A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução COMPONENTES CENTRAIS E ESTENDIDOS DO ERP Componentes centrais do ERP – tradicionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução COMPONENTES CENTRAIS E ESTENDIDOS DO ERP Componentes centrais do ERP – tradicionais."— Transcrição da apresentação:

1 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução COMPONENTES CENTRAIS E ESTENDIDOS DO ERP Componentes centrais do ERP – tradicionais incluídos na maioria dos sistemas ERP e focam nas operações internas. Componentes estendidos do ERP – extras que atendem às necessidades organizacionais não satisfeitas pelos componentes centrais e focam em operações externas.

2 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução COMPONENTES CENTRAIS E ESTENDIDOS DO ERP

3 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução COMPONENTES CENTRAIS DO ERP Três componentes centrais mais comuns do ERP: 1. Contabilidade e finanças 2. Produção e gerenciamento de materiais 3. Recursos humanos

4 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução COMPONENTES DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DO ERP Gerenciam os dados de contabilidade e os processos financeiros dentro da empresa com funções como livro-razão, contas a pagar, contas a receber, orçamento e gestão de ativos.

5 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução COMPONENTES DE GERENCIAMENTO DE PRODUÇÃO E MATERIAIS DO ERP Lidam com os diversos aspectos do planejamento da produção e execução, como a previsão de demanda, a programação de produção, a contabilidade dos custos de trabalho e o controle de qualidade.

6 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução COMPONENTES DO ERP DE RECURSOS HUMANOS Acompanham as informações do funcionário, incluindo salários, benefícios, remuneração e avaliação de desempenho e garantem o cumprimento dos requerimentos legais de várias jurisdições e autoridades fiscais.

7 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução COMPONENTES ESTENDIDOS DO ERP Componentes estendidos do ERP incluem: Inteligência de negócios Gerenciamento do relacionamento com o cliente. Gestão de cadeia de suprimento E-business – inclui os componentes: o Logística eletrônica. o E-procurement

8 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução INTEGRAÇÃO DE SCM, CRM E ERP SCM, o CRM e o ERP são a espinha dorsal do e-Business. A integração desses aplicativos é a chave para o sucesso de muitas empresas. A integração permite o desbloqueio de informações para torná las disponíveis para qualquer usuário, em qualquer lugar e a qualquer hora.

9 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução INTEGRAÇÃO DE SCM, CRM E ERP Visão geral do mercado de SCM e de CRM

10 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução INTEGRAÇÃO DE SCM, CRM E ERP Público geral e a razão do SCM, CRM e ERP

11 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução FERRAMENTAS DE INTEGRAÇÃO Muitas empresas adquirem módulos de um fornecedor de ERP, módulos de um fornecedor de SCM e módulos de um fornecedor de CRM, devendo, ao final, integrá-los. Middleware middleware de integração de aplicativos empresariais (EAI)

12 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução FERRAMENTAS DE INTEGRAÇÃO Integrações entre aplicações de SCM, CRM E ERP.

13 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução MEDIÇÃO DO SUCESSO DO ERP Balanced scorecard – permite que as empresas esclareçam sua visão e sua estratégia e traduzam nas em ação. O balanced scorecard vê a empresa a partir de quatro perspectivas: Aprendizado e crescimento Processos internos do negócio Cliente Financeiras

14 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução MEDIÇÃO DO SUCESSO DO ERP

15 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução ESCOLHA DO SOFTWARE DO ERP Projetos bem sucedidos do ERP compartilham três atributos. 1. Adequação geral: o Pronto para usar o Pronto com ajustes para usar o Feito sob medida 2. Análise adequada de negócio: o As empresas bem sucedidas gastam até 10% do orçamento do projeto em análise de negócios. 3. Planos sólidos de implementação: o Um plano precisa monitorar os objetivos e prazos de qualidade.

16 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução SEÇÃO 10.2 SISTEMAS DE COLABORAÇÃO

17 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 6. Identificar as diferentes formas que as empresas utilizam para colaborar com a tecnologia. 7. Comparar as diferentes categorias de tecnologias de colaboração. 8. Definir os conceitos fundamentais de um sistema de gestão do conhecimento.

18 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 9. Dar um exemplo de um sistema de gestão de conteúdo junto com a sua finalidade de negócios. 10. Avaliar as vantagens da utilização de um sistema de gerenciamento de workflow. 11. Explicar como o groupware pode beneficiar um negócio.

19 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução EQUIPES, PARCERIAS E ALIANÇAS As organizações criam e utilizam equipes, parcerias e alianças para: Realizar novas iniciativas. Lidar com problemas maiores e menores. Beneficiar­se das oportunidades significativas. As organizações criam equipes, parcerias e alianças tanto internamente com os colaboradores quanto externamente com outras organizações.

20 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução EQUIPES, PARCERIAS E ALIANÇAS Sistemas de colaboração – suporta o trabalho das equipes facilitando o compartilhamento e o fluxo das informações.

21 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução EQUIPES, PARCERIAS E ALIANÇAS As organizações formam alianças e parcerias com outras organizações baseadas em sua principal competência. Principal competência Estratégia de competência principal

22 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução EQUIPES, PARCERIAS E ALIANÇAS A tecnologia da informação pode tornar mais fácil de estabelecer e gerenciar uma parceria de negócios. Parceria de informações A internet tem aumentado dramaticamente a facilidade e disponibilidade de alianças e parcerias organizacionais que dispõem da TI.

23 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução SISTEMAS DE COLABORAÇÃO Um conjunto de ferramentas baseado na TI que suporta o trabalho das equipes facilitando o compartilhamento e o fluxo das informações.

