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ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO GO

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO GO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO GO
Cinco prioridades competitivas-chave pelas quais uma empresa pode agregar valor a suas decisões de GO, incluindo: Custo Qualidade Entrega Flexibilidade Serviço A chave para o desenvolvimento de uma estratégia competitiva do GO está na compreensão de como criar bens e serviços de valor agregado para os consumidores. Especificamente, o valor é agregado por meio das prioridades competitivas que são selecionadas para apoiar uma determinada estratégia. Há cinco prioridades competitivas chaves traduzem diretamente em características que são usadas ​​para descrever vários processos pelos quais uma empresa pode agregar valor a suas decisões de GO, incluindo: Custo Qualidade Entrega Flexibilidade Serviço

2 ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO GO
Custo: só pode haver apenas um produtor de mais baixo custo, e a empresa geralmente estabelece o preço de venda no mercado. Qualidade: é dividida em duas categorias: qualidade de produto e qualidade do processo. Qualidade seis sigma Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige ISO 9000, ISO 14000 CMMI Muitas organizações utilizam modernos padrões de controle de qualidade, incluindo: Qualidade seis sigma: A meta é detectar problemas em potencial para prevenir sua ocorrência e alcançar não mais do que 3,4 defeitos por milhão de eventos. Isso é importante para empresas como a Bank of America, que produz 4 milhões de transações por dia. Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige: Em 1987, nos Estados Unidos, um padrão foi estabelecido para a qualidade global da empresa com a introdução do Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige (Malcolm Baldrige National Quality Awards), nomeado em honra do último secretário de comércio dos Estados Unidos. As empresas podem se candidatar a esse prêmio em cada uma das seguintes áreas: produção, serviços, pequenos negócios, educação e assistência médica. Para se qualificar, uma empresa tem de mostrar qualidade em sete áreas­chave: liderança, planejamento estratégico, foco no cliente e no mercado, informação e análise, foco nos recursos humanos, gerenciamento de processo e resultados de negócios. ISO 9000: É o nome comum dado ao gerenciamento da qualidade e aos padrões de garantia e vem de International Organization for Standardization (ISO, Organização Internacional para Padronização), uma organização não governamental, fundada em 1947, para promover o desenvolvimento de padrões mundiais para facilitar o intercâmbio internacional de bens e serviços. A ISO é uma federação mundial de organizações de mais de 140 países. Os padrões ISO 9000 exigem que uma empresa determine as necessidades do cliente, incluindo requisitos regulamentares e legais. Ela deve também ter canais para lidar com questões como reclamações. Outros padrões envolvem controle de processos, testes, armazenamento e entrega de produtos. ISO 14000: Essa coleção das melhores práticas de gerenciamento do impacto de uma organização sobre o meio ambiente não prescrevem determinados níveis de desempenho, mas estabelece sistemas de gestão ambiental. Os requisitos para a certificação incluem ter uma política ambiental, o estabelecimento de metas específicas de melhoria, a realização de auditorias de programas ambientais e manutenção da alta revisão da gestão dos processos. A certificação na norma ISO mostra que uma empresa possui um sistema de gerenciamento em nível internacional tanto em qualidade quanto em normas ambientais. CMMI: Capability Maturity Model Integration: É um modelo de melhores práticas. A versão atual, CMMI­‑DEV, descreve as melhores práticas de gerenciamento, medição e monitoramento do processo de desenvolvimento de software. O CMMI não descreve os processos em si, mas as características dos bons processos, proporcionando orientações para as empresas desenvolverem ou aperfeiçoarem seus próprios conjuntos de processos.

3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO GO
Entrega: capacidade de uma empresa em possibilitar a entrega rápida. Flexibilidade: capacidade de uma empresa oferecer uma grande variedade de produtos. Serviço: alta qualidade no atendimento ao cliente agrega um grande valor para qualquer produto. 3. Entrega: Outro fator-chave na decisão de compra é a velocidade da entrega. A capacidade de uma empresa possibilitar a entrega rápida e constante permite­lhe cobrar um preço premium por seus produtos. George Stalk Jr., do Boston Consulting Group, demonstrou que tanto os lucros quanto a participação de mercado estão diretamente relacionados à velocidade com que uma empresa pode oferecer seus produtos em comparação à sua concorrência. Além da entrega rápida, a confiabilidade também é importante. Em outras palavras, os produtos deverão ser entregues aos clientes com variância mínima nos prazos de entrega. 4. Flexibilidade: A flexibilidade, a partir de uma perspectiva estratégica, refere­se à capacidade de uma empresa oferecer uma grande variedade de produtos aos seus clientes. É também uma medida de quão rápido ela pode converter os seus processos de produção de uma antiga linha de produtos para uma nova linha. A diversidade de produtos é, muitas vezes, percebida pelos clientes como uma dimensão de qualidade. Atualmente, parece haver uma tendência de oferta de produtos ecologicamente corretos por processos feitos de mesma característica. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes da fragilidade do meio ambiente, eles estão cada vez mais se voltando para os produtos seguros para o meio ambiente. Vários fabricantes flexíveis agora anunciam produtos ecologicamente corretos, com economia de energia e reciclados. 5. Serviço: Com os ciclos de vida mais curto dos produtos, estes tendem a migrar para um padrão comum. Como consequência, eles, muitas vezes, são vistos como commodities em que o preço é o principal diferenciador. Por exemplo, as diferenças dos laptops oferecidos entre os fabricantes de PCs são relativamente insignificantes, por isso o preço é o principal critério de seleção.

