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GESTÃO DO CONHECIMENTO

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Apresentação em tema: "GESTÃO DO CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DO CONHECIMENTO
É um processo que ajuda as organizações a identificar, selecionar, organizar, disseminar, transferir e aplicar informações e experiências importantes que fazem parte da memória da organização e que normalmente residem dentro da organização de uma maneira desestruturada. Para o sucesso organizacional, o conhecimento, como uma forma de capital, precisa ser trocado entre as pessoas e precisa ser capaz de crescer. processados CONHECIMENTOS DADOS INFORMAÇÕES relevantes Dados relevantes

2 CONHECIMENTO EXPLÍCITO: lida com o conhecimento mais objetivo, racional e técnico.
Em uma organização, consiste nas políticas, guias de procedimento, documentos oficiais, relatórios, projetos, produtos, estratégias, metas, missão e competências centrais da empresa e a infra-estrutura de tecnologia da informação. É o conhecimento que foi codificado(documentado) em um formato que pode ser distribuído para outros ou transformado em um processo ou estratégia. CONHECIMENTO TÁCITO: é o acúmulo de aprendizado subjetivo ou experimental. Em uma organização, o conhecimento tácito é o acúmulo de experiências, percepções, know-how, expertise, segredos de negócios, conjuntos de habilidades, entendimento e aprendizado que uma organização tem.

3 OBJETIVO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
É colocar a organização ciente do conhecimento individual e coletivo, para que possa fazer uso mais eficaz do conhecimento que possui. Os sistemas de gestão do conhecimento(KMSs – Knowledge Management Systems) referem-se ao uso de tecnologias de informação modernas para sistematizar, aprimorar e agilizar a gestão do conhecimento dentro da firma e entre firmas. Os KMSs servem para ajudar uma organização a lidar com o rodízio de funcionários, a mudança rápida e o downsizing, tornando a experiência do capital humano da organização bastante acessível.

4 CICLO DO SISTEMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Criar conhecimento – o conhecimento é criado a medida que as pessoas determinam novas maneiras de realizar coisas ou desenvolve know-how. As vezes trazido de fora. Capturar conhecimento – o novo conhecimento precisa ser identificado como valioso e ser representado de uma maneira razoável. Refinar conhecimento – o novo conhecimento precisa ser colocado no contexto para que seja acionável. Armazenar conhecimento – o conhecimento útil precisa ser armazenado em um formato razoável em um repositório de conhecimento, para que outros na organização possam ter acesso a ele. Gerenciar conhecimento – como uma biblioteca , o conhecimento precisa ser mantido atualizado. Disseminar conhecimento – o conhecimento precisa se tornar disponível em um formato útil a qualquer um na organização que precise dele, em qualquer lugar e a qualquer momento.

5 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Tecnologia da Informação é fundamental para o sucesso de cada sistema de gestão do conhecimento. Os sistemas de gestão do conhecimento são desenvolvidos usando-se três conjuntos de tecnologias:  Tecnologias de comunicação – permitem que os usuários acessem o conhecimento necessário e se comunique entre si – especialmente os especialistas. O , a Internet, intranets corporativas e outras ferramentas baseadas na Web oferecem capacidade de comunicação.  Tecnologias de colaboração – oferecem meios para realizar trabalho em grupo. Capacidades de computação colaborativas, como brainstorming eletrônico, oferecem trabalho em grupo, especialmente para contribuição do conhecimento.  Tecnologias de armazenamento e recuperação – significavam usar um sistema de gerenciamento de banco de dados para armazenar e gerenciar conhecimento explícito.


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