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DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL

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Apresentação em tema: "DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
Autores: Breno Sampaio e Juliana Guimarães Mariana Couto

2 Influências da Expansão da Educação:
Aumento da renda; Redução do crescimento populacional; Queda na mortalidade infantil; Aumento na expectativa de vida;

3 ”Pela avaliação internacional de desempenho de estudantes, realizada pela OCDE e denominada PISA 2000, o Brasil ocupou o último lugar em termos de desempenho médio em todas as provas realizadas (leitura, matemática e ciências).” Segundo o INEP: Resultado se dá devido ao nível socioeconômico do Brasil ser inferior aos países demais analisados. Existência de desigualdade (índice de Gini). Alunos com maior atraso escolar.

4 SAEB 2002 (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica)
Dos alunos avaliados: 42% - estado “crítico” ou “muito crítico” no desenvolvimento da habilidade de Língua Portuguesa. Destes, 96% estudam em escolas públicas e estão acima da idade considerada ideal.

5 O Método Dois componentes de análise:
- Eficiência da Instituição de Ensino - Eficiência somente do estudante

6 Base de Dados Alunos da Região Metropolitana de Recife que prestaram vestibular para a UFPE no ano de 2005. Total de Escolas: 89 Sendo 32 públicas e 57 privadas Total de Estudantes: Sendo (76,58%) de escolas privadas e (23,42%) de escolas públicas

7 Determinantes do Desempenho Escolar
Apresentam três principais aspectos: Pessoal Familiar Escolar

8 Determinantes Pessoais
Sexo: - Estatísticas indicam que homens tem maior facilidade de aprendizado nas áreas exatas que mulheres. - Constata-se que indivíduos do sexo feminino, que possuem desempenho semelhante ao do sexo masculino no ensino médio, têm, em geral, desempenho superior na universidade. Idade: - Alguns pesquisadores justificam que estudantes que tenham realizado o ensino médio em pouco tempo estão em plena atividade intelectual. - Outros argumentam a favor da maturidade, a qual facilita a compreensão e a dedicação.

9 Estado civil: - Uma pesquisa realizada em 2001 no Reino Unido levou à conclusão de que estudantes casados têm desempenho superior a estudantes solteiros; Carga de trabalho: - Espera-se que estudantes que trabalham apresentem desempenho inferior, pois tem menos tempo para dedicar aos estudos. Por outro lado, uma carga moderada de trabalho, que propicie aprendizado prático e conhecimento, pode influenciar positivamente o desempenho escolar do estudante.

10 Determinantes Familiares
Ambiente familiar: - Um ambiente familiar estável influencia na segurança e na personalidade do estudante. Educação dos pais: - Serve como exemplo, forma de motivação e referência aos filhos. Acesso à Informação: - É um dos aspectos mais importantes, pois amplia a formação e o conhecimento geral e propicia condições para potencializar o estudo. Renda: - Propicia melhoria do ambiente e condições para um maior acesso à informação e a escolas de melhor nível.

11 Determinantes Escolares
Qualidade dos professores: - É medida pelo conhecimento, que é fruto de sua formação, motivação e assiduidade. Organização / Infraestrutura: - Diz respeito ao acesso a bibliotecas, laboratórios, internet, entre outros recursos, mas também à estrutura básica.

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14 Análises e Resultados Foram estimados cinco tipos de eficiência:
EF1: eficiência do estudante em relação à sua escola EF2: eficiência do estudante em relação a todas as escolas do mesmo tipo que a sua (pública, privada, federal) EF3: eficiência do estudante em relação a todas as ecolas EF4: eficiência da escola em relação a todas as escolas do mesmo tipo EF5: eficiência da escola em relação a todas as escolas analisadas.

15 Tabela 2 EF1: - o colégio que obteve o maior coeficiente é público federal. O segundo, terceiro e quarto lugares foram ocupados por escolas privadas. (não é levado em conta a eficiência do estabelecimento de ensino) EF5: - Das cinquenta primeiras escolas, há somente cinco públicas. - Dos últimos vinte colocados, há somente dois privados. - Um estabelecimento de ensino mais eficiente não necessariamente será aquele que aprovará mais alunos no vestibular.

16 Conclusão A importância da acumulação de capital humano é considerada crucial para o desenvolvimento de um país. No caso do Brasil, onde a maioria dos estudantes frequentam escolas públicas, as diferenças de eficiência entre as redes de ensino público e privado são imensas. Esta situação, já bastante delicada, é ainda agravada quando se faz a análise destes índices que retratam o forte cenário de desigualdade socioeconômica do país.

17 Obrigada!


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