4 GO E A CADEIA DE SUPRIMENTO
Gestão da cadeia de suprimento (SCM) – envolve o gerenciamento dos fluxos de informação dentro e entre as etapas da cadeia de suprimento para maximizar a eficácia e rentabilidades totais. Para ajudar seus alunos a entenderem uma cadeia de suprimento, peça que eles discutam e determinem as etapas a serem seguidas quando um cliente compra uma bicicleta da Trek. O cliente faz o pedido de uma bicicleta Trek em uma loja. A loja (como Gart Sport, uma loja local de bicicletas ou de artigos esportivos) recebe o pedido. A loja recebe o pagamento do cliente. A loja faz o pedido da bicicleta à Trek. A loja envia o pagamento à Trek. A Trek pede o material a seus fornecedores, como material de embalagem, metais e acessórios. A Trek envia o pagamento aos fornecedores. A Trek recebe o material dos fornecedores. A Trek monta a bicicleta. A Trek manda a bicicleta para a loja. O cliente pega a bicicleta na loja.

5 GO E A CADEIA DE SUPRIMENTO
Quatro componentes básicos da gestão da cadeia de suprimento incluem: Estratégia de cadeia de suprimento – estratégia para gerenciar todos os recursos para atender a demanda do cliente. Parceiros da cadeia de suprimento – parceiros em toda a cadeia de suprimento que entregam produtos acabados, as matérias‑primas e os serviços. Operação da cadeia de suprimento – cronograma de atividades de produção. Logística da cadeia de suprimento – processos de entrega do produto. Existem dezenas de etapas para alcançar e realizar cada um dos quatro componentes básicos do SCM. Estratégia de cadeia de suprimento é a estratégia para gerenciar todos os recursos necessários para atender a demanda do cliente para todos os bens e serviços. Parceiros da cadeia de suprimento são os parceiros escolhidos para fornecerem os produtos acabados, as matérias‑primas e os serviços, incluindo preços, entrega e processos de pagamento, juntamente com as métricas de monitoramento da relação de parceria. Operação da cadeia de suprimento é o cronograma de atividades de produção, incluindo testes, embalagem e preparação para a entrega. As medidas para esse componente incluem produtividade e qualidade. Logística da cadeia de suprimento são os processos e elementos de entrega do produto incluindo pedidos, armazéns, transportadores, devoluções de produtos defeituosos e faturamento. Uma organização gera uma enorme eficiência operacional quando automatiza as etapas e os fluxos de informação entre elas. EXERCÍCIOS EM SALA DE AULA Tranformar a sala em uma cadeia de suprimento Divida a sala em quatros grupos e atribua a cada grupo um componente SCM diferente Peça para os estudantes que façam uma listas descrevendo os detalhes do trabalho envolvido com seus componentes. Peça para os alunos discutirem como este trabalho era feito antes da invenção do computador. Peça para os alunos descreverem o efeito que o software SCM teve na realização do trabalho dos quatros componentes.

6 GO E A CADEIA DE SUPRIMENTO
Típica cadeia de suprimento de produção Dezenas de etapas para alcançar e realizar cada um dos componentes da cadeia de suprimento. A figura acima representa a típica cadeia de suprimento de produção O software SCM permite a uma empresa gerar eficiências dentro desses passos, por meio da automatização e melhoria dos fluxos de informação nos diferentes componentes da cadeia de suprimento. VÍDEO EM SALA DE AULA Cadeia de suprimento OM integrada da Ford Ótimo vídeo sobre a cadeia de suprimento integrada da Ford.

