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SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.

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1 SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro de Artes e Letras Área de avaliação: Letras e Linguística Conceito na Capes: 5 Início do Curso: Mestrado: 1987 Doutorado: 2003 Coordenação: Marcia Cristina Corrêa Maria Eulália Ramicelli MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação201020112012 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano553539 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12262123 DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano283044 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12589

3 UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes O relatório do último triênio (2007-2009) destaca os seguintes critérios para a passagem para o conceito 5: amadurecimento do corpo docente nível da produção bibliográfica e científica aprofundamento da nucleação

4 UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio 2010-2012  Produção intelectual: maior qualificação da produção docente no Indicador 1 melhor distribuição da produção nos Indicadores 1 e 2 entre os docentes permanentes  Critérios claros para: credenciamento de docentes e passagem de docentes de colaborador para permanente distribuição de bolsas entre os alunos distribuição dos recursos financeiros  Alunos e egressos do curso: vários atuam em IES (graduação e pós-graduação) e/ou desenvolvem trabalho pós-doutoral em outras IES (Brasil e exterior)  PDSE: fluxo constante e crescente  Pós-doutoramento de docentes do PPGL: fluxo constante (nacional e estrangeiro). Em 2012: 26 docentes, dos quais 16 têm pós-doutorado

5 UFSM Resumo do desempenho comparativo aos demais Programas de sua Área de Avaliação na Capes  Há 24 programas com conceito 5 na Área de Letras e Linguística. A maioria já se encontra consolidada e apresenta cursos de doutorado bem mais antigos.  Dado o histórico diferenciado, esses programas apresentam: média mais elevada de produção no Indicador 1 entre os docentes permanentes maior nucleação e inserção social

6 UFSM Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio-2013-2015 O PPGL tem por meta consolidar seu conceito 5, obtido na avaliação do último triênio. Pontos-chave:  amadurecimento do corpo docente PPGL: projeção de maior diversificação das linhas de pesquisa; qualificação constante através de pós-doutorados  nível da produção bibliográfica e científica PPGL: crescente qualificação e distribuição da produção no Indicador 1 entre os docentes permanentes  aprofundamento da nucleação PPGL: A) corpo discente: inicialmente regional, depois nacional, e hoje nacional e internacional (AUGM, Grupo de Coimbra, seleção); B) corpo docente: participação de professores do PPGL/UFSM em atividades promovidas por instituições da região Sul (pareceristas, conferencistas, consultores); consultoria para novos cursos (vínculo com egresso); acordo de Cooperação Acadêmica e Científica entre Laboratórios e docentes do PPGL/UFSM e Laboratórios e pesquisadores de PPGs nacionais

7 UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-1015 MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Implementar a produção docente no Indicador 1 (aumentar a média por docente permanente) 1----1 Oficializar acordos e convênios com programas nacionais e estrangeiros dentro de um contexto já existente de cooperação em pesquisa 2 Dificuldade burocrática para formalizar contatos já existentes (questão enfrentada por toda a Área de Letras e Linguística) 1

8 UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Acompanhamento anual da produção intelectual docente pela coordenação junto às linhas de pesquisa 1 ---- 1 Distribuição de recursos entre as linhas de pesquisa contemplando a produção docente 1----1 Publicação em co-autoria efetiva com discente1Resistência interna1 Incentivo e apoio às atividades de docentes estrangeiros no PPGL (prof.visitante, co- orientador de PDSE) 1----1

9 UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 Ponto problemático: Número e tamanho insuficientes de salas de aula (apenas duas pequenas) para o número de alunos  projeção imediata: é possível conversar com a Direção do Centro de Educação; projeção futura: indefinição do espaço dedicado ao PPGL no novo prédio para o Curso de Letras. Ponto positivo: Credenciamento de quatro docentes em novembro/2012 que apresentam perspectiva adequada de produção no indicador 1.

10 UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA  Inserção Social: O PPGL mantém-se ativo na formação de docentes para o ensino superior, dada a inserção considerável de seus alunos e de seus egressos de doutorado em IES. Docentes do PPGL têm desenvolvido atividades de consultoria e apoio ao desenvolvimento de outros cursos e programas de pós na área. Há projeção de crescente relação entre o PPGL e outros programas na área como decorrência da consolidação do doutorado do PPGL. O PPGL integra a Rede Sul Letras, criada em 2011 (ações conjuntas de programas da região sul).  Internacionalização: EUA FrançaPortugal ArgentinaEspanhaSuíçaAcordos de Cooperação Científica e desenvolvimento de projetos entre laboratórios e pesquisadores do PPGL/UFSM com pesquisadores de instituições internacionais: Santa Barbara, Illinois / EUA; Rennes 2,UVSQ, Franche Comté, Paris X / França; Évora, Aveiro,Lisboa / Portugal; UBA, Córdoba, Tucumã, Santa Fé / Argentina; Madri / Espanha; Genebra / Suíça  atividades decorrentes: PDSE de alunos do PPGL, publicações conjuntas, saída de docente como professor visitante Fluxo constante e crescente de alunos em PDSE  atividades decorrentes: orientadores estrangeiros participaram de banca (vídeo-conferência) e/ou ministraram palestra no PPGL Trabalho de pós-doutorado de docentes do PPGL no exterior  atividades decorrentes: constituição de novos vínculos, participação em grupo de pesquisa internacional Participação de docentes do PPGL/UFSM em consultoria de projeto internacional, comitê editorial de revista no exterior, comissões científicas de eventos internacionais

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