Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTainá Sol Alterado mais de 9 anos atrás
1
Período – 16/08 a 15/09/2011 Acompanhamento de Projetos Plano da Ação da COGEF 2011-2012 Em 20/09/2011
2
De estados que executam ações de modernização isoladas e independentes Para ações alinhadas Para ações em cooperação e coordenadas no tempo Para ações integradas e com sinergias Ações alinhadas, coordenadas e em cooperação gerarão resultados transformadores para as administrações fiscais dos estados e DF.... Mas esses resultados dependem de nossa dedicação e comprometimento.
3
3 Painel Consolidado para Acompanhamento de Projetos Data alvo - Jun/2012 Evolui conforme planejado Ponto de atenção Em atraso. Exige ação imediata ProjetosSituação* 1. Trilhas de capacitação para PROFISCO - GDFAZEm contratação 2. Prospecção e de SW para gestão de programas e projetosEm execução 3. Metodologia de avaliação do PROFISCOEm contratação 4. GpR - Oficinas em Gestão para ResultadosEm contratação 5. SEFAZ Nacional - ENCATEm contratação 6. Regras de convergência contábeis IPSAS - GEFINEm contratação 7. Disseminação de regras contábeis de receita - Fórum FiscalEm contratação 8. ITCF- Índice de Transparência da Cidadania e Gestão FiscalEm contratação 9. Treinamentos em Gestão de Projetos com ENAPEm contratação 10. ARP - Contratações de Bens &Serviços p Fiscalização de Mercadorias em TrânsitoEm execução 11. ARP - Contratações de Bens e Serviços p Fiscalização de EstabelecimentoEm execução 12. Agilizar licitaçõesA ser iniciado * Legenda
4
4 Acompanhamento detalhado 1. Trilhas de capacitação para PROFISCO – GDFAZ 2. Progressos/Entregas (último mês) Inicialmente modelamos um TdR para a contratação de consultor de individual, mas encontramos dificuldades no mercado. Assim, decidimos contratar na modalidade PJ. Fizemos as adaptações nos documentos de licitação (5) para o formato de PJ, concluído em 16/07. Enviamos documento de Solicitação para Manifestação de Interesse para publicação no site do CONFAZ em 16/07. Inicialmente modelamos um TdR para a contratação de consultor de individual, mas encontramos dificuldades no mercado. Assim, decidimos contratar na modalidade PJ. Fizemos as adaptações nos documentos de licitação (5) para o formato de PJ, concluído em 16/07. Enviamos documento de Solicitação para Manifestação de Interesse para publicação no site do CONFAZ em 16/07. Data alvo para a publicação da Solicitação de Manifestação de Interesse (SMI) é 22/09 e recebimento de respostas em 29/09. Data alvo para finalizar contratação - 25/10. Início dos trabalhos previsto - 01/11. Apresentação de evolução - 14ª reunião – dez 2011. Apresentação final – 15ª reunião - março de 2012. Data alvo para a publicação da Solicitação de Manifestação de Interesse (SMI) é 22/09 e recebimento de respostas em 29/09. Data alvo para finalizar contratação - 25/10. Início dos trabalhos previsto - 01/11. Apresentação de evolução - 14ª reunião – dez 2011. Apresentação final – 15ª reunião - março de 2012. 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los Garantir publicação da SMI (presidente) Obter 3 respostas na MI (Milton) Conseguir contratar boa empresa (Comissão Avaliação) Envolvimento dos estados (todos) Perda do foco (líder) Relacionamento com GDFAZ (líder). Garantir publicação da SMI (presidente) Obter 3 respostas na MI (Milton) Conseguir contratar boa empresa (Comissão Avaliação) Envolvimento dos estados (todos) Perda do foco (líder) Relacionamento com GDFAZ (líder). 1. Objetivo / entregáveis Montar a Matriz de Competências dos funcionários para o grupo fisco. Desenhar as trilhas de capacitação em função da matriz de competências. Prazo de 18 semanas Montar a Matriz de Competências dos funcionários para o grupo fisco. Desenhar as trilhas de capacitação em função da matriz de competências. Prazo de 18 semanas Líder para TdR: Milton Costa (RS) Líder para execução : a ser definido
5