7 GO E A CADEIA DE SUPRIMENTO
Típica cadeia de suprimento de serviço Dezenas de etapas para alcançar e realizar cada um dos componentes da cadeia de suprimento. A figura acima representa a típica cadeia de suprimento de serviço. O software SCM permite a uma empresa gerar eficiências dentro desses passos, por meio da automatização e melhoria dos fluxos de informação nos diferentes componentes da cadeia de suprimento. VÍDEO EM SALA DE AULA Cadeia de suprimento da Microsoft do Xbox 360 Para a próxima geração do videogame Xbox 360™ da Microsoft®, a empresa enfrentou mais requisitos complexos de fabricação do que com o console original do Xbox. À Microsoft também veio uma necessidade de agilizar a produção e reduzir os custos de inventário em comparação com o desempenho da antiga solução de cadeia de suprimento baseada na Electronic Data Interchange (EDI). Para garantir a visibilidade completa e em tempo real da cadeia de suprimento aos chips gráficos do produto, a Microsoft criou uma solução integrada de automatização de processos de negócios baseada nos componentes integrados do servidor de software do servidor Microsoft Windows™, incluindo o servidor Microsoft BizTalk® e o BizTalk Accelerator para RosettaNet. Como resultado, a empresa espera acelerar as entregas no prazo em 20% e reduzir os inventários em 10%. Essas conquistas, mais o aumento da produtividade de fabricação e das equipes de TI, ajudarão a oferecer um retorno no investimento (ROI) de 126% no primeiro ano. O desenvolvimento das soluções foi 50% mais rápido e mais rentável do que usar a EDI, poupando seis meses do cronograma de desenvolvimento.

8 GO E A CADEIA DE SUPRIMENTO
Cadeia de suprimento para um produto comprado no Walmart Walmart e da P&G implementou um SCM tremendamente bem sucedida. O sistema liga diretamente os centros de distribuição do Walmart aos centros de produção da P&G. Cada vez que um cliente Wal-Mart adquire um produto P&G, o sistema envia uma mensagem diretamente para a fábrica da P&G para reordenar. Explique como a relação entre Walmart e P&G seria afetada se um incidente catastrófico destruísse o sistema SCM. Como o Walmart reordena produtos? Como o Walmart envia pagamentos? Como P&G sabe quais os produtos para envia ao Walmart?

9 GO E A CADEIA DE SUPRIMENTO
Sistemas eficazes e eficientes SCM podem permitir a uma organização: Reduzir o poder de seus compradores. Aumentar o seu próprio poder de fornecedor. Aumentar os custos de troca para reduzir a ameaça de bens ou serviços substitutos. Criar barreiras de entrada, reduzindo, assim, a ameaça de novos entrantes. Aumentar a eficiência enquanto procura uma vantagem competitiva por meio da liderança de custos. Esta é uma boa hora para discutir o modelo de das Cinco Forças de Porter. Peça aos seus alunos que representem as Cinco Forças de Porter, e então retome cada um dos apontamentos acima e explique como a SCM está provocando este efeito.

10 GO E A CADEIA DE SUPRIMENTO
Efeito da gestão da cadeia de suprimento eficaz e eficiente nas Cinco Forças de Porter. É uma boa idéia para tentar influenciar o poder de compra e poder fornecedor. O que faria uma empresa querer diminuir sua capacidade de compra e aumentar sua capacidade de fornecimento? Diminuir o poder de compra dá à empresa uma vantagem competitiva como a Apple descobriu com a introdução do seu iPod. Sendo o primeiro para o mercado e o único fornecedor de um produto coloca a empresa na posição cobiçada de ser capaz de estabelecer preços e controlar o mercado. Discutir como os sistemas de SCM pode dirigir o poder de compra e poder fornecedor.

11 FUNDAMENTOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO
SEÇÃO 8.2 FUNDAMENTOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO VÍDEO EM SALA cadeia de suprimento da Microsoft do Xbox 360 Para a próxima geração do videogame Xbox 360™ da Microsoft®, a empresa enfrentou mais requisitos complexos de fabricação do que com o console original do Xbox. À Microsoft também veio uma necessidade de agilizar a produção e reduzir os custos de inventário em comparação com o desempenho da antiga solução de cadeia de suprimento baseada na Electronic Data Interchange (EDI). Para garantir a visibilidade completa e em tempo real da cadeia de suprimento aos chips gráficos do produto, a Microsoft criou uma solução integrada de automatização de processos de negócios baseada nos componentes integrados do servidor de software do servidor Microsoft Windows™, incluindo o servidor Microsoft BizTalk® e o BizTalk Accelerator para RosettaNet. Como resultado, a empresa espera acelerar as entregas no prazo em 20% e reduzir os inventários em 10%. Essas conquistas, mais o aumento da produtividade de fabricação e das equipes de TI, ajudarão a oferecer um retorno no investimento (ROI) de 126% no primeiro ano. O desenvolvimento da solução foi de 50 por cento mais rápido e mais rentável do que utilizando EDI, poupando seis meses fora do cronograma de desenvolvimento. Após exibir este vídeo eu gosto de perguntar a meus alunos se eles o teriam entendido se eu tivesse passado no início da aula. Esta é uma boa hora para apontar o quão longe eles já foram e o quanto já aprenderam nesta disciplina.