24 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução SISTEMAS DE COLABORAÇÃO Duas categorias de colaboração: 1. Colaboração não estruturada (colaboração de informações) – inclui a troca de documentos, quadros compartilhados, fóruns de discussão e e mail. 2. Colaboração estruturada (colaboração de processo) – envolve o compartilhamento da participação nos processos de negócio, como o workflow, no qual o conhecimento é inserido como regras.

25 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução SISTEMAS DE COLABORAÇÃO Sistemas de colaboração incluem: Sistemas de gestão de conhecimento. Sistemas de gestão de conteúdo. Sistemas de controle de workflow. Sistemas de groupware.

26 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução SISTEMAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO Gestão do conhecimento (KM) – envolve a captura, a classificação, a avaliação, a recuperação e o compartilhamento dos ativos de informação de um modo que forneça o contexto para as decisões e ações eficazes. Sistemas de gestão do conhecimento (KMS) – dá suporte ao reconhecimento e uso do know-how de uma organização.

27 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução CONHECIMENTO EXPLÍCITO E TÁCITO Há duas categorias para as propriedades intelectuais e de conhecimento: 1. Conhecimento explícito – consiste em tudo o que pode ser documentado, arquivado, codificado, muitas vezes com a ajuda da TI. 2. Conhecimento tácito – conhecimento contido na cabeça das pessoas.

28 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução CONHECIMENTO EXPLÍCITO E TÁCITO A seguir, duas das melhores práticas para a transferência ou recriação do conhecimento tácito: Shadowing – pessoal menos experiente observa o pessoal mais experiente para aprender com seus homólogos mais experientes a abordagem de seu trabalho. Solução conjunta de problemas – novato e um especialista trabalhando juntos em um projeto.

29 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução CONHECIMENTO EXPLÍCITO E TÁCITO Razões pelas quais as organizações lançam programas de gestão do conhecimento.

30 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução TECNOLOGIAS DE KM Sistemas de gestão do conhecimento incluem: Repositórios de conhecimento (bancos de dados). Ferramentas especialistas. Aplicações de aprendizagem eletrônica (e-learning). Tecnologias de discussão e bate papo. Ferramentas de busca e mineração de dados.

31 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução KM E REDES SOCIAIS Descobrindo como a informação flui através de uma organização: Análise das redes sociais (SNA) – processo de mapeamento de um grupo de contatos (pessoal ou profissional) para identificar quem conhece quem e quem trabalha com quem. SNA oferece uma imagem de como os empregados e divisões dispersos trabalham em conjunto e ajudam a identificar os especialistas-chave na organização.

32 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução SISTEMAS DE GESTÃO DE CONTEÚDO Sistemas de gestão de conteúdo (CMS) – fornece ferramentas para gerenciar a criação, o armazenamento, a edição e a publicação de informações em um ambiente colaborativo. CMS complexo incluem: Sistema de gerenciamento de documentos (DMS). Sistema de gestão de ativos digitais (DAM). Sistema de gestão de conteúdo da web (WCM).

33 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução WIKIS DE TRABALHO Wikis – ferramentas baseadas na web que permitem adicionar, remover e alterar o conteúdo online. Wikis empresariais – páginas colaborativas da web que permitem editar documentos, compartilhar ideias ou monitorar a situação de um projeto.

34 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução SISTEMAS DE GESTÃO DO WORKFLOW As atividades de trabalho podem ser realizadas em série ou em paralelo e envolvem as pessoas e os sistemas informáticos automatizados. Workflow – define todas as etapas ou regras de negócio, do início ao fim, necessárias para um processo de negócio. Sistemas de gestão do workflow – facilitam a automação e o gerenciamento de processos de negócio e controlam a circulação do trabalho por meio do processo de negócio.

35 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução SISTEMAS DE GESTÃO DO WORKFLOW Sistemas de workflows baseados em mensagens – enviam atribuições de trabalho por meio de um sistema de . Sistemas de workflows baseados em banco de dados – armazenam documentos em um local central e automaticamente pedem aos membros da equipe que acessem o documento quando for a sua vez de editá lo.

36 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução SISTEMAS DE GROUPWARE Groupware – suporta interação da equipe

37 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução SISTEMAS DE GROUPWARE Vantagens do sistema de groupware: Facilitar a comunicação (mais rápida, mais fácil, mais clara, mais convincente). Permitir o teletrabalho. Reduzir os custos de viagem. Compartilhar conhecimentos. Formar grupos com interesses comuns em que não seria possível reunir um número suficiente de pessoas fisicamente. Economizar tempo e custo na coordenação do trabalho de grupo. Facilitar a resolução de problemas em grupo.

38 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução VIDEOCONFERÊNCIA Conjunto de tecnologias de telecomunicações interativas que permitem que dois ou mais locais interajam por meio de duas vias de transmissões de vídeo e de áudio simultaneamente.

39 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução WEBCONFERÊNCIA Mistura áudio, vídeo e tecnologias de compartilhamento de documento para criar salas virtuais onde as pessoas se encontram em um site protegido por senha.

40 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução MENSAGEM INSTANTÂNEA é o aplicativo de colaboração dominante, mas as ferramentas de colaboração em tempo real, como as mensagens instantâneas, estão criando uma nova dinâmica de comunicação dentro das empresas. Mensagens instantâneas – tipo de serviço de comunicações que permite que alguém crie uma espécie de sala de bate papo particular com outro indivíduo, a fim de comunicar se em tempo real via internet.

41 Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução MENSAGEM INSTANTÂNEA Aplicativo de mensagem instantânea


Carregar ppt "Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução COMPONENTES CENTRAIS E ESTENDIDOS DO ERP Componentes centrais do ERP – tradicionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google