A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes: Maílson Braga Marcell Barros Ricardo Figueiredo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes: Maílson Braga Marcell Barros Ricardo Figueiredo"— Transcrição da apresentação:

1 Componentes: Maílson Braga Marcell Barros Ricardo Figueiredo
Potássio Componentes: Maílson Braga Marcell Barros Ricardo Figueiredo

2 Introdução O Potássio é encontrado na natureza apenas na forma de compostos, os mais conhecidos são a Silvinita e a Carnalita. Sua lavra pode ser por dissolução, métodos subterrâneos convencionais e por evaporações solares. A principal utilização dos sais de potássio é como fertilizantes.

3 Histórico O nome potássio vem do latim científico potassium;
Humphry Davy, em 1807; Foi o primeiro elemento metálico isolado por eletrólise; Kalium, originou o símbolo químico do potássio; Permitiu a descoberta de outros elementos (Si, B, Al), devido sua elevada reatividade, decompondo óxidos

4 Definição Potássio é um termo genérico;
O potássio (símbolo K) é o sétimo elemento mais comum que ocorre na crosta terrestre; Nunca ocorre em sua forma elementar; Os teores mais elevados são observados nos minerais evaporíticos e nos silicatos de potássio.

5 Mineralogia O potássio está presente em numerosos minerais, mas apenas um pequeno número deles são considerados de interesse econômico devido ao seu conteúdo em potássio e à sua fácil solubilização; Feldspatos não são considerados minerais de minério pela dificuldade de extração do potássio; Os minerais silvita (KCl) e a carnalita (KMgCl3.6H2O) são largamente processadas como minerais de potássio;

6 Mineralogia A silvita contém cerca de 52,5% de potássio;
Cristaliza em estrutura hexoctaédrica, cúbica de face centrada, similar à estrutura do sal-gema; Constitui-se ainda minério típico de potássio, uma mistura de silvita (KCl) e halita (NaCl) que se designa por silvinita.

7 Geologia Depósitos típicos evaporíticos;
Evaporação gradual de águas salinas, em bacias fechadas, pouco profundas; Formados durante o Paleozóico superior, Permiano (345 a 280 M.a.) e Devoniano (435 a 395 M.a.); Posteriormente foram recobertas, no tempo geológico, por outros depósitos sedimentares;

8 Geologia As camadas apresentam-se interestratificadas com outros sais a exemplo do NaCl; Na Província de Saskatchewan (SK), as camadas de minério ocorrem a profundidades que oscilam de 1.000m a 3.000m. Camadas semi-horizontais, com espessuras entre 2,5 e 3,5 m; Domos e elevações em forma de vaga são comuns.

9 Reservas mundiais Em termos mundiais, o Canadá com 62,6% e a Rússia com 12,5%, são os dois principais países em reservas de sais potássio. O Brasil ocupa a 7ª colocação no ranking mundial em termos de reservas de potássio.

10 Reservas no Brasil As reservas oficiais de sais de potássio no Brasil são da ordem de 13,03 bilhões de toneladas (silvinita e carnalita); Essas reservas estão localizadas nos Estados de Sergipe (Bacia Sedimentar de Sergipe) e Amazonas (Bacia Sedimentar do Amazonas-Solimões).

11 Lavra O potássio é extraído comercialmente através de dois métodos, as técnicas convencionais de mineração subterrânea e pelo método de dissolução. A geologia do depósito determina qual método é mais adequado para a extração de recursos.

12 Lavra por dissolução 1- Tubo central para injeção de água;
2- Tubo intermediário para produção de salmoura; 3- Óleo para proteção do topo da cavidade evitando o seu crescimento superior; 4 e 5 - Rochas sedimentares (argilas,arenitos e calcários) que capeiam a camada de Sal; 6-Camada evaporítica 7- Insolúveis que encontram-se intercalados no corpo salino. 

13 Vídeo

14 Beneficiamento

15 Métodos Convencionais de Lavra Subterrânea
Câmaras e pilares Longwall Corte e enchimento

16 Câmaras e Pilares

17 Longwall

18 Corte e Enchimento

19 Beneficiamento

20 Vídeo

21 USOS E FUNÇÕES O potássio é um metal empregado em células fotoelétricas. O cloreto de potássio e o nitrato de potássio são empregados como fertilizantes. O peróxido de potássio é usado em aparatos de respiração de bombeiros e mineiros. O nitrato também é usado na fabricação de pólvora, o cromato de potássio e o dicromato de potássio em pirotecnia. O carbonato de potássio é empregado na formação de cristais. A liga NaK, uma liga de sódio e potássio , é um material usado como transferente de calor. O cloreto de potássio é utilizado para provocar parada cardíaca em injeções letais.

22 Os princípios para utilização do potássio includem:
Repor os nutrientes removidos Manter as condições físicas Evitar o aumento da incidência de plantas invasoras, pragas e doenças Evitar o aumento da acidez do solo e da concentração de elementos tóxicos Controlar a erosão de tal modo que essa seja igual ou menor que a taxa de pedogênese (formação do solo)

23 ESPEFICICAÇÕES E MATERIAIS ALTERNATIVOS
O potássio constitui cerca de 2,4% em peso da crosta terrestre, sendo o sétimo elemento mais abundante. Devido a sua insolubilidade é muito difícil obter o metal puro a partir dos seus minerais. Ainda assim, em antigos leitos marítimos e lagos existem grandes depósitos de minerais de potássio (carnalita, langbeinita, polihalita e silvina) dos quais é economicamente viável a extração do metal e seus sais.

24 Os oceanos também podem ser provedores de potássio, porém num mesmo volume de água salgada, a quantidade de potássio presente é muito menor que a de sódio diminuindo o rendimento econômico da operação. Atualmente o metal puro é obtido por eletrólise de sua base (hidróxido de potássio, KOH) do mesmo modo que o sódio. Como o sódio pode substituir satisfatoriamente o potássio e a sua obtenção é mais barata, o potássio tem sido menos usado que o sódio.

25 OBRIGADO!!!


Carregar ppt "Componentes: Maílson Braga Marcell Barros Ricardo Figueiredo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google