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Ferramentas para Inteligência Competitiva

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Apresentação em tema: "Ferramentas para Inteligência Competitiva"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas para Inteligência Competitiva
por Stanley Loh

2 Introdução “Empreendedor não precisa de um consultor para tudo; precisa de ferramentas adequadas.” Jack Welch: vantagem competitiva se consegue com: a) aprender + rápido que a concorrência b) transformar + rápido este conhecimento em ações Pequenas empresas também podem fazer Inteligência Competitiva Utilização de ferramentas de baixo custo ou grátis Fontes de informação PÚBLICAS FÁCEIS DE ACESSAR DE BAIXO CUSTO CONFIÁVEIS DETALHADAS KM RS SBGC-RS

3 Introdução IC não é espionagem Uso de fontes públicas de informações
Coleta ética de informações KM RS SBGC-RS

4 Objetivos da IC (resumo)
Monitorar o mercado e os concorrentes: Descobrir concorrentes novos ou potenciais Analisar suas estratégias Antecipar as ações dos concorrentes Avaliar e ANTECIPAR mudanças no mercado Nos concorrentes Nos fornecedores Nos clientes Na economia nacional ou global Na política Na legislação, normas KM RS SBGC-RS

5 Perguntas-Chave Quem são os players?
Quais são os produtos ou serviços similares? Quais são as estratégias dos concorrentes? serviços adicionais, localização, distribuição, promoções áreas e montantes de investimentos aquisições e fusões Quais as mudanças de estratégias ? preços produtos novos produtos descontinuados posicionamento físico KM RS SBGC-RS

6 Perguntas-Chave O que está acontecendo ou pode acontecer com o mercado: Market-share Entrada de novos players Quem está crescendo Quem está perdendo força Por quê? Tecnologias ou inovações que estão surgindo ou podem surgir para afetar o mercado KM RS SBGC-RS

7 Perguntas-Chave O que o mercado acha de nós?
Outras organizações, clientes, sociedade em geral O que estão falando Bem ou mal? KM RS SBGC-RS

8 Ferramentas para IC Coleta de Informações Armazenamento Análise
Monitoramento Disseminação KM RS SBGC-RS

9 Fontes de informações Impressas: Congressos e feiras Eventos públicos
jornais e revistas publicidade em geral folders e manuais de concorrentes Congressos e feiras Eventos públicos Bases de patentes Cadastros de associações: Sebrae, Assoc. Empresariais, CDL etc Web tudo acima + … KM RS SBGC-RS

10 Web como fonte de Informações
Estatísticas IDC: cinco em seis pequenas empresas deverão ter uma página na Internet até 2009 WBI: Web está à frente do rádio como fonte de notícias políticas (20% dos americanos usaram) IBGE: a Internet passou a ser usada por 46% das empresas como fonte de informações para decisões sobre a inovação de produtos e processos produtivos (em relação aos 33,1% de 2000) KM RS SBGC-RS

11 Web como fonte de Informações
Tipos de fontes/informações: Sites de concorrentes Bases de patentes Notícias Comunidades e redes sociais Sites de reclamações Mecanismos de busca Blogs, fóruns de discussão, comentários Site específicos: Portais horizontais (sobre um assunto) Congressos, feiras, divulgações KM RS SBGC-RS

12 Ferramentas

13 Qual a imagem da empresa?
Perante clientes e sociedade Coletar conhecimento do Cliente Conhecimento tácito  textos Aplicação de ferramentas de Text Mining Estatística sobre conceitos/temas citados KM RS SBGC-RS

14 Text Mining (Mineração de Textos)
Software Text Mining Suite ( KM RS SBGC-RS

15 Text Mining (Mineração de Textos)
KM RS SBGC-RS

16 Text Mining (Mineração de Textos)
KM RS SBGC-RS

17 Text Mining (Mineração de Textos)
KM RS SBGC-RS

18 Text Mining (Mineração de Textos)
Outras aplicações Análise de notícias Análise de currículos Marketing político ou pessoal KM RS SBGC-RS

19 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?”
(texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS SBGC-RS

20 Pesquisas Este é o líder de mercado. A marca a ser batida !
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS SBGC-RS

21 Pesquisas Este perdeu força. Não mete mais medo...
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS SBGC-RS

22 Pesquisas Este está crescendo. Cuidado !!!
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS SBGC-RS

23 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?”
(texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Gente nova no pedaço ! Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS SBGC-RS

24 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?”
(texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem Nosso produto estagnado ... 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS SBGC-RS

25 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e
por quê?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM RS SBGC-RS

26 Pesquisas É o nosso diferencial !
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM RS SBGC-RS

27 Pesquisas Lembra o líder de mercado ?
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM RS SBGC-RS

28 Pesquisas Oportunidade para crescer
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM RS SBGC-RS

29 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e
por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Isto é novidade !!! Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM RS SBGC-RS

30 Mecanismos de Busca Encontrar empresas concorrentes
Encontrar produtos/serviços similares Como realizar pesquisas? Conhecer funcionalidades Conhecer estrutura interna Conhecer esquema de pontuação para o ranking final Saber selecionar as palavras adequadas Mais da metade das consultas são refeitas KM RS SBGC-RS

31 Sites de Concorrentes Implicitamente descrevem estratégias e táticas
Produtos e serviços oferecidos Novidades: Releases e notícias Investimentos (foco momentâneo) KM RS SBGC-RS