5 Acompanhamento detalhado 2. Prospecção de SW para gestão de programas e projetos 2. Progressos/Entregas (último mês) Foi contratado o consultor José Torquato, experiente profissional, com ampla experiência em gerenciamento de projetos e avaliação de ferramentas de GP. Realizado workshop de alinhamento sobre requisitos a serem avaliados com 9 estados, em reunião que foi realizada em Brasília, 23 e 24/08. Avaliação de seis ferramentas de mercado, com características distintas: envolvendo gerenciamento de projetos, programas e portifólios com produtos nacionais e internacionais. Foi contratado o consultor José Torquato, experiente profissional, com ampla experiência em gerenciamento de projetos e avaliação de ferramentas de GP. Realizado workshop de alinhamento sobre requisitos a serem avaliados com 9 estados, em reunião que foi realizada em Brasília, 23 e 24/08. Avaliação de seis ferramentas de mercado, com características distintas: envolvendo gerenciamento de projetos, programas e portifólios com produtos nacionais e internacionais. Apresentação da avaliação final de seis ferramentas na 13ª reunião – set 2011. Desenvolvimento de especificações para TdR. Avaliação de mais três ferramentas. Entrega do relatório final em 10/10. Apresentação da avaliação final de seis ferramentas na 13ª reunião – set 2011. Desenvolvimento de especificações para TdR. Avaliação de mais três ferramentas. Entrega do relatório final em 10/10. 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los Consultor não conseguir concluir o trabalho. A princípio o risco é muito baixo, pois estamos acompanhando os trabalhos do consultor. Consultor não conseguir concluir o trabalho. A princípio o risco é muito baixo, pois estamos acompanhando os trabalhos do consultor. 1. Objetivo / entregáveis Prospectar e avaliar ferramentas de mercado que suportem o gerenciamento de projetos, portifólios e programas Prospectar e avaliar ferramentas de mercado que suportem o gerenciamento contábil e financeiro de programas, tal como o PROFISCO. Desenvolver especificações para termo de referência que ajudará aos estados contratarem suas soluções. A meta é entregar esses produtos até 21/09/2011. Prospectar e avaliar ferramentas de mercado que suportem o gerenciamento de projetos, portifólios e programas Prospectar e avaliar ferramentas de mercado que suportem o gerenciamento contábil e financeiro de programas, tal como o PROFISCO. Desenvolver especificações para termo de referência que ajudará aos estados contratarem suas soluções. A meta é entregar esses produtos até 21/09/2011. Líder: Thaner (MS)
6
6 Acompanhamento detalhado 3. Metodologia para avaliação do PROFISCO 2. Progressos/Entregas (último mês) Elaborado TdR para a contratação de consultor individual. Feita uma pesquisa de mercado para identificar consultores qualificados. Enviado convite para 3 consultores. Até 16/09, dois haviam respondido. Elaborado TdR para a contratação de consultor individual. Feita uma pesquisa de mercado para identificar consultores qualificados. Enviado convite para 3 consultores. Até 16/09, dois haviam respondido. Concluir contratação - 7/10 Apresentação de evolução - 14ª reunião. Conclusão estimada -. Concluir contratação - 7/10 Apresentação de evolução - 14ª reunião. Conclusão estimada -. 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los Não conseguir contratar. Não conseguir participação dos estados. Indicadores mapeados não serem representativos ou não medirem a efetividade de programas de modernização. Não conseguir atualizar dados Não conseguir contratar. Não conseguir participação dos estados. Indicadores mapeados não serem representativos ou não medirem a efetividade de programas de modernização. Não conseguir atualizar dados 1. Objetivo / entregáveis Acordar metodologia de avaliação, identificar outras bases de dados disponíveis nos Estados Construir a Matriz de indicadores (inclusão de indicadores da condição de elegibilidade PROFISCO). Acordar metodologia de avaliação, identificar outras bases de dados disponíveis nos Estados Construir a Matriz de indicadores (inclusão de indicadores da condição de elegibilidade PROFISCO). Líder para TdR: Soraya Naffah (MG) Líder para execução : a ser definido
