A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE ESTATÍSTICA II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE ESTATÍSTICA II"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE ESTATÍSTICA II
TESTES UNICAUDAIS Nos testes bicaudais, a região de rejeição é dividida entre as duas caudas da distribuição de amostragens para a média aritmética. Em algumas situações, se deseja uma hipótese alternativa que se concentre em uma determinada direção, por exemplo, a média aritmética da população se menor que um valor espeficado.

2 ANÁLISE ESTATÍSTICA II
TESTES UNICAUDAIS Um exemplo que envolve esse tipo de situação é do problema de uma empresa com relação ao tempo de atendimento em um guichê em uma lanchonete do tipo drive-thru. A velocidade com que os clientes são atendidos é de importância crucial para o sucesso do serviço.

3 ANÁLISE ESTATÍSTICA II
TESTES UNICAUDAIS Em um estudo recente, o McDonald’s tinha uma média aritmética de 158,77 segundos para o tempo de atendimento, que correspondia ao quinto melhor no setor. Foi feito um estudo visando melhorar a qualidade de modo a reduzir o tempo de atendimento. Dados extraídos do novo processo foram feitos em 25 lojas, para verificar se haveria necessidade de instituir um novo processo de atendimento, e a média do atendimento foi de 147,5 s com desvio-padrão de 20 s.

4 ANÁLISE ESTATÍSTICA II
TESTES UNICAUDAIS Como o McDonald’s teria interesse em instituir o novo processo em todas as suas lojas somente se ele resultasse em uma redução no tempo de atendimento nos guichês, toda a região de rejeição está localizada na cauda inferior da distribuição. Para tal segue-se o método das seis etapas.

5 ANÁLISE ESTATÍSTICA II
TESTES UNICAUDAIS Etapa 1: Definição das hipóteses H o : μ≥158,77 H 1 : μ<158,77 Etapa 2: n = 25 lojas, decide-se por α = 0,05 Etapa 3: como σ é desconhecido, utiliza-se a distribuição t e as estatística do teste tESTAT

6 ANÁLISE ESTATÍSTICA II
TESTES UNICAUDAIS Etapa 4: para n = 25, tem-se 24 graus de liberdade Valor crítico é de – 1,7109 A regra de decisão é Rejeitar Ho se tESTAT < – 1,7109 Caso contrário, não rejeitar Ho

7 ANÁLISE ESTATÍSTICA II
TESTES UNICAUDAIS Etapa 5: t ESTAT = X − μ S n = 147,5 −158, =−2,82 Etapa 6: Uma vez que tESTAT = – 2,82 < – 1,7109, rejeita-se a hipótese nula. A média aritmética para o tempo de atendimento nos guichês destinados a automóveis é de menos do que 158,77 segundos. Existem razões para modificar o processo de atendimento nos guichês destinados a automóveis para toda a população de lojas.

8 ANÁLISE ESTATÍSTICA II
TESTES UNICAUDAIS 1. Uma empresa que fabrica barras de chocolate está particularmente preocupada com o fato de que a média aritmética do peso de uma barra de chocolate não ser superior a 6,03 oz. É selecionada uma amostra com 50 barras de chocolate; a média aritmética da amostra é 6,034 oz, e o desvio-padrão da amostra é de 0,02 oz. Utilizando o nível de significância α = 0,01, existem evidências de que a média aritmética da população correspondente ao peso das barras de chocolate seja maior do que 6.03 oz?

9 ANÁLISE ESTATÍSTICA II
TESTES UNICAUDAIS 2. Em um ano recente, a Federal Communications Commission relatou que a média aritmética do tempo de espera por consertos dos clientes da Verizon era de 36,5 horas. Em um esforço para melhorar esse serviço, suponha que tenha sido desenvolvido um novo processo de serviços de conserto. Esse novo processo, quando utilizado para uma amostra de 100 consertos, resultou em uma média aritmética de amostra de 34,5 horas e um desvio-padrão de amostra de 11,7 horas. Existem evidências de que a média aritmética da população do número de horas seja menor que 36,5 horas? Utilize α = 0,05.


Carregar ppt "ANÁLISE ESTATÍSTICA II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google