Estado do Paraná S.A. - Banestado, passando a deter a maior participação de mercado no Paraná. No final de 2001, foi a vez de o Banco do Estado de Goiás S.A. (BEG) ser privatizado. Ampliando sua atuação no mercado americano, em fevereiro de 2002 têm início as operações do Banco Itaú (ITU) na Bolsa de Nova York – NYSE. No final do ano de 2002, o Itaú anuncia a associação com o BBA Creditanstalt. É criado o Itaú BBA, maior banco de atacado do país. Em 2003, o Banco Itaú S.A. anuncia uma reorganização societária, que culminou na criação do Banco Itaú Holding Financeira S.A., que passou a controlar as empresas financeiras do Conglomerado. É adquirido o controle acionário do Banco Fiat. No final do ano, expandindo sua participação no mercado de seguros, o Itaú adquire o Banco AGF e a AGF Vida e Previdência, bem como as carteiras de vida e previdência da AGF Brasil Seguros. Em 2004 é criada a Taií - Financeira Itaú (Trishop Promoções e Serviços), voltada para o segmento de empréstimos pessoais.

9 Histórico Década Atual
No mesmo ano, o banco inaugura uma agência em Tóquio. Em 2006 o Itaú adquire o BankBoston no Brasil. Em 2005, o Banco Itaú Holding Financeira S.A. e Lojas Americanas S.A. associam- se com o objetivo de criar nova instituição financeira para atuar na estruturação e comercialização de produtos e serviços financeiros. Em maio de 2007, o Itaú e o Bank of America Corporation assinaram acordo, para aquisição do BankBoston no Brasil e do direito de exclusividade para adquirir as operações do BankBoston no Chile e no Uruguai e outros ativos financeiros de clientes da América Latina. Já no início de setembro, os pontos de atendimento no país já passavam a usar a marca do Itaú Personnalité, sob a razão social transitória ItauBank S/A. Com essa operação, a marca BankBoston deixou de existir no Brasil. Itaú e Unibanco assinaram no dia 3 de novembro de 2008 um contrato de fusão de suas operações financeiras, criando o maior banco do país e um dos vinte maiores do mundo. A nova instituição, chamada Itaú Unibanco Holding, conta com aproximadamente agências e 14,5 milhões de clientes de conta corrente. O banco possui ainda 575 bilhões de reais em ativos e patrimônio líquido de cerca de 51,7 bilhões de reais.

10 Certificação da seção 404 - Lei Sarbanes-Oxley (Desde 2006)
Em 8 de junho de Itaú Unibanco tornou-se o primeiro banco não norte-americano com ações listadas na Bolsa de Nova Iorque Cumpre todos os dispositivos da seção 404 da lei Sarbanes-Oxley, relativos aos controles internos sobre as demonstrações contábeis consolidadas, antecipando-se em um ano à data estabelecida pela SEC (Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos).

11 Governança Corporativa
Implantados em dezembro de 2000 pela antiga Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), o Novo Mercado e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa – Nível 1 e Nível 2 – são segmentos especiais de listagem desenvolvidos com o objetivo de proporcionar um ambiente de negociação que estimulasse, ao mesmo tempo, o interesse dos investidores e a valorização das companhias. Ao comprometerem-se com diversas práticas como maior transparência, dispersão acionária e compromisso com os acionistas minoritários as empresas passaram a integrar o IGC - Índice de Governança Corporativa, um segmento de listagem que reúne empresas que oferecem maior segurança ao investidor.  O Itaú Unibanco foi uma das primeiras empresas a aderir voluntariamente ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo em solenidade realizada em 26 de junho de Dentre os compromissos assumidos destacam-se: Manutenção em circulação de uma parcela mínima de ações, representando 25% do capital, para garantir liquidez aos papéis e Grande quantidade de informações que devem ser divulgadas aos acionistas e ao mercado de capitais a cada trimestre.

12 Governança Corporativa
O Itaú Unibanco herda das instituições que lhe deram origem a tradição de estar alinhado às melhores práticas de governança corporativa e prestação de contas do mercado. Ao longo de suas trajetórias, Itaú e Unibanco estabeleceram políticas corporativas, estruturas de gestão e procedimentos de transparência que visam garantir imparcialidade nas tomadas de decisões e rapidez na capacidade de reação às mudanças de cenário. O mercado reconhece esses esforços de diversas maneiras, entre as quais a inclusão dos papéis de ambas as instituições no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bolsa de Valores, Mercadorias & Futuros (BM&FBovespa), para a carteira de 2008/2009. O Itaú, por sua vez, é o único banco da América Latina a fazer parte do Dow Jones Sustainability Index em todas as suas edições. O Itaú Unibanco conta com administração profissional, com membros independentes no Conselho de Administração e outros conselhos e comitês. A pulverização acionária, realizada por meio da emissão de ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Buenos Aires e Nova York, reforça o caráter democrático da instituição. A transparência na prestação de contas ao mercado apoia-se na adesão ao Nível 1 de governança corporativa da BM&FBovespa e à lei norte-americana Sarbanes-Oxley, que exige a adoção de uma série de procedimentos de controles internos e gestão de riscos. A política de divulgação inclui: Publicação de resultados trimestrais e de informativos, além da realização de conferências, roadshows e reuniões públicas e periódicas com analistas.