7
7 Acompanhamento detalhado 4. Oficinas de Gestão para Resultados 2. Progressos/Entregas (último mês) Elaborados documento s para contratação de consultoria PJ. Realizada pesquisa e identificados 3 consultores. Enviamos documento de Solicitação para Manifestação de Interesse para publicação no site do CONFAZ em 09/09. Elaborados documento s para contratação de consultoria PJ. Realizada pesquisa e identificados 3 consultores. Enviamos documento de Solicitação para Manifestação de Interesse para publicação no site do CONFAZ em 09/09. Data alvo para a publicação da Solicitação de Manifestação de Interesse (SMI) é 22/09 e recebimento de respostas em 29/09. Data alvo para finalizar contratação - 25/10. Início dos trabalhos previsto - 01/11. Seminários a serem realizados na 14ª, 15ª e 16ª reuniões da COGEF sobre as disciplinas dos entregáveis, acima descritos. Data alvo para a publicação da Solicitação de Manifestação de Interesse (SMI) é 22/09 e recebimento de respostas em 29/09. Data alvo para finalizar contratação - 25/10. Início dos trabalhos previsto - 01/11. Seminários a serem realizados na 14ª, 15ª e 16ª reuniões da COGEF sobre as disciplinas dos entregáveis, acima descritos. 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los Não conseguir contratar. Não conseguir participação dos estados. Não conseguirmos realizar seminários, conforme planejado. Não conseguirmos envolver o semeador adequado para cada estado. Não conseguir contratar. Não conseguir participação dos estados. Não conseguirmos realizar seminários, conforme planejado. Não conseguirmos envolver o semeador adequado para cada estado. 1. Objetivo / entregáveis Promover nivelamento conceitual sobre gestão para resultados; Avaliar o grau de implantação e a qualidade dos modelos de gestão para resultados; Consolidar plano de implantação de GpR nos estados; Elaborar TdR para contratação de GpR; Elaborar insumos para planejamento estratégico da COGEF; Elaborar modelo de monitoramento e avaliação dos planos de execução. Líder: a ser definido
8
8 Acompanhamento detalhado 5. SEFAZ Nacional – parceria com ENCAT 2. Progressos/Entregas (último mês) Realizadas várias reuniões com empresas e instituições para validação de escopo, entendimento, validação de metodologias visando a contratação de consultoria que poderão nos ajudará nos trabalhos. Realizadas várias reuniões com empresas e instituições para validação de escopo, entendimento, validação de metodologias visando a contratação de consultoria que poderão nos ajudará nos trabalhos. Concluir discussões e validações de escopo com empresas e instituições de mercado até 27/09. Preparar documentos licitatórios até 29/09 Enviar SMI para publicação no site do CONFAZ – 30/09 A meta é realizar a contratação até o dia 25/10. Início dos trabalhos em 01/11/2011 e duração de 4 meses. Concluir discussões e validações de escopo com empresas e instituições de mercado até 27/09. Preparar documentos licitatórios até 29/09 Enviar SMI para publicação no site do CONFAZ – 30/09 A meta é realizar a contratação até o dia 25/10. Início dos trabalhos em 01/11/2011 e duração de 4 meses. 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los Ajuste de preço / escopo / competências que está sendo conduzido pela COGEF e ENCAT em função das discussões com o mercado. Perda do foco; Alinhar o relacionamento com os diversos atores; Ajuste de preço / escopo / competências que está sendo conduzido pela COGEF e ENCAT em função das discussões com o mercado. Perda do foco; Alinhar o relacionamento com os diversos atores; 1. Objetivo / entregáveis Avaliar uso do SPED pelos estados ; desenhar visão de futuro com processos, ferramentas, sistemas de informações e capacitação de pessoal que devem evoluir de forma integrada; avaliação de cenários ; desenho de modelo de negócio e modelo institucional para a SEFAZ Nacional. Realizar apresentação final na reunião do CONFAZ de março 2012. Avaliar uso do SPED pelos estados ; desenhar visão de futuro com processos, ferramentas, sistemas de informações e capacitação de pessoal que devem evoluir de forma integrada; avaliação de cenários ; desenho de modelo de negócio e modelo institucional para a SEFAZ Nacional. Realizar apresentação final na reunião do CONFAZ de março 2012. Líder: André Cordeiro (BA)
