A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qual é a melhor via de parto para o feto prematuro?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qual é a melhor via de parto para o feto prematuro?"— Transcrição da apresentação:

1 Qual é a melhor via de parto para o feto prematuro?
Autores: Roberto Eduardo Bittar e Marcelo Zugaib FEMINA 2010;38: Apresentação: Daniel Rosendo, Rosenelle Araújo, Thayse Sandoval, Wilson Sandoval Brasília, 08 de junho de 2011

2 Introdução A via de parto adequada é motivo de discussões, independentemente da idade gestacional; Para o RN pré-termo, é importante evitar hipóxia perinatal e traumas durante o parto.

3 Metodologia Revisão da literatura entre janeiro de 1983 a abril de 2010 Bases de dados: Revisão Sistemática da Cochrane PubMed. Descritores: “mode of delivery”, “preterm delivery”, “cesarean delivery”, “vaginal delivery”, “preterm birth” e “vaginal versus cesarean.” Selecionados 21 artigos dos 261 encontrados

4 Apresentação cefálica
Maioria composta por estudos retrospectivos (e não randômicos). Outras críticas: a maioria destaca a influência da via de parto somente para prematuros extremos com peso inferior a 1.500g; não é feita a distinção entre as fases clínicas do trabalho de parto; os dados em relação a eventuais fatores de risco maternos e fetais são insuficientes; os grupos comparados geralmente diferem entre si.

5 Apresentação cefálica

6 Apresentação cefálica
Hemorragia intraventricular no recém-nascido pré-termo (I Congresso Sul-Brasileiro de Neonatologia, Cascavel, Paraná, 10-12/11/2010) Autor(es): Paulo R. Margotto       Clicar aqui!

7 Apresentação cefálica
Não há estudos que demonstrem que a compressão da cabeça fetal pela passagem do canal de parto seja responsável pela hemorragia intracraniana (HIC). Os resultados são variáveis. Ment et al (1995).: prospectivo e randômico Evidenciou que o corticoide antenatal e a cesárea protegem contra a HIC; Não tinha como objetivo inicial avaliar o efeito da via de parto sobre a incidência de HIC, mas o possível efeito protetor da indometacina pós-natal sobre a ocorrência da hemorragia.

8 Apresentação cefálica
A partir de 2005, dois estudos (EUA) sugeriram maiores benefícios neonatais com a realização da cesárea Limitações: retrospectivos, motivos da interrupção da gestação não esclarecidos A última análise sugere que a cesariana associou-se à redução da mortalidade neonatal quando praticada entre 22 e 25 semanas de fetos em apresentação cefálica, independentemente de outros fatores que possam ter indicado a cesárea.

9 Apresentação cefálica
Os prematuros extremos são mais vulneráveis ao trauma (lesões de partes moles, fraturas, lesões neurológicas e HIC). Mesmo com a realização da cesárea, cuidados especiais devem ser observados para não traumatizar esses fetos.

10 Apresentação cefálica
Malloy EUA (IG mais avançadas): Estudo retrospectivo Vaginal – casos; Cesárea – Avaliados morbidade e mortalidade neonatal para prematuros semanas Nesse grupo de prematuros, observou-se aumento do risco de morbimortalidade neonatal naquelas submetidas à operação cesariana. O autor atribui tais complicações a distúrbios de adaptação respiratória do recém-nascido.

11 Apresentação cefálica
Os dados de literatura são escassos Há dificuldades metodológicas de amostragens e de comparação de resultados de diferentes locais. Ainda não há evidências científicas suficientes para recomendar a cesárea com o intuito de melhorar a sobrevida e as complicações de prematuros em apresentação cefálica.

12 Apresentação Pélvica No TPP há maior probabilidade de encontrar um feto em apresentação pélvica. As evidências de que a via vaginal em apresentação pélvica traz maiores riscos perinatais do que a via abdominal são oriundas de antigos estudos retrospectivos Falta de estudos prospectivos e randômicos

13 Apresentação Pélvica Lee et al. observaram que a mortalidade neonatal foi três vezes menor com a cesárea do que com a via vaginal em recém-nascidos com peso entre e g.

14 Apresentação Pélvica Na apresentação pélvica, pode haver dificuldade na extração da cabeça Lesões traumáticas Hipóxia Sequelas neurológicas É importante facilitar extração fetal e evitar traumatismos durante cesárea

15 Apresentação Pélvica Revisão de 416 partos cesáreos encontrou resultados similares ao comparar a incisão segmentar transversa ou segmentocorporal. Incisão segmentocorporal é recomendada na ausência de segmento inferior adequado Considerar complementação da incisão transversa com incisão longitudinal em “T” invertido.

16 Conclusões Incerteza e controvérsia na escolha da via de parto do prematuro; Não há evidências científicas consistentes de que a prática da cesárea melhore a sobrevida ou diminua a morbidade neonatal.

17

18 Referências


Carregar ppt "Qual é a melhor via de parto para o feto prematuro?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google