A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER"— Transcrição da apresentação:

1 TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER
Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) Emanoelle Freire Georgia Bezerra Gomes Joelma Maria Santos de Lira Pessoa Luzianne Evangelista Freires Samara Vasconcelos Alves Sobral-Ceará

2 Introdução Sobre a autora... Lauretta Bender (1897- 1987)
Neuropsiquiatra pediátrica; Infância; Surgimento do teste;

3 Introdução Influencia de Wertheimer; Campo da percepção X
Campo da personalidade Nove figuras; Resposta; Introdução

4 Introdução Utilização nos EUA;
Comportamento visomotor é uma habilidade; Mensuração percepto-motora obtida através de diferentes graus de complexidade e organização; Introdução

5 Introdução O que o teste solicita?
“Quando se vê e reproduz desenhos não se trata apenas de uma tarefa de aprendizagem já que a percepção dos estímulos e a resposta podem ter envolvimento com o funcionamento neurocerebral. “ Lauretta ,1955 apud Sisto, 2006 Introdução

6 Introdução Outros trabalhos – quantificar os dados;
Surgiram vários sistemas de correção; Mais recente: Posada, 2002. Utilização no Brasil; Novo sistema de correção: Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG); Introdução

7 Introdução Experiência – 1052 crianças; 6 e 10 anos de idade;
Individual e coletiva; Modelo de Rasch; Aumenta a habilidade aumenta a probabilidade; Introdução

8 Introdução Evidências de validade:
- Funcionamento diferencial do item (DIF); - Dificuldade de aprendizagem; - Precisão e a consistência do Sistema de Pontuação Gradual do Bender (B-SPG)

9 Introdução Aplicação: Uso do manual; Ambiente; Temperatura
Iluminação e ventilação adequada; Rapport;

10 Aplicando o Teste de Bender
• Sujeito: E.M.S.S. 10 anos, sexo masculino • Escolha do sujeito • Preparação do aplicador • “Entrevista” Inicial

11 Aplicando o Teste de Bender
Aplicação: 30 de Maio de 2010 Descrição do ambiente Materiais utilizados Após a leitura das instruções o sujeito não demonstrou nenhuma expectativa em relação a testagem.

12 Aplicando o Teste de Bender
As figuras que compõe o teste de Bender foram sendo mostradas de acordo com as normas de aplicação, com base na Folha de Interpretação. O sistema de correção (Sistema de Pontuação Gradual P-SPG) atribui escores de zero a três, sendo zero o de melhor reprodução e três pontos o de pior.

13 Folha de Interpretação B-SPG

14 Reprodução do sujeito Figuras correspondentes a cor azul

15 Reprodução do sujeito Figuras correspondentes a cor verde

16 Reprodução do sujeito Figuras correspondentes a cor laranja

17 Analisando os dados

18 Síntese Está no percentil 2, sendo que 98% da amostra estudada apresentam escore pior. Está no quartil superior (0-25).

19 Conclusão Experiência muito rica e estimulante para a aprendizagem das habilidades numa avaliação psicológica. Inicialmente estávamos um pouco temerosas. SPG apresenta uma gama de figuras possíveis para cada pontuação, com a pretensão de garantir sua validade. Resultado e interpretação do teste leva em consideração o grau de deformação das figuras e alguns comportamentos emitidos pelo sujeito no momento da testagem.

20 Conclusão O teste deve levar em consideração também os outros diversos contextos em que o sujeito está inserido, além da idade, pois tais contextos, acreditamos, influenciam no resultado da testagem. O teste quando aplicado fora do contexto clínico pode ter outras finalidades. Assim, acreditamos que o problema da testagem, muitas vezes, não está centrado em como é aplicado, mas para quem serve.

21 Referências bibliográficas
PASQUALI, Luiz. Técnicas de Exame Psicológico TEP. Casa do Psicólogo, São Paulo,   SISTO, F. F, NORONHA, A. P. P. & SANTOS, A. A. A. Teste Gestáltico Visomotor de Bender: Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) - Manual. São Paulo:Vetor, 2006.

22 Obrigada!!!


Carregar ppt "TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google