12 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Listar e descrever os componentes de uma típica cadeia de suprimento. Definir a relação entre tecnologia da informação e cadeia de suprimento. Identificar os fatores que direcionam a gestão da cadeia de suprimento. Resumir as melhores práticas de implementação de um sistema de gestão da cadeia de suprimento bem‑sucedida. 6. Listar e descrever os componentes de uma típica cadeia de suprimento. Os componentes de uma cadeia de suprimento típicos incluem: Fornecedor do fornecedor, fornecedor, fabricante, distribuidor, revendedor, cliente. 7. Definir a relação entre tecnologia da informação e cadeia de suprimento. A SCM melhora as tomadas de decisão. Coletar, analisar e distribuir informações transacionais para todas as partes relevantes e os sistemas de gestão da cadeia de suprimento (SCM, Supply Chain Management) ajudam todas as diferentes entidades dessa cadeia a trabalhar em conjunto e de maneira mais eficaz. Os sistemas SCM fornecem visões holísticas dinâmicas das empresas. Os usuários podem fazer análises detalhadas (drill down) das atividades da cadeia de suprimento em um processo análogo ao DSS. Sem os sistemas da SCM, as organizações estariam impossibilitadas de tomar decisões precisas e a tempo a respeito de suas cadeias de suprimentos. 8. Identificar os fatores que direcionam a gestão da cadeia de suprimento. Embora as pessoas venham falando sobre a cadeia de suprimento integrada há um bom tempo, apenas recentemente os avanços na tecnologia da informação tornaram possível dar vida à ideia e realmente integrar a cadeia de suprimento. A visibilidade, o comportamento do consumidor, a concorrência e a velocidade são algumas das mudanças resultantes dos avanços na tecnologia da informação que estão conduzindo as cadeias de suprimento. 9. Resumir as melhores práticas de implementação de um sistema de gestão da cadeia de suprimento bem‑sucedida. A seguir estão as melhores práticas da indústria SCM: Fazer a venda aos fornecedores – Uma grande parte de qualquer sistema da SCM se extende além da organização para os fornecedores. Uma vez que a organização tem bem pouco controle sobre qualquer assunto externo, essas partes são tipicamente as mais complicadas. Certifique-se de que os fornecedores estão a par dos benefícios que o sistema da SCM irá fornecer para amenizar as dificuldades a implementação do SCM. Funcionários desmotivados com as práticas tradicionais de negócios – Se a organização não pode convencer as pessoas de que usar o software SCM é vantajoso, os funcionários provavelmente encontrarão um jeito de não usar o software. Certifique-se de que o sistema SCM apoia as metas e estratégias organizacionais. Organizar fases e medidas adicionais e comunicar o sucesso – Projetar o desenvolvimento do sistema SCM em fases adicionais é o método de desenvolvimento mais bem sucedido. A abordagem BIG BANG – implementar tudo de uma vez – é falha em 90% das vezes. Olhe para o futuro – Um sistema SCM, como todos os outros, deve ser capaz de cumprir com as exigências do futuro.

13 FUNDAMENTOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO
A empresa gasta nas necessidades de produção quase a metade de cada dólar que ganha. No passado, as empresas focavam principalmente em melhorias de produção e qualidade para influenciar suas cadeias de suprimentos. Este capítulo lança um olhar sobre a extensão de uma organização por meio de SCM e discute: As razões para o crescimento explosivo do SCM. Usando SCM para melhorar a tomada de decisão. Fatores de sucesso SCM. O pensamento tradicional da SCM aqui é “compro dos meus fornecedores, vendo para os meus clientes”. Hoje em dia, as organizações estão rapidamente percebendo a enorme vantagem que podem garantir ao ter uma visibilidade de toda a cadeia de suprimento. Saber imediatamente qual é a transação final com o cliente na cadeia de suprimento, em vez de esperar dias ou semanas por esta informação, garante que a organização tenha uma reação imediata. A Best Buy verifica os níveis dos inventários a cada meia hora em cada uma de suas 750 lojas em toda América do Norte.