9
9 Acompanhamento detalhado 6. Regras de convergências às IPSAS – parceria com GEFIN 2. Progressos/Entregas (último mês) Inicialmente modelamos um TdR para a contratação de consultor de individual, mas encontramos dificuldades no mercado. Assim, decidimos contratar na modalidade PJ. Fizemos as adaptações nos documentos de licitação (5) para o formato de PJ, concluído em 16/07. Inicialmente modelamos um TdR para a contratação de consultor de individual, mas encontramos dificuldades no mercado. Assim, decidimos contratar na modalidade PJ. Fizemos as adaptações nos documentos de licitação (5) para o formato de PJ, concluído em 16/07. Haverá uma reunião no Rio, em 20/09, envolvendo COGEF + GEFIN para avaliação da dos cenários e definição final sobre o produto. Publicar SMI no site do CONFAZ – 28/09 Receber respostas até 07/10. Concluir contratação até A meta é contratar solução até 31/10. Duração estimada em 20 semanas. Haverá uma reunião no Rio, em 20/09, envolvendo COGEF + GEFIN para avaliação da dos cenários e definição final sobre o produto. Publicar SMI no site do CONFAZ – 28/09 Receber respostas até 07/10. Concluir contratação até A meta é contratar solução até 31/10. Duração estimada em 20 semanas. 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los Não conseguir contratar o que se deseja com o orçamento definido. Envolvimento dos estados. Perda do foco. Não conseguir contratar o que se deseja com o orçamento definido. Envolvimento dos estados. Perda do foco. 1. Objetivo / entregáveis Elaborar diagnóstico e plano de implementação da convergência às IPSAS ), compreendendo: (i) diagnóstico da situação dos Estados e DF; (ii) Propor soluções quanto à implementação; (iii) Propor soluções quanto aos sistemas contábeis em operação nas Unidades da Federação. Elaborar diagnóstico e plano de implementação da convergência às IPSAS ), compreendendo: (i) diagnóstico da situação dos Estados e DF; (ii) Propor soluções quanto à implementação; (iii) Propor soluções quanto aos sistemas contábeis em operação nas Unidades da Federação. Líder: a ser definido
10
10 Acompanhamento detalhado 7. Disseminação das regras contábeis da Receita – Fórum Fiscal 2. Progressos/Entregas (último mês) Montado o planejamento do seminário para a divulgação. Montada a parceria com ESAF que será contratada para prover a infraestrutura e recursos humanos para os dois eventos. Montado o planejamento do seminário para a divulgação. Montada a parceria com ESAF que será contratada para prover a infraestrutura e recursos humanos para os dois eventos. Realizar seminário. Acompanhar o processo burocrático de contratação com Daniela e Eider (ESAF). Eider encaminhará o Projeto da ESAF com os valores fixados para a realização do evento. O seminário será entre 31/10 a 03/11. Realizar seminário. Acompanhar o processo burocrático de contratação com Daniela e Eider (ESAF). Eider encaminhará o Projeto da ESAF com os valores fixados para a realização do evento. O seminário será entre 31/10 a 03/11. 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los Acontecer algum problema na contratação da ESAF. 1. Objetivo / entregáveis Ampliar a participação dos Estados na elaboração do Manual de procedimentos contábeis relativos aos tributos estaduais em convergência as normas internacionais de contabilidade (tributário e financeiro) Realizar um seminário nacional. Ampliar a participação dos Estados na elaboração do Manual de procedimentos contábeis relativos aos tributos estaduais em convergência as normas internacionais de contabilidade (tributário e financeiro) Realizar um seminário nacional. Líder:
11
