A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ligação química pode ser: covalente iónica metálica Ligação covalente A ligação covalente é a ligação química que é feita por compartilha de electrões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ligação química pode ser: covalente iónica metálica Ligação covalente A ligação covalente é a ligação química que é feita por compartilha de electrões."— Transcrição da apresentação:

1 A ligação química pode ser: covalente iónica metálica Ligação covalente A ligação covalente é a ligação química que é feita por compartilha de electrões entre os núcleos dos dois átomos ligados. As ligações covalentes podem ser simples, duplas ou triplas.

2 LIGAÇÃO COVALENTE SIMPLES São compartilhados apenas dois electrões, isto é, um par de electrões. LIGAÇÃO COVALENTE DUPLA São compartilhados quatro electrões, isto é, dois pares de electrões.

3 LIGAÇÃO COVALENTE TRIPLA São compartilhados apenas seis electrões, isto é, três pares de electrões.

4 Geometria das moléculas Tipo de moléculaGeometriaExemplos A 2 (moléculas diatómicas -têm 2 átomos) Geometria linearO2…O2… AX 2 ou A 3 ( moléculas triatómicas -têm 3 átomos) Geometria linear: O átomo central não possui pares não ligantes CO 2 Geometria angular: O átomo central tem um ou mais pares não ligantes. H2OH2O

5 AX 3 ou AX 2 Y (moléculas tetratómicas - têm 4 átomos) Geometria triangular plana: O átomo central não possui pares não ligantes BF 3, piramidal: o átomo central tem pares não ligantes. NH 3 AX 4 (Moléculas pentatómicas – têm 5 átomos) tetraédricaCH 4, Geometria das moléculas

6 LIGAÇÃO IÓNICA E LIGAÇÃO METÁLICA Ligação Iónica: Quando dois átomos se aproximam, sendo de elementos diferentes, em que um tem tendência para captar electrões e o outro para perder electrões, pode acontecer uma ligação iónica. A ligação iónica é estabelecida entre iões e o composto resultante designa-se por composto iónico. Forma-se quando um dos elementos é um metal e o outro é um não-metal. Exemplos: -Cloreto de sódio Na + + Cl - NaCl - Hidróxido de Alumínio Al 3+ + OH - Al(OH) 3

7 Ligação metálica Os metais têm como característica possuírem poucos electrões de valência. Como os átomos de um metal são iguais e estão próximos uns dos outros, os electrões livres de um átomo (electrões do último nível de energia), que têm grande mobilidade, são atraídos simultaneamente pelos núcleos dos átomos vizinhos, podendo assim deslocar-se de uns para os outros, vagueando no metal. É este mar de electrões que, sob a acção conjunta dos núcleos dos átomos regularmente dispostos, cria as forças de ligação entre os átomos metálicos.

8 Classifica quanto ao tipo de ligação, quanto à geometria e à polaridades as seguintes moléculas: a) NH 3 b) CO 2 c) CCl 4 d) H 2 O e) BCl 3 Símbolo Químico do elemento HCNOCl Número atómico


Carregar ppt "A ligação química pode ser: covalente iónica metálica Ligação covalente A ligação covalente é a ligação química que é feita por compartilha de electrões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google