14 FUNDAMENTOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO
A cadeia de suprimento tem três links principais: Fluxo de materiais dos fornecedores e seus fornecedores para trás em todos os níveis. Transformação de materiais em produtos semiacabados e acabados por meio dos processos de produção própria da organização. Distribuição de produtos para os clientes e seus clientes para frente em todos os níveis. Coletar, analisar e distribuir informações transacionais para todas as partes relevantes, os sistemas de gestão da cadeia de suprimento (SCM, Supply Chain Management) ajudam todas as diferentes entidades dessa cadeia a trabalhar em conjunto e de maneira mais eficaz. A SCM tem aumentado significativamente as habilidades das empresa de fazer previsões nos últimos anos. As empresas hoje têm acesso a ferramentas de modelagem e simulação, algoritmos e aplicativos que podem combinar informações de várias fontes para criar prognósticos com dias, semanas e meses de antecedência.

15 FUNDAMENTOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO
As organizações devem adotar as tecnologias que podem, de modo eficaz, controlar as suas cadeias de suprimentos. EXERCÍCIOS EM SALA DE AULA Montando uma cadeia de suprimento Divida seus alunos em grupos e peça que eles projetem uma cadeia de suprimento para uma organização da escolha deles Peça que eles tentem escolher uma organização que esteja tendo problemas com fornecimento, talvez uma organização sobre qual os alunos tenham lido algum problema recente, tais como não receber um pedido, receber um pedido errado ou receber o pedido de outra organização. Certifique-se que eles anotem os nomes dos fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e clientes. Peça que eles identifiquem uma ou duas áreas onde a organização pode melhorar em relação à sua cadeia de supromento. Cada grupo deve apresentar suas cadeias de suprimentos para a sala, junto com suas recomendações visando melhorias.

16 FUNDAMENTOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO
Plano – Esta é a porção estratégica da gestão da cadeia de suprimento. Uma empresa deve ter um plano de gerenciamento e todos os recursos que vão em direção ao atendimento da demanda de produtos ou serviços dos clientes. Uma grande parte do planejamento está desenvolvendo um conjunto de métricas para monitorar a cadeia de suprimento para que ela seja eficiente, custe menos e ofereça alta qualidade e valor aos clientes. A gestão da cadeia de suprimento melhora os caminhos para as empresas encontrarem as matérias­‑primas de que necessitam para fazer um produto ou serviço, fabricar esse produto ou serviço e entregá‑lo aos consumidores. A Best Buy verifica os níveis de inventários de cada uma de suas 750 lojas na América do Norte a cada meia hora com o sistema SCM, levando muito das conjecturas para fora da reposição de estoques. Fonte – As empresas devem escolher cuidadosamente os fornecedores confiáveis que fornecerão os bens e serviços necessários para a fabricação de bens. Elas também devem desenvolver um conjunto de preços, distribuição e processos de pagamento com os fornecedores, criar métricas para monitorar e melhorar as relações. Fabricação – Essa é a etapa em que as empresas fabricam seus produtos ou serviços. Pode incluir a programação das atividades necessárias para a produção, testes, embalagens e preparação para a entrega. Essa é, de longe, a parte mais métrica-intensiva da cadeia de suprimento, medindo os níveis de qualidade, produção de saídas e produtividade do trabalhador. Entrega – Essa etapa é normalmente referida como logística. A logística é o conjunto de processos que planeja e controla o transporte e o armazenamento eficientes e eficazes dos suprimentos dos fornecedores aos clientes. Durante essa etapa, as empresas devem ser capazes de receber pedidos de clientes, cumprir os pedidos mediante uma rede de armazéns, escolher empresas de transporte para entregar os produtos e implementar um sistema de cobrança e faturamento para facilitar os pagamentos. Retorno – Essa geralmente é a etapa mais problemática da cadeia de suprimento. As empresas devem criar uma rede para receber produtos com defeito ou em excesso e de auxiliar os clientes que têm problemas com os produtos entregues.

17 PAPEL DA TI NA CADEIA DE SUPRIMENTO
O papel principal da TI é criar integrações ou ligações firmes de processos e informações entre as funções dentro da empresa. Muitas evidências mostram que esse tipo de integração da cadeia de suprimento resulta em uma cadeia com capacidades e lucros superiores. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Jogo da cadeia de suprimento de cerveja não alcóolica Este é um excelente exercício para os alunos que estão começando a aprender sobre a cadeia de suprimento.