11 Acompanhamento detalhado 8. ITCF – Índice de Transparência e Cidadania Fiscal 2. Progressos/Entregas (último mês) Elaborados documento s para contratação de consultoria PJ. Mapeadas as instituições que podem trabalhar no projeto. Enviamos documento de Solicitação para Manifestação de Interesse para publicação no site do CONFAZ em 09/09. Elaborados documento s para contratação de consultoria PJ. Mapeadas as instituições que podem trabalhar no projeto. Enviamos documento de Solicitação para Manifestação de Interesse para publicação no site do CONFAZ em 09/09. Data alvo para a publicação da Solicitação de Manifestação de Interesse (SMI) é 22/09 e recebimento de respostas em 29/09. Data alvo para finalizar contratação - 25/10. Início dos trabalhos previsto - 01/11. Trabalhos serão realizados ao longo de seis meses, com datas alvo para apresentações de evolução na 15ª reunião e final na 16ª reunião. Data alvo para a publicação da Solicitação de Manifestação de Interesse (SMI) é 22/09 e recebimento de respostas em 29/09. Data alvo para finalizar contratação - 25/10. Início dos trabalhos previsto - 01/11. Trabalhos serão realizados ao longo de seis meses, com datas alvo para apresentações de evolução na 15ª reunião e final na 16ª reunião. 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los Não conseguirmos contratar a consultoria adequada. A abordagem dos assuntos descolarem da pesquisa aplicada; Não envolvimento dos estados. Não conseguirmos contratar a consultoria adequada. A abordagem dos assuntos descolarem da pesquisa aplicada; Não envolvimento dos estados. 1. Objetivo / entregáveis Construção do ITCF que medirá e difundirá as boas práticas entre as administrações fiscais, em quatro perspectivas: qualidade e simplicidade da legislação tributária; transparência e inteligibilidade dos critérios de aplicação / interpretação da legalidade na orientação preventiva do contribuinte; transparência e clareza de informações (publicidade dos julgados) e grau de contenciosidade fiscal; transparência e exposição de informações nos sites sobre arrecadação e gasto público. Construção do ITCF que medirá e difundirá as boas práticas entre as administrações fiscais, em quatro perspectivas: qualidade e simplicidade da legislação tributária; transparência e inteligibilidade dos critérios de aplicação / interpretação da legalidade na orientação preventiva do contribuinte; transparência e clareza de informações (publicidade dos julgados) e grau de contenciosidade fiscal; transparência e exposição de informações nos sites sobre arrecadação e gasto público. Líder: a ser definido
12
12 Acompanhamento detalhado 9. Treinamentos em Gestão de Projetos - ENAP 2. Progressos/Entregas (último mês) Foi solicitado a ENAP uma proposta de curso em Gerenciamento de Projetos. O processo de contratação está em andamento e para ENAP Foi solicitado a ENAP uma proposta de curso em Gerenciamento de Projetos. O processo de contratação está em andamento e para ENAP A ENAP, na pessoa do Sr. Sebastião David Neves encaminhará até o dia 16/09 uma proposta de metodologia e valores para a realização do curso. Definir na plenária da COGEF a possível data para realização do C urso. A ENAP, na pessoa do Sr. Sebastião David Neves encaminhará até o dia 16/09 uma proposta de metodologia e valores para a realização do curso. Definir na plenária da COGEF a possível data para realização do C urso. 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los Não conseguirmos contratar o que se deseja com o orçamento definido. Não obter quórum desejável para o fechamento de 2 turmas (60 participantes). Não conseguirmos contratar o que se deseja com o orçamento definido. Não obter quórum desejável para o fechamento de 2 turmas (60 participantes). 1. Objetivo / entregáveis Realização de curso presencial em Gerenciamento de Projetos com a ENAP, com 2 turmas de 30 pessoas fechadas para o PROFISCO Realização de curso presencial em Gerenciamento de Projetos com a ENAP, com 2 turmas de 30 pessoas fechadas para o PROFISCO Líder: Daniela
13
