Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Estatística amintas paiva afonso
2
Intervalo de Confiança
3
Estimação da Proporção Populacional
Valores Críticos Um valor crítico é um número na fronteira que separa estatísticas amostrais que têm chance de ocorrer daquelas que não têm. O número é um valor crítico que é um escore de Z com a probabilidade de separar uma área de /2 na cauda direita da distribuição normal padronizada. Margem de Erro Quando os dados de uma amostra aleatória simples são usados para se estimar uma proporção populacional p, a margem de erro, representada por E, é a diferença máxima provável (com probabilidade 1-) entre a proporção amostral observada e p verdadeiro valor da proporção populacional.
4
Intervalo de confiança para a Proporção Populacional p
O intervalo de confiança é, em geral, escrito nos seguintes formatos equivalentes:
5
Tamanho da amostra para a Proporção Populacional p
Média das proporções amostrais Desvio Padrão das proporções amostrais
6
Estimação da Média Populacional
com conhecido Valores Críticos Margem de Erro
7
Intervalo de confiança para Média Populacional com conhecido
O intervalo de confiança é, em geral, escrito nos seguintes formatos equivalentes:
8
Tamanho da amostra para a Proporção Populacional p
9
Considere a distribuição de níveis séricos de colesterol para todos os homens hipertensos e fumantes nos Estados Unidos. Essa distribuição é aproximadamente normal com uma média µ desconhecida e desvio padrão =46 mg/100ml. Suponha que extraimos uma amostra de tamanho 12 da população de fumantes hipertensos e que esses homens tenham um nível médio sérico de colesterol de x =217 mg/100ml. Com base nessa amostra, calcule o intervalo de confiança para 95% para µ. =46 X=217 n=12 =0,05 Z/2=0,05/2=0,025
10
Como ficaria o exemplo anterior para um intervalo de confiança de 99%?
Qual o tamanho da amostra que precisamos para reduzir o comprimento desse intervalo a somente 20 mg/ml para o intervalo de confiança de 99%? E= é o erro da amostra (20mg/ml) 207,227 considerando o valor médio de 217 Nesta situação o valor do erro é 10.
11
Estimação da Média Populacional
com Desconhecido A tabela Z pode ser utilizada para realizar inferências de médias para grandes amostras, entretanto quando o tamanho da amostra é pequeno, esta inferência utilizando Z não produz resultados satisfatórios. Neste caso utiliza-se a distribuição t-Student. Condições para utilizar a distribuição de t de Student a) O tamanho da amostra é pequeno (n menor 30) b) σ é desconhecido c) A população tem distribuição essencialmente normal. d) gl = n-1, sendo n o tamanho da amostra e gl o grau de liberdade.
12
O número de graus de liberdade para uma coleção de dados amostrais é o número de valores amostrais que podem variar depois que certas restrições tiverem sido impostas aos dados amostrais. Valores Críticos Margem de Erro
13
Intervalo de confiança para Média Populacional com desconhecido
Exemplo: Usando a tabela de distribuição t, obter o valor de t0,005;16
14
Exemplo 2: Uma amostra de tamanho 9, extraída de uma população normal, acusa x=1,0 e s=0,264. Construir intervalos de 98% e 95% de confiança para a média populacional.
15
E os 95%? Calcule. Com base nos dois resultados, qual a conclusão que se chega?
16
amintas paiva afonso
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.