18 PAPEL DA TI NA CADEIA DE SUPRIMENTO
Fatores Direcionadores da SCM Tecnologia da informação – só recentemente os avanços em TI tornou possível trazer a ideia de uma cadeia de suprimento realmente integrada à vida. Visibilidade – modelos mais visíveis de maneiras diferentes de fazer as coisas na cadeia de suprimento já apareceram. A alta visibilidade na cadeia de suprimento está mudando as indústrias, conforme o Walmart já demonstrou. Comportamento do consumidor – as empresas devem responder aos clientes exigentes por meio de melhorias da cadeia de suprimento. Concorrência – a alta competitividade faz com que qualquer organização que esteja ignorando sua cadeia de suprimento esteja em risco de se tornar obsoleta. Velocidade – conforme o ritmo dos negócios aumentam em função das mídias eletrônicas, a cadeia de suprimento de uma organização deve responder com eficiência, precisão e rapidez.

19 VISIBILIDADE Visibilidade da cadeia de suprimento – capacidade de visualizar todas as áreas acima e abaixo da cadeia de suprimento. Efeito chicote – ocorre quando informações distorcidas da demanda do produto passam de uma entidade à outra ao longo da cadeia de suprimento. Visibilidade – modelos mais visíveis de maneira diferentes de fazer as coisas na cadeia de suprimento já surgiram. Alta visibilidade na cadeia de suprimento está mudando indústrias, como demonstrado no Walmart. A visibilidade das cadeias de suprimentos permite que as organizações eliminem o efeito chicote: Para explicar o efeito chicote para seus alunos, discuta sobre um produto cuja demanda não muda, como fraldas. A necessidade de fraldas é constante, não aumenta no Natal ou no verão, há demada por fraldas o ano inteiro. O número de bebês recém-nascidos determina a demanda por fraldas, e este número é constante. Os verejistas pedem fraldas a seus distribuidores quando seus níveis de inventário estão abaixo de um certo ponto; eles devem fazer pedidos extras para garantir. Distribuidores pedem fraldas aos fabricantes quando seus níveis de inventário estão abaixo de um certo ponto; eles devem fazer pedidos extras para garantir. Fabricantes pedem fraldas aos fornecedores quando seus níveis de inventário estão abaixo de um certo ponto; eles devem fazer pedidos extras para garantir. Eventualmente, uma ou duas caixas pedidas por precaução por alguns varejistas transformam-se em centenas de caixas para o fabricante. Este é o efeito chicote, uma pequena ondulação de um lado provoca uma onda enorme na ponta do chicote.

20 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
As empresas podem responder mais rapidamente e de maneira mais eficaz às demandas dos consumidores por meio de melhorias da cadeia de suprimento. Software de planejamento de demanda – geram prognósticos de demanda utilizando ferramentas estatísticas e técnicas de prognóstico. Uma vez que uma empresa compreenda a demanda do consumidor e o seu efeito sobre a cadeia de suprimento, ela pode começar a estimar o impacto que a cadeia terá sobre os seus consumidores e, finalmente, sobre o desempenho da própria empresa.

21 CONCORRÊNCIA Software de planejamento da cadeia de suprimento – utilizam algoritmos matemáticos avançados para melhorar o fluxo e a eficiência da cadeia de suprimento. Software de execução de cadeia de suprimento – automatizam os diferentes passos e fases da cadeia de suprimento. SCP e SCE ambos aumentam a capacidade de competição da empresa. SCP depende inteiramente de informações para ser preciso. SCE pode ser tão simples quanto o encaminhamento eletrônico de pedidos de um fabricante para um fornecedor.

22 CONCORRÊNCIA SCP e SCE da cadeia de suprimento
Peça para seus alunos que determinem os diferentes tipos de fluxo de informação que estariam representados em um sistema SCP. Peça para seus alunos que determinem os diferentes tipos de fluxo de pagamento que estariam representados em um sistema SCP.

23 VELOCIDADE Fatores de fomento da velocidade.
Agradar os clientes se tornou uma obsessão corporativa. Servir o cliente da melhor, mais eficiente e mais eficaz forma tornou‑se primordial, e as informações sobre questões como a situação do pedido, disponibilidade de produtos, prazos de entrega e faturas viraram uma parte necessária da experiência total do atendimento ao consumidor. A informação é crucial para as habilidades dos gerentes. para reduzir necessidades de estoques e de recursos humanos para um nível competitivo. Os fluxos de informação são essenciais para o planejamento estratégico e para implantação de recursos. Por que a velocidade de informação é crítica em uma cadeia de suprimento? Se a informações chegam três dias depois, as chances são altas de que o gestor já tenha tomado decisões baseadas nas informações anteriores em mãos que podem não ser precisas. A pontualidade da informação é crítica. A TI facilita a pontualidade da informação. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Projetar um painel digital para um sistema de SCM Painéis digitais oferecem uma maneira eficaz e eficiente de olhar as informações de toda a empresa quase em tempo real. De acordo com a Nucleus Research, há uma correlação direta entre o uso de painés digitais e o retorno de investimento (ROI) de uma empresa, por isso todos os executivos deveriam usar ou impulsionar o uso de painés digitais para monitorar e analisar operações organizacionais. Separe seus alunos em grupos e peça que desenvolvam um painel digital para o CEO de uma empresa de transporte. Certifique-se que seus alunos tenham tratado dos seguintes pontos em seus painés digitais: Inventário Materiais Procura/oferta Venda Fornecedor do fornecedor Fornecedor Fabricante Distribuidor Varejista Cliente Cliente do cliente

