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Banda Larga no Brasil e América Latina José Fernandes Pauletti

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Apresentação em tema: "Banda Larga no Brasil e América Latina José Fernandes Pauletti"— Transcrição da apresentação:

1 Banda Larga no Brasil e América Latina José Fernandes Pauletti
Presidente da Telemar Holding 16 Encuentro de las Telecomunicaciones Foro Iberoamericano de Banda Ancha Santander, 4 de setembro de 2002

2 O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Brasil - Comparação com Grandes Países Mais de 100 Milhões de Habitantes Mais de 3 Milhões de km2 Bangladesh Bangladesh Russia Russia Nigéria Nigéria India India Paquistão Australia Paquistão Indonesia Indonesia EUA Brasil Área: ,5 Km2 China Japão Canada Japão Canada Alemanha Alemanha POPULAÇÃO PIB Per Capta (PPP) Espanha Espanha Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro Oeste US$ US$ US$ US$ US$ US$ França França Italia Italia Reino Unido Reino Unido Mais de US$ 450 Bi de PIB Fonte: IBGE, Banco Mundial

3 Linhas instaladas (milhões)
SETOR DE TELECOM BRASILEIRO PRIVATIZAÇÃO / UNIVERSALIZAÇÃO TELEFONIA FIXA Linhas instaladas (milhões) TELEFONIA MÓVEL Usuários (milhões) Taxa de Penetração: 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 12,7 14,6 14,9 16,9 22,1 27,8 38,3 47,9 8,8 10,8 12,8 18,0 9,3% 10,4% 11,4% 13,6% 16,8% 23,1% 28,2% 7,5 6,4 5,6 5,1 Privatização 8,6% 0,5% 1,0% 1,7% 2,7% 17,0% 14,0% 9,1% 4,5% 0,75 2.7 7.4 4.4 15 7.2 23.2 9.6 28,7 12.8 1994 1995 1996 1998 1999 2000 2001 1997 2.1 1.2 1.6 0,6 Taxa de Penetração: Privatização Brasil Região Telemar Brasil Região Telemar Fonte: Anatel, IBGE

4 2o lugar - ranking nacional
TELEMAR O QUE FOI FEITO DESDE A PRIVATIZAÇÃO (JULHO 1998) Investimentos: R$ 17,4 bi pós-privatização Planta Instalada: (em milhares) jul/ dez/ cresc. Linhas Fixas % Tel. Públicos % Infra e Redes de Dados: Backbone (Km) Rede FR (municípios) Rede IP (municípios) Receitas: (em R$ bi) cresc. Receita Bruta , , % Telefonia Celular Lançamento: Jun/2002 A 1ª rede GSM da AL Contact Center Lançamento: 2001 2o lugar - ranking nacional Soluções de Outsourcing e Comunicações Corporativas Data Center

5 TELEMAR O QUE FOI FEITO DE UNIVERSALIZAÇÃO
Região Telemar - Domicílios com telefone fixo por faixa de renda (%) 1998 2001 89 99 80 91 82 61 42 10 A B C D A B C D Número de Domicílios (x 1000) 589 2.111 4.208 9.458 Renda PPP(US$) >4740 1581a 4740 633 a 1581 315 a 633 Fonte: Goldman Sachs, Anatel, Análise Equipe

6 A BANDA LARGA NO BRASIL E AMÉRICA LATINA
ADSL Brasil / A.L. ( ) (milhares) 3.696 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2.904 Brasil A Latina 2.260 2.149 1.763 1.450 1.314 905 834 545 398 262 95 78 ADSL Brasil / A.L. (2002) Brasil A Latina (restante) 65% 35% 67% 33% ADSL Cable ADSL / Cable - Brasil (2002) Fonte: Yankee Group, IDC

7 PENETRAÇÃO E FORMA DE ATENDIMENTO
BANDA LARGA NO BRASIL PENETRAÇÃO E FORMA DE ATENDIMENTO 2002 2006 Acesso Broadband Acesso à Internet Mercado potencial até (% da população) Serviço telefônico 7,4% 92,6% 78% Mercado não atendido até (% da população) 2% 22% 98%(1) Tempo (1) Situação em 2002 42%(2) 27% 60%(2) Atendimento com acessos individuais 73% Atendimento com acessos coletivos 40% 58% (2) Com utilização de suporte governamental Fonte: Yankee Group, Análise da equipe

8 3- Servir uma parte da população com padrões internacionais
BANDA LARGA NO BRASIL DESAFIOS 1- Incentivar o desenvolvimento de Banda Larga, em equilíbrio com as outras prioridades do país Acesso, conteúdos, aplicativos e equipamentos; Coordenação de todas as partes envolvidas. 2- Evitar o aumento do “Digital Divide” numa sociedade com graves desigualdades sociais e econômicas Utilização conjunta de acessos individuais e coletivos; Suporte governamental para difusão de acessos coletivos. 3- Servir uma parte da população com padrões internacionais Qualidade e preço.

9 Muito Obrigado


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