A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ligações intermoleculares Polaridade de ligações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ligações intermoleculares Polaridade de ligações"— Transcrição da apresentação:

1 Ligações intermoleculares Polaridade de ligações
Geometria molecular Polaridade de ligações

2 H Cl Ligação Covalente Polar:
Ocorre em ligações formadas por átomos de diferentes eletronegatividades. Em torno do átomo mais eletronegativo se formará uma carga parcial negativa (-) e no átomo menos eletronegativo se formará uma carga parcial positiva (+). Exemplo: HCl H Cl  -

3 Vetor Momento Dipolar (  ) :
A polaridade de uma ligação é determinada através de uma grandeza chamada momento dipolar ou momento dipolo (  ) , que é representado por um vetor orientado no sentido do elemento menos eletronegativo para o mais eletronegativo. Exemplo:

4 Geometria molecular O arranjo tri-dimensional dos átomos em uma molécula  geometria molecular A teoria da repulsão dos pares de elétrons (ligantes e não-ligantes) procura explicar o arranjo dos átomos numa molécula. VSPER = Modelo da Repulsão dos Pares eletrônicos da Camada de Valência.

5 Moléculas Triatômicas
LINEAR Moléculas Biatômicas TODA MOLÉCULA BIATÔMICA É LINEAR.

6 ANGULAR O DESENHO DA GEOMETRIA É TETRAÉDRICO, MAS O NOME DA GEOMETRIA DESPREZA A EXISTÊNCIA DOS PARES DE ELÉTRONS NÃO-LIGANTES. POR ISSO, O NOME DA GEOMETRIA É ANGULAR.

7 TRIGONAL PLANA Moléculas Tetratômicas
MOLÉCULAS EM QUE O ÁTOMO CENTRAL É CIRCUNDADO POR 3 ESPÉCIES GERA GEOMETRIA TRIGONAL PLANA.

8 PIRAMIDAL O DESENHO DA GEOMETRIA É TETRAÉDRICO, MAS O NOME DA GEOMETRIA DESPREZA A EXISTÊNCIA DO PAR DE ELÉTRONS NÃO-LIGANTES. POR ISSO, O NOME DA GEOMETRIA É PIRAMIDAL.

9 TETRAÉDRICA Moléculas Pentatômicas
MOLÉCULAS EM QUE O ÁTOMO CENTRAL É CIRCUNDADO POR 4 ESPÉCIES GERA GEOMETRIA TERAÉDRICA.

10 BIPIRÂMIDE TRIGONAL (ou BIPIRÂMIDE TRIANGULAR)
Moléculas formadas por seis átomos

11 OCTAÉDRICA Moléculas formadas por sete átomos

12 Existe(m) pare(s) de elétrons livres no átomo central
Geometria molecular N.º de átomos Existe(m) pare(s) de elétrons livres no átomo central Geometria - ângulo Exemplos 02 Linear - 180° HCl; H2; CO 03 Não CO2; HCN; N2O Sim Angular - variável H2O; SO2; H2S 04 Trigonal plana - 120° BF3; SO3; CH2O Piramidal - variável NH3; PH3; SOCl2 05 Tetraédrica - 109°28' CH4;SiCl4; POCl3 06 Bipirâmide trigonal - 90° e 120° PCl5 07 Octaédrica - 90° SF6

13 Solubilidade e Polaridade

14 Polaridade de Moléculas:
MOLÉCULA APOLAR  R = 0 Em uma molécula apolar o vetor momento dipolar resultante (R ) é igual a zero. Ex: CO2   O = C = O  O  C  O  r = Zero

15 O  O  r  Zero (polar) H H MOLÉCULA POLAR  R  0
Em uma molécula polar, o vetor momento dipolar resultante (R) é diferente de zero. Ex: H2O O H H  O  r  Zero (polar)

16 Hora de trabalhar ! ! ! Diga se as moléculas abaixo são polares ou apolares: a) Metanol ( CH3OH) b) Tetracloreto de carbono ( CCl4) c) Amônia ( NH3) d) Clorofórmio ( CHCl3)

17 Princípio Geral da Solubilidade:
(“semelhante dissolve semelhante”) Substâncias polares são solúveis em substâncias polares (H2O + NH3) e substâncias apolares são solúveis em substâncias apolares (CH4 + I2).

18 Exemplos: I2(s), C6H6(l), Ar(s)
Forças Intermoleculares: I- Interações Dipolo Instantâneo - Dipolo Induzido (Forças de Van Der Waals ou Forças de London): São interações que ocorrem entre moléculas apolares ou gases nobres nos estados sólido e líquido. Exemplos: I2(s), C6H6(l), Ar(s)

19

20 II-Interações Dipolo - Dipolo Permanente:
São interações que ocorrem entre moléculas polares. Exemplo: molécula do HCl

21 III- Ponte ou Ligação de Hidrogênio:

22

23

24

25 Dipolo - Dipolo Permanente
Intensidades das Forças Intermoleculares: Ponte de Hidrogênio > Dipolo - Dipolo Permanente Dipolo Induzido

26

27

28 Relação entre as Forças Intermoleculares e os Pontos de Fusão e Ebulição:
Dois fatores influenciam os PF e PE das substâncias: O tamanho das moléculas: Quanto maior a superfície, maior o número de interações entre as moléculas vizinhas, o que implica em maiores PF e PE.  A intensidade das forças intermoleculares: Quanto mais intensas as atrações intermoleculares, maiores serão os PF e PE.


Carregar ppt "Ligações intermoleculares Polaridade de ligações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google