24 FATORES DE SUCESSO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO
Métricas da gestão da cadeia de suprimento. Pedido em atraso: um pedido do cliente que não foi atendido. pedido em atraso é a demanda (imediata ou vencida) contra um item cujo nível atual de estoque é insuficiente para satisfazer a demanda. Tempo de ciclo de pedido prometido ao cliente: o tempo de ciclo antecipado ou acordado de um pedido de compra. É uma lacuna entre a data de criação de compra do pedido e a data de entrega solicitada. Tempo de ciclo real do pedido do cliente: o tempo médio que leva para realmente cumprir o pedido de comprar de um cliente. Essa medida pode ser vista em um pedido ou em um nível de linha de pedido. Tempo do ciclo de reposição do estoque: medida do tempo de ciclo de produção mais o tempo incluído para distribuir o produto ao centro de distribuição apropriado. Giro de estoque (rotação de estoque): o número de vezes em que o estoque de uma empresa gira por ano. É uma das métricas mais utilizadas da cadeia de suprimento. A gestão de métricas da cadeia de suprimento pode ajudar uma organização a entender como ela está operando depois de um dado período de tempo. As avaliações da cadeia de suprimento podem cobrir muitas áreas como aquisição, produção, distribuição, armazenagem, estoque, transporte, e atendimento ao cliente. No entanto, um bom desempenho em uma área não é suficiente. A cadeia de suprimento é tão forte quando seu elo mais fraco. A solução é avaliar todas as áreas-chave da cadeia de suprimento. A figura mostra a métrica comum de uma cadeia de suprimento.

25 FATORES DE SUCESSO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO
Segmente os clientes. Personalize a rede logística. Perceba os sinais de demanda do mercado e planeje em conformidade. Diferencie os produtos mais próximos do cliente. Estrategicamente, gerencie as fontes de abastecimento. Desenvolva uma estratégia de tecnologia da informação da cadeia de suprimento. Adote medidas de avaliação de desempenho. Sete princípios da gestão da cadeia de suprimento. Os sete princípios em destaque nesta figura vão contra os pensamentos anteriores de criação interna funcional de como as empresas organizam, operam e atendem aos clientes. A Dell computadores oferece um dos melhores exemplos de um sistema de SCM extremamente bem‑sucedido. A empresa é altamente eficiente quanto ao modelo de negócios de produção sob demanda que lhe permite oferecer sistemas de computadores personalizados com rapidez. O governo dos Estados Unidos inclusive mandou pessoas para estudarem a cadeia de suprimento de Dell quando procurava estabelecer maneiras de suprir as tropas durante as guerras. Se os seus alunos estiverem na posição de implementar um SCM, certifique-se que eles estudem a Dell como um exemplo do que exatamente fazer quando forem criar e implementar um sistema SCM. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Conduzindo com SCM Separe seus alunos em grupos e peça que eles pesquisem sobre cada uma das empresas acima e sobre a maneira como elas estão usando a SCM para dirigir suas operações. Peça para os que apresentem as suas conclusões à classe.