13 Governança Corporativa
Internamente, o Itaú Unibanco possui procedimentos para assegurar a conduta ética de seus colaboradores e parceiros, incluindo: Políticas de controles internos, Políticas de relação com investidores, Políticas de segurança da informação e Políticas de prevenção à lavagem de dinheiro, entre outras. Os colaboradores do conglomerado participam, periodicamente, de treinamentos sobre esses procedimentos e os princípios éticos a serem seguidos no dia a dia das operações. Em 2008, cerca de 40 mil colaboradores do Itaú Unibanco passaram por treinamentos sobre políticas e procedimentos anticorrupção.

14 Histórico Governança Corporativa Itaú
1964 Instituição do primeiro Conselho de Administração 1986 Órgãos colegiados internos 1988 Comitê Consultivo Internacional 1995 Plano de Outorga de Opções de Ações 1996 Reunião pública com associados da Apimec e roadshows 1999 Inclusão no Dow Jones Sustainability Index (presente desde então) 2000 Código de Ética Corporativo Website de Relações com Investidores Conselho Fiscal 2001 Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa Conselheiros independentes 2002 Comitês de Divulgação e Negociação ADRs Nível II Tag Along

15 Histórico Governança Corporativa Itaú
2003 Ações Itaú em Foco, informativo trimestral direcionado a acionistas e investidores 2004 Comitê de Auditoria Adesão aos Princípios do Equador Regras operacionais para a Tesouraria 2005 Comitê de Nomeação e Remuneração Comitê Executivo e Comissão de Responsabilidade Socioambiental Inclusão no Índice de Sustentabilidade Empresarial, da BM&FBovespa 2006 Certificação da seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley 2007 Adesão ao Manual de Controle e Divulgação de Informações Relevantes da Abrasca 2008 Comissão Executiva de Sustentabilidade Elaboração e publicação da Política de Governança Corporativa Inclusão no Dow Jones Sustainability Index pela 9.ª vez consecutiva e no Índice de Sustentabilidade Empresarial, da Bovespa, pela 4.ª vez consecutiva

16 Histórico Governança Corporativa Unibanco
1965 Instituição do primeiro Conselho de Administração 1968 Ações negociadas na Bovespa 1987 Demonstrações financeiras de acordo com USGAAP Ações listadas na Bolsa de Valores de Nova York 1988 Plano de Outorga de Opções de Ações 1991 Código de Ética Corporativo 1997 ADRs Nível III 1999 Reunião pública com associados da Apimec 2000 Website de Relações com Investidores 2001 Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa Criação do Plano de Outorga de Opções de Ação 2002 Comitê e Política de Divulgação

17 Histórico Governança Corporativa Unibanco
2003 Instituição de conselheiros independentes 2005 Comitê e Política de Negociação 2007 Adesão ao Manual de Controle e Divulgação de Informações Relevantes da Abrasca Criação do Comitê de Sustentabilidade Certificação da seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley 2008 A UAM (Unibanco Asset Management) adere aos PRI (Princípios para Investimento Responsável), conjunto de critérios sociais, ambientais e de governança corporativa na tomada de decisão de investimentos

18 Governança Corporativa - Itaú Unibanco
2008 Criação da Política de Sustentabilidade do Itaú Unibanco, com base na unificação das políticas das duas instituições

19 Governança Corporativa - Itaú Unibanco
No Brasil, um dos principais regulamentos aplicáveis ao Itaú Unibanco advém da adesão ao Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA, efetuada de forma voluntária em junho de 2001. De acordo com as regras do Nível 1, o Itaú Unibanco deve adotar práticas diferenciadas de governança corporativa, tais como maior transparência na prestação de informações ao mercado, manutenção de percentual mínimo de ações em circulação e de dispersão acionária em distribuição pública de ações, em respeito ao interesse dos acionistas minoritários. Além disso, em 2007, o Itaú Unibanco aderiu ao Manual ABRASCA de Controle e Divulgação de Informações Relevantes. Nos Estados Unidos, o Itaú Unibanco está sujeito à Lei Sarbanes-Oxley, de julho de , e também às exigências da NYSE e da SEC aplicáveis a emissores estrangeiros, entre elas a necessidade de constituição de Comitê de Auditoria e de certificação de controles internos e demonstrações financeiras da companhia. A constituição do Comitê de Auditoria é também determinada pela regulamentação brasileira (Resoluções CMN /04 e CNSP 118/04). Conselho de Administração e Comitês A estrutura, composição e competência do Conselho de Administração constam do Estatuto Social do Itaú Unibanco e suas regras de funcionamento estão previstas em Regimento Interno.

20 Governança Corporativa - Itaú Unibanco
A fim de promover a renovação dos membros do Conselho de Administração, levando em consideração as melhores práticas de Governança Corporativa, o Estatuto Social do Itaú Unibanco previu, em 2006, com algumas regras de transição, a inelegibilidade para o Conselho de Administração de pessoas que tenham completado 75 anos de idade. Em , tal limite foi reduzido para 70 anos de idade. O Conselho de Administração é composto por acionistas do Itaú Unibanco e pode ter de 10 (dez) a 14 (catorze) membros. Na primeira reunião após a Assembleia Geral que o eleger, o Conselho escolherá, entre seus pares, o seu Presidente e de 1 (um) a 3 (três) Vice-Presidentes. Tag Along - Mecanismo de defesa dos acionistas minoritários (não integrantes do bloco de controle) que lhes assegura um preço mínimo a ser pago por ação por eles detida, em caso de eventual alienação do controle da companhia. No Brasil, a legislação societária determina que, quando da alienação do controle da companhia aberta, o adquirente deve fazer oferta pública de aquisição das ações ordinárias de não-controladores a um preço, no mínimo, igual a 80% (oitenta por cento) do valor pago por ação do grupo controlador. O Itaú Unibanco, em Assembleia Geral realizada em abril de 2002, estendeu aos titulares de ações preferenciais o mesmo direito de tag along. Portanto, o tag along é, no Itaú Unibanco, direito não só dos detentores de ações ordinárias (como prescreve a lei), mas também dos titulares de ações preferenciais.

21 Extrutura Governança Corporativa
A estrutura de governança corporativa do Itaú Unibanco segue a mesma diretriz observada na integração dos processos e dos negócios das instituições que lhe deram origem: a adoção das melhores práticas existentes no Itaú e no Unibanco. Até o momento em que se associaram, em novembro de 2008, ambas as instituições aprimoraram, ano a ano, suas instâncias de monitoramento e relacionamento entre acionistas, Conselho de Administração, Diretoria e comitês. A transparência e a busca pela geração de valor perene são heranças preservadas pelo Itaú Unibanco.

22 Conselho de Administração
Presidente Pedro Moreira Salles Vice-presidentes Alfredo Egydio Arruda Villela Filho Roberto Setubal (também diretor-presidente) Conselheiros Alcides Lopes Tápias Alfredo Setubal Cândido Botelho Bracher Fernando Roberto Moreira Salles Francisco Eduardo de Almeida Pinto Guillermo Alejandro Cortina Gustavo Jorge Laboissiere Loyola Henri Penchas Israel Vainboim Pedro Luiz Bodin de Moraes Ricardo Marino

23 Comitê Executivo Itaú Unibanco
Diretor Área Roberto Setubal Presidência Alfredo Setubal Wealth Management e Serviços para o Mercado de Capitais Antonio Matias Marketing Antonio Carlos B. Oliveira Tecnologia, Jurídico e Compliance Geraldo Carbone Agências José Castro Araújo Rudge Seguros Marcio Schettini Cartões e Financeiras Marco Bonomi Veículos e Crédito Imobiliário Marcos Lisboa Risco Operacional, Eficiência e Projeto Integração Ricardo Marino Pessoas e Unidades Externas Ruy Moraes de Abreu Empresas Sérgio Werlang Riscos e Finanças O Itaú Unibanco possui, ainda, outros três conselhos – Conselho Fiscal, Conselho Consultivo e Conselho Consultivo Internacional – e quatro comitês – Comitê de Nomeação e Remuneração, Comitê de Gestão de Riscos e de Capital, Comitê de Políticas Contábeis e Comitê de Divulgação e Negociação.

24 Referências Bibliográficas
BANCO ITAÚ. São Paulo, Disponível em: > Acesso em: 22 nov BANCO UNIBANCO. São Paulo, Disponível em:< > . Acesso em: 22 nov BANCO UNIBANCO HOLDING S.A. . São Paulo, Disponível em: Acesso em: 22 nov


Carregar ppt "Governança Corporativa – Itaú"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google