32 Sites de Fornecedores Quem são os clientes?
Exemplo: Software de segurança para internet banking KM RS SBGC-RS

33 Outros Sites Especializados
Congressos Feiras Revistas especializadas KM RS SBGC-RS

34 Sites de Notícias Quem mais aparece Associado a que temas
Qual o tipo de informação novidades, investimentos, parcerias, pessoas Ex: Google News Brasil Busca por palavras-chave KM RS SBGC-RS

35 Clipping ou Filtragem Recuperação de partes de documentos
Recuperação seletiva: baseado em consulta fixa ou perfil do usuário Pushing: enviar para a pessoa automaticamente ( , celular) KM RS SBGC-RS

36 Alertas Avisar usuário quando chegar algo novo de seu interesse
Notícias Produtos Outros Serviços privados específicos para alguns sites KM RS SBGC-RS

37 KM RS SBGC-RS

38 Web Monitor Acesso livre em: http://www.intext.com.br/webmonitor/
Usuário cadastra site (pode ser atalho) Sistema avisa quando algo alterou evita usuário ter que entrar todo dia no site Avisa se houver mudança e encontrar alguma palavra-chave (bom para notícias) Ainda não avisa o que mudou futuro: avisar somente o que mudou KM RS SBGC-RS

39 Web Monitor KM RS SBGC-RS

40 Web Monitor - Aplicações
Páginas específicas dos concorrentes Produtos, promoções, preços Licitações e editais Notícias KM RS SBGC-RS

41 Base de Patentes http://www.uspto.gov/patft/index.html
Busca por diversos atributos Ver slide seguinte KM RS SBGC-RS

42 Busca no Google KM RS SBGC-RS

43 Busca no Google KM RS SBGC-RS

44 INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial KM RS SBGC-RS

45 INPI Pesquisar Base de Patentes KM RS SBGC-RS

46 INPI KM RS SBGC-RS

47 INPI KM RS SBGC-RS

48 Análise de Reclamações
KM RS SBGC-RS

49 KM RS SBGC-RS

50 KM RS SBGC-RS

51 KM RS SBGC-RS

52 Análise de Publicações Científicas
Google Acadêmico Scholar.google.com.br Citeseer Descobrir áreas de P&D dos concorrentes Descobrir parcerias acadêmicas KM RS SBGC-RS

53 Artigos Científicos KM RS SBGC-RS

54 Google Acadêmico KM RS SBGC-RS

55 CiteSeer KM RS SBGC-RS

56 Sistemas de Informações Geográficas (GIS)

57 Google Maps Melhor caminho: rota no mapa, cálculo de distância e tempo, e descrição textual de como chegar KM RS SBGC-RS

58 Google Maps Refazer caminho passando por ponto especificado
KM RS SBGC-RS

59 Sistemas de Informações Geográficas
Geomarketing: encontrar melhor local para filial perto de locais “verdes” longe de locais “vermelhos” KM RS SBGC-RS

60 GIS – Encontrando entidades
Wikimapia Criado por colaboração Google Maps maps.google.com KM RS SBGC-RS

61 Wikimapia KM RS SBGC-RS

62 Google Maps KM RS SBGC-RS

63 Assistentes Virtuais

64 Assistentes Virtuais KM RS SBGC-RS

65 Assistentes Virtuais Respostas em formato natural Base de Conhecimento
Respostas precisas Interação com clientes (marketing) Ofertas Fortalecer marca Estatística de temas mais perguntados KM RS SBGC-RS

66 Intext Crawler http://www.intext.com.br/crawler.php
Captura textos de páginas na Web Não somente na página inicial, mas entra também em subníveis KM RS SBGC-RS

67 Text Mining Suite Analisa palavras comuns e exclusivas entre textos
Para Inteligência Competitiva Comparar textos entre sites concorrentes Ou entre especificações concorrentes Versão de desmonstração (free) disponível em Associado com InText Crawler (para captura de textos de sites) KM RS SBGC-RS

68 TMS para Inteligência Competitiva
KM RS SBGC-RS

69 TMS para Inteligência Competitiva
KM RS SBGC-RS

70 TMS para Inteligência Competitiva
KM RS SBGC-RS

71 TMS para Inteligência Competitiva
KM RS SBGC-RS

72 TMS para Inteligência Competitiva
Exemplos de aplicações: Comparar especificações de produtos concorrentes Comparar análises ou opiniões sobre produtos ou empresas concorrentes Mensagens extraídas de blogs e fóruns Comparação de grupos de notícias (sobre produtos ou empresas concorrentes) KM RS SBGC-RS

73 TMS para Inteligência Competitiva
Exemplo: comparação de celulares Aparelhos Samsung são os mais diferentes Comparação de textos entre marcas Avaliação de similaridade por palavras comuns Outras marcas: LG, Nokia, Motorola, Sony Ericsson, Siemens KM RS SBGC-RS

74 Web Archive Toda as páginas Web armazenadas desde 1996
Análise de mudanças em sites KM RS SBGC-RS

75 Web Archive KM RS SBGC-RS

76 Web Archive Site do Banco do Brasil em 2002
KM RS SBGC-RS

77 Web Archive Site do Banco do Brasil em 2009
KM RS SBGC-RS

78 Web Archive Mudanças nas estratégias dos concorrentes:
Preços, promoções, distribuição Investimentos Produtos novos ou descontinuados Mudanças de foco KM RS SBGC-RS

79 FIM Ferramentas para Inteligência Competitiva
Stanley Loh


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