26 FATORES DE SUCESSO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO
As melhores práticas da indústria em SCM incluem: Efetuar a venda com os fornecedores. Desacostumar os empregados das práticas comerciais tradicionais. Assegurar que o sistema de SCM apoie os objetivos organizacionais. Implantar em fases incrementais, medir e comunicar o sucesso. Ser orientado para o futuro. Estudar as melhores práticas das indústrias é uma maneira excelente de alavancar o sucesso da implementação da SCM Grande parte de qualquer sistema SCM se extende para além da organização até os fornecedores. Uma vez que a organização tem bem pouco controle sobre qualquer assunto externo, estas partes são tipicamente as mais complicadas. Certifique-se de que os fornecedores estão a par dos benefícios que o sistema da SCM irá fornecer para amenizar as dificuldades a implementação da SCM. Se a organização não pode convencer as pessoas de que usar o software SCM é vantajoso, os funcionários provavelmente encontrarão uma maneira de continuar a fazer seu trabalho sem usar o software. Certifique-se de que o sistema SCM apoia as metas e estratégias organizacionais. Projetar o desenvolvimento do sistema SCM em fases adicionais é o método de desenvolvimento mais bem sucedido. A abordagem BIG BANG – implementar tudo de uma vez – é falha em 90% das vezes. Um sistema SCM, como todos os outros, deve ser capaz de cumprir com as exigências do futuro. EXERCÍCIOS EM SALA DE AULA Slide show da semana de negócios Slide Show da Semana de Negócios com RFID Peça que seus alunos apontem outros ramos de negócios que estejam usando RFID para agilizar os processos de negócios. Eles conseguem criar um produto novo que use RFID para ajudar um negócio a tornar-se mais eficiente ou eficaz?

27 FATORES DE SUCESSO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO
Mostra as principais razões por que mais e mais executivos estão se voltando para o SCM para gerenciar suas empresas estendidas. O papel do SCM está evoluindo, e não é incomum que os fornecedores se envolvam no desenvolvimento de produtos. Para os distribuidores, é comum atuarem como consultores no marketing da marca. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA SCM mais uma vez Separe seus alunos em grupos e peça que eles identifiquem como cada uma das principais razões dos executivos estarem usando a SCM para gerenciar suas empresas extendidas na figura são sustentadas por um sistema SCM. Por exemplo, como a SCM ajuda uma organização a controlar e poupar os custos? Resposta: As organizações ganham visibilidade das suas cadeias de suprimentos por meio de um sistema SCM. Isto permite que eles identifiquem tais coisas como processos ineficientes e ineficazes. Reparar estes processos ajuda a organização a controlar custos e economizar recursos. As respostas para estas perguntas serão variadas, e o objetivo da atividades é fazer os alunos entenderem os diferentes benefícios que uma organização pode ter com um sistema SCM.

28 FATORES DE SUCESSO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO
Numerosos sistemas de suporte à decisão (DSSs) estão sendo construídos para auxiliar os tomadores de decisão no projeto e operação de cadeias de suprimentos integradas. DSSs permite que os gerentes examinem o desempenho e as relações do supply chain e entre: Fornecedores Fabricantes Distribuidores Outros fatores que otimizam o desempenho da cadeia de suprimento Discuta o exemplo da Apple Computer A Apple Computer distribuiu inicialmente suas operações comerciais em 16 aplicativos legados. A Apple percebeu rapidamente que precisava de um novo modelo de negócios centrado em uma cadeia de suprimento integrada para direcionar a eficiência de desempenho. A empresa desenvolveu uma estratégia de implementação que incidiu sobre as funções específicas do SCM: finanças, vendas, distribuição e fabricação. O novo modelo de negócios incluí: Capacidade de produção e configuração sob demanda (similar à Dell). Entrada de pedidos com base na web e com configuração sob demanda e situação dos pedidos. Autorização do cartão de crédito em tempo real. Distribuições disponíveis para cumprimento e baseadas em regras. Integração com sistemas avançados de planejamento. VÍDEO EM SALA DE AULA Vídeo sobre a SCM e RFID Ótimo vídeo sobre a SCM e RFID para começar a aula

29 TENDÊNCIAS FUTURAS DA CADEIA DE SUPRIMENTO
Componentes do SCM de crescimento: Gerenciamento de evento da cadeia de suprimento (SCEM) Gestão da cadeia de venda Engenharia colaborativa Planejamento de demanda colaborativa Gerenciamento de evento da cadeia de suprimento (SCEM) – Permite a uma empresa reagir mais rapidamente para resolver os problemas da cadeia de suprimento. Gestão da cadeia de venda – Aplica a tecnologia às atividades do ciclo de vida do pedido desde a consulta comercial até a venda. Engenharia colaborativa – Permite a uma empresa reduzir o custo necessários durante o processo de concepção de um produto. Planejamento de demanda colaborativa – Ajuda as empresas a reduzir investimentos em estoque, melhorando a satisfação do cliente mediante a disponibilidade do produto. A funcionalidade dos sistemas de gestão da cadeia de suprimento está cada vez mais sofisticada à medida que amadurece. No futuro, as etapas da SCM irão incorporar mais funções, como marketing, atendimento ao consumidor e desenvolvimento de produtos. Ele também irá usar métodos de comunicação mais avançados, da adoção de mais sistemas amigáveis de apoio à decisão e da disponibilidade das informações compartilhadas por todos os participantes da cadeia de suprimento.


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