A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Órtese e Prótese Prof.º Ary Jr. e Prof.ª Danielle Singh.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Órtese e Prótese Prof.º Ary Jr. e Prof.ª Danielle Singh."— Transcrição da apresentação:

1 Órtese e Prótese Prof.º Ary Jr. e Prof.ª Danielle Singh

2 Órtese Uma órtese (do grego orthós) é um dispositivo aplicado a qualquer parte do corpo. Isoladamente ou abrangendo mais de uma articulação tendo como função, estabilizar ou imobilizar, prevenir ou corrigir deformidades, proteger contra lesões e auxiliar na cura ou maximizar a função.

3 Órtese Órteses pré-fabricadas – São aquelas fabricadas em série e, geralmente, confeccionadas em termoplásticos de alta temperatura ou diferentes tecidos.

4 Órtese Órteses modeladas – São confeccionadas em gesso de Paris, gesso sintético ou termoplástico de baixa temperatura, diretamente sobre o paciente.

5 Órtese Estática ou Passiva Imobilizar ou limitar a atividade de uma ou mais articulações. Posicionar e manter o alinhamento correto das articulações, especialmente nos estágios agudos e em crianças em fase de crescimento.

6 Órtese Estática ou Passiva Auxiliar na prevenção do aparecimento de deformidades que podem desenvolver-se por uma serie de fatores, como: posicionamento inadequado dos membros superiores; desequilíbrio muscular e hipertonia.

7 Órtese Estática ou Passiva Manter a amplitude articular obtida pelos exercícios de alongamento muscular que devem ser sempre realizados de forma lenta e suave, especialmente nos pacientes que apresentam espasticidade.

8 Órtese Dinâmica ou Ativa Neutralizar a progressão de forças deformantes em decorrência de desequilíbrio muscular, por meio de estiramento suave e constante, utilizando bandas elásticas, molas, etc. Possibilitar a manutenção da força da musculatura normal e estimular o fortalecimento da musculatura fraca.

9 Órtese Dinâmica ou Ativa Corrigir deformidades causadas por desequilíbrio muscular, por meio de tração suave e constante, enquanto permite que os músculos normais mantenham-se ativos.

10 Observações Todo paciente que apresenta algum tipo de disfunção em membros superiores deve ser considerado, já no momento de sua avaliação inicial, um provável usuário de algum tipo de órtese, seja para auxiliar no melhor posicionamento do membro superior, seja para incrementar a função manual.

11 Observações Somente após uma avaliação funcional acurada algum tipo de órtese poderá ser recomendado.

12 Órtese Estática

13 Órtese de Sarmiento

14 Órtese Dinâmica

15 Prótese Prótese é toda peça ou aparelho destinado a substituir uma parte do corpo que foi perdida. As próteses para membro inferior ou superior foram e são construídas de vários materiais, tais como metal, ferro, aço, madeira, couro, fibra de vidro, fibras de carbono e ultimamente de uma infinidade de resinas acrílicas denominadas genericamente de plásticos.

16 Prótese Atualmente quase todas as próteses são construídas com resinas sintéticas. Usam, no entanto, na sua construção, vários componentes – joelhos, cotovelos, tornozelos, punhos e ganchos – em geral são feitos em metal, mais especificamente em duralumínio e em titânio, por serem mais leves e tão resistentes como o aço.

17 Prótese Convencional MMII Este tipo de prótese é indicado para a protetização acima do joelho, para praticamente todos comprimentos de coto.

18 Prótese Convencional MMII

19 Prótese de Banho A prótese de banho para amputações acima do joelho é toda confeccionada em resina, resistente à água. O encaixe de contato total possui uma válvula.

20 Prótese Modular Este tipo de prótese é indicado para a protetização acima do joelho, para praticamente todos comprimentos de coto, e possui vantagens em relação a próteses convencionais tanto do ponto de vista funcional como cosmético.

21 Modulares High Tech

22 Convencional Pé

23 Modular Pé

24 Desarticulação do Quadril Convencional

25 Desarticulação do Quadril Modular

26 Desarticulação do Joelho Modular

27 Dedos do Pé

28 Parcial do Pé

29 Mão - Dedos

30 Parcial da Mão

31 Desarticulação do punho

32 Antebraço

33 Desarticulação do Cotovelo

34 Hibrida de Cotovelo

35 Desarticulação do Braço

36 Desarticulação do Ombro


Carregar ppt "Órtese e Prótese Prof.º Ary Jr. e Prof.ª Danielle Singh."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google