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TEXTO II Aspectos a serem considerados na ação, discussão e compreensão das demandas da escola pública.

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1 TEXTO II Aspectos a serem considerados na ação, discussão e compreensão das demandas da escola pública

2 Trabalho, educação e função social da escola
Função do espaço escolar: necessidades sociais de acordo com o nível de desenvolvimento da sociedade (trabalho, ciência, tecnologia e cultura) Ler citação.

3 Trabalho como princípio educativo
Transmitir conhecimento: qual conhecimento? Conhecimento curricular ou escolar Conhecimento não-escolar

4 Para que servem as escolas?
As escolas capacitam ou podem capacitar jovens a adquirirem o conhecimento que, para a maioria deles, não pode ser adquirido em casa ou em sua comunidade, e para adultos, em seus locais de trabalho.

5 Ponto de partida Conhecimento empíricos, espontâneo.
Prática social inicial: precisa ser compreendida e reelaborada pela via do conhecimento do real.

6 Papel da escola Ir para além do senso comum. Garantir o acesso ao conhecimento.

7 Ao professor Mediador: desenvolver procedimentos adequados para viabilizar a apropriação desse conhecimento pelos alunos.

8 Aos alunos Cabe o esforço teórico-prático dessa apropriação.

9 Conceito de mediação Interação, construção de significados articula as experiências do aluno e do professor, bem como os procedimentos e recursos materiais e discursivos utilizados no processo de ensino-aprendizagem.

10 críticas o ambiente pedagógico não deve ser apenas estimulador.
O professor não é um mero coadjuvante. Aulas mais ativas e interessantes não garante uma pedagogia mais consequente

11 É preciso que o professor domine os fundamentos explicativos dos objetos de conhecimento.
Os fundamentos da própria prática pedagógica para viabilizar métodos e estratégias pertinentes ao processo.

12 OTP: PPC, PTD E PLANO DE AÇÃO
PPP – PPC – PTD E PLANO DE AÇÃO – SÃO REGULAMENTADOS PELO Regimento Escolar.

13 Hora atividade Espaço para se planejar, estudar, discutir o próprio trabalho, elaboração de métodos e estratégias.

14 reuniões Previamente planejadas para a construção da prática pedagógica. Deverá envolver: professores, direção, equipe, agentes e instâncias.

15 pedagogo Media, organiza, integra e articula o trabalho pedagógico.
Garante a efetivação de um projeto de escola que cumpra com sua função política, pedagógica e social. Dá suporte teórico-metodológico ao trabalho docente.

16 Gestão escolar Década de 90: qualidade total, diretor líder gerencial.
Resolver todos os problemas de infraestrutura, financeiros e pedagógicos. Premiação aos melhores – empresa/escola.

17 A partir de 2003 Estado retoma sua função perante a educação pública.
Realização de concursos. Ler Paro. Composição dos conselhos; Eleição direta.

18 Conselho escolar/APMF/Grêmios
Ocupam funções importantíssimas junto à escola. Garantem não só recursos materiais, mas pedagógicos. Participam do processo ensino-aprendizagem.

19 Escola fragmentada Imposta pela própria LDBEN – por meio de projetos externos (a comunidade escolar nem é consultada) Paro (2008) – a administração escolar transformadora, deve atender e ter como centro e base as especificidades do ato educacional, opondo-se firmemente ao modelo empresarial, capitalista...

20 Papel da coletividade Fortalecer o trabalho coletivo para a organização do processo ensino-aprendizagem. Combater a visão fragmentada de escola e sociedade.

21 O educador Paulo Freire
“Como, na verdade, posso eu continuar falando no respeito à dignidade do educando se o ironizo, se o discrimino, e o inibo com minha arrogância? Você professor, tem a preocupação de agir na escola de acordo com os princípios que acredita?

22 E costuma analisar as próprias atitudes sob esse ponto de vista?
Você, agente educacional, tem o costume de agir na escola de acordo com os próprios princípios que acredita? E analisa essas atitudes sob esse ponto de vista?

23 Avaliação, dados educacionais e conselho de classe
Avaliação processual: diagnóstica, somativa, qualitativa e formativa. Para além de avaliações pontuais: semana de provas. Para além de apenas notas.

24 objetivos Diagnosticar o que se aprendeu ou não, para enfim, proceder a retomada dos conteúdos, a recuperação de estudos e, consequentemente, a reavaliação. As notas não o fim último, mas sim a aprendizagem. (ler citação)

25 Concepção de ensino-aprendizagem
Aprender e ensinar são processos inseparáveis. O ato de ensinar é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens (Saviani,1995, p. 17)

26 Compromisso com a apendizagem
Considerar as diferença: pensar em metodologias diferenciadas para atender a todos indistintamente. (inclusão) Não se trata de negligenciar. É um desafio!

27 Inclusão educacional PPP: Deficiência, transtornos globais do desenvolvimento(TGD) e altas habilidades/superdotação – Educação Especial Alunos com necessidades especiais: escola regular – currículo adaptado. Espaço físico adequado.

28 diversidade Populações do campo, agricultores, trabalhadores rurais temporários, quilombolas, acampados, assentados, ribeirinhos, ilheus, negras e negros, indígenas, jovens, adultos e idosos não alfabetizados, lésbicas, gays, etc.

29 Dados do IDEB/2009 Apesar de aumentar o número de alunos matriculados nas escolas públicas do Paraná, ainda há um grande índice de evasão. Desafio: incluir a todos.

30 As tecnologias de informação e comunicação na escola
Versão otimista: mundo sem fronteiras, rapidez na troca de informações. Pessimista: controle social e político – cidadão vigiado – perda da privacidade. Ideologia: a técnica determina o mundo e as relações humanas.

31 Na escola Frutificação de valores educacionais – entendimento crítico, colaboração, cooperação, curiosidade que leva ao saber, valores éticos de uma cidadania participativa que se contrapõem aos pensamentos e práticas totalizantes.

32 A tecnologia não substitui a mediação do professor.
Funciona como recurso.

33 Atividades integradoras do currículo
Conhecimento: fruto da interação intencional dos homens. Pelo trabalho produzem: linguagem, crenças, cultura. Refletir sobre: Que conhecimento é importante? Para quem e para quê?

34 Currículo – de 80 até hoje Projetos de aprendizagem Temas geradores
Listas de competências Complexos temáticos. Conteúdos estruturantes

35 Cumpre à escola discutir e adotar a sua concepção de currículo.
Currículo fragmentado,que secundariza e pulveriza o conteúdo. Permita uma relação entre as disciplinas, articulando o conhecimento entre si.

36 Programa viva escola Resolução n. 3683/2008 – política pública as atividades pedagógicas de complementação curricular, contempladas na PPC. Diferentes atividades no contraturno. Viabilizar o acesso e permanência Maior integração entre alunos, professores e comunidade. (inst. 010/2009 – SUED/SEED).

37 Desafios educacionais contemporâneos
Responsabilidade da escola na década de 1990: inclusão, sustentabilidade, cidadania, meio ambiente, etc) – reparar males das novas configurações do capital.

38 Papel da escola Apropriação dos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade. Discutir o contraditório, o conflito. Livrar-se de projetos vazios de conteúdo, da visão utilitária e pontual do ensino. Bibliografia: texto II-SEED/PR.


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