A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação prévia do Grupo de Estudos em Conjuntura Econômica Vítor Wilher www.vitorwilher.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação prévia do Grupo de Estudos em Conjuntura Econômica Vítor Wilher www.vitorwilher.com."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação prévia do Grupo de Estudos em Conjuntura Econômica Vítor Wilher

2 Objetivo Formar um grupo de estudos voltado para a análise do comportamento de variáveis macroeconômicas, com foco na implementação da política monetária brasileira.

3 Benchmark

4 O início... Os integrantes deverão se familiarizar com uma pilha de modelos macroeconômicos, sempre tendo como foco a teoria da política monetária; Os integrantes deverão ter como hábito ficar por dentro do que está acontecendo em termos de conjuntura, seja acessando sites (IBGE, IPEA, BCB, IPEADATA, CAGED, FMI, Banco Mundial etc.) ou lendo jornais (Valor, The Economist, Financial Times).

5 Primeiras reuniões Mostrarei os modelos IS-LM e IS-LM-BP, bem como farei uma breve revisão dos modelos novo-keynesianos da década de 90, que dão suporte à operação da política monetária; Indicarei textos e livros a serem lidos por todos os integrantes; Mostrarei as fontes primárias de informação nas áreas relevantes.

6 E depois? Reuniões semanais para discussão de temas relevantes da conjuntura; Cada integrante ficará responsável por analisar uma área específica – podendo haver troca ao longo do tempo; Cada integrante atualizará planilhas em sua área que serão compartilhadas via dropbox para todos e produzirá conteúdo para futuro site Quando houver habilitação suficiente, o Grupo fará apresentações regulares para alunos de graduação e pós-graduação da UFF.

7 Áreas Nível de atividade; Política fiscal; Crédito; Setor externo; Economia internacional; Preços; Mercado de trabalho; Política monetária.

8 Nível de atividade Acompanhar o comportamento da produção industrial, do IBC-Br e do PIB Trimestral. Avaliar indicadores antecedentes e coincidentes, visando identificar como e quanto será o crescimento da economia brasileira.

9 Política fiscal Acompanhar o comportamento das contas públicas, tanto no que tange ao fluxo (déficit nominal, superávit primário...), quanto estoque (dívida bruta e líquida).

10 Crédito Acompanhar o comportamento da relação crédito/PIB, no que tange a fluxo, estoque, inadimplência, taxas de juros, prazos de maturação, solidez das instituições etc.

11 Setor externo Acompanhar o balanço de pagamentos (conta corrente e conta capital e financeira), acompanhar o fluxo cambial e as taxas de câmbio.

12 Economia internacional Acompanhar o comportamento da conjuntura internacional, com foco na economia americana, na zona do euro e na China.

13 Preços Acompanhar os índices de inflação no atacado e varejo, notadamente IGPs e IPCA. Verificar núcleos de inflação e montar um índice de difusão.

14 Mercado de trabalho Acompanhar o comportamento do mercado de trabalho em sua forma global. Verificar o comportamento da PIA e da PEA, bem como a migração entre uma e outra, além das taxas de crescimento.

15 Política monetária Analisar a operacionalidade da política monetária, ou seja, analisar e prever como o Banco Central irá calibrar a taxa básica de juros, dado o conjunto de informações previamente analisado pelo grupo.

16 Sistemática do grupo I As reuniões semanais servirão para discutir um tema de grande repercussão e/ou tirar dúvidas; Na semana de reunião do Copom, entretanto, cada um fará uma breve apresentação sobre sua área de atuação. A partir dessas análises, os integrantes do grupo darão sua opinião sobre o comportamento da Selic; Essas opiniões, bem como as apresentações, serão compiladas e um release será divulgado no site antes da divulgação da Selic pelo Copom.

17 Sistemática do grupo II Dada a proficiência de cada um na busca de informações nas fontes primárias, bem como a análise das mesmas, cada integrante estará livre para publicar no site uma análise a qualquer tempo sobre o tema que lhe convir; Um relatório contendo as análises e gráficos de cada serão compiladas trimestralmente, gerando uma impressão do grupo sobre o comportamento da economia brasileira, bem como sobre a operacionalidade da política monetária.

18 Perguntas?


Carregar ppt "Apresentação prévia do Grupo de Estudos em Conjuntura Econômica Vítor Wilher www.vitorwilher.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google