13 Acompanhamento detalhado 10. ARP - GT 5 - Contratações de Bens e Serviços para a Fiscalização de Mercadorias em Trânsito 2. Progressos/Entregas (último mês) Montado o GT envolvendo os estados : BA, MA,..... Estabelecida uma parceria com o ENCAT com a indicação do colega Damazio (MA). Selecionados dois produtos para abordagem do grupo: os processos e ferramentas do COE – Centro de Operações Estaduais e Equipamentos para aparelhar as UM e postos fiscais. Montado o GT envolvendo os estados : BA, MA,..... Estabelecida uma parceria com o ENCAT com a indicação do colega Damazio (MA). Selecionados dois produtos para abordagem do grupo: os processos e ferramentas do COE – Centro de Operações Estaduais e Equipamentos para aparelhar as UM e postos fiscais. 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los 1. Objetivo / entregáveis Especificar termos de referência para a aquisição de bens e serviços par ao processo de fiscalização de mercadorias em trânsito. Apresentação final prevista para 14ª reunião anual da COGEF, dezembro de 2011. Especificar termos de referência para a aquisição de bens e serviços par ao processo de fiscalização de mercadorias em trânsito. Apresentação final prevista para 14ª reunião anual da COGEF, dezembro de 2011. Líder: Lícia Mascarenhas (RJ)
14
14 Acompanhamento detalhado 11. ARP - GT 6 - Contratações de Bens e Serviços para a Fiscalização de Estabelecimentos 2. Progressos/Entregas (último mês) Constituído grupo de trabalho com representantes dos estados de PA, RS, PI, BA, SE, PE e PR. Constituído grupo de trabalho com representantes dos estados de PA, RS, PI, BA, SE, PE e PR. 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los Demora Demora 1. Objetivo / entregáveis Especificar recomendações para subsidiar termos de referência para a aquisição de bens e serviços par ao processo de fiscalização de mercadorias em trânsito. Apresentação final prevista para 14ª reunião anual da COGEF, dezembro de 2011. Especificar recomendações para subsidiar termos de referência para a aquisição de bens e serviços par ao processo de fiscalização de mercadorias em trânsito. Apresentação final prevista para 14ª reunião anual da COGEF, dezembro de 2011. Líder: Mona Lygia (PE)
15
15 Acompanhamento detalhado 12. Agilizar licitações 2. Progressos/Entregas (último mês) Eleger líder; Alinhar com área de licitações do Banco; Desenvolver questionário para pesquisa inicial; Aplicar pesquisa inicial Eleger líder; Alinhar com área de licitações do Banco; Desenvolver questionário para pesquisa inicial; Aplicar pesquisa inicial 3. Próximos Passos/Entregas (próximo mês) 4. Problemas/Riscos e como mitigá-los 1. Objetivo / entregáveis Aplicar pesquisa inicial para medirmos os tempos médios de licitação dos estados – tempo total e tempos das diversas fases de processo, por tipo de licitação. – autoavaliação. Estabelecer, em conjunto com o Banco, um desempenho eficiente teórico (benchmark) e Avaliar o desempenho de cada estado com relação à referência teórica; Realizar oficinas com os estados procurando identificar os motivos dos sucessos e erros e sensibilizá-los para a aplicação de mudanças em seus processos desenvolvendo um plano de ação; Promover anualmente auto-avaliações de desempenho dos estados que participaram das oficinas como forma de verificar se ações geraram os resultados esperados. Aplicar pesquisa inicial para medirmos os tempos médios de licitação dos estados – tempo total e tempos das diversas fases de processo, por tipo de licitação. – autoavaliação. Estabelecer, em conjunto com o Banco, um desempenho eficiente teórico (benchmark) e Avaliar o desempenho de cada estado com relação à referência teórica; Realizar oficinas com os estados procurando identificar os motivos dos sucessos e erros e sensibilizá-los para a aplicação de mudanças em seus processos desenvolvendo um plano de ação; Promover anualmente auto-avaliações de desempenho dos estados que participaram das oficinas como forma de verificar se ações geraram os resultados esperados. Líder: a ser definido
16
Final da apresentação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.