A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O NOVO TESTAMENTO EUCARISTIA E ALIANÇA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O NOVO TESTAMENTO EUCARISTIA E ALIANÇA:"— Transcrição da apresentação:

1 O NOVO TESTAMENTO EUCARISTIA E ALIANÇA:
O sacrifício dos animais é agora substituído pelo único sacrifício de Cristo, oferecido uma vez para sempre no altar da cruz.

2 Eucaristia e Nova Aliança
Nas palavras da consagração do Pão e do Vinho, Jesus sela a Nova Aliança, com o seu próprio sangue (cfr. Lc 22,20). Como o sangue da Antiga realizava uma profunda comunhão com Deus agora o Sangue de Jesus realiza a Nova e Eterna Aliança entre Deus e a humanidade.

3 DEUS CRIOU O SER HUMANO EM VISTA DA ALIANÇA
Deus criou-nos para entrarmos em comunhão com Ele. Uma comunhão de fé, durante a nossa vida terrena. Uma comunhão face-a-face quando deixaremos a nossa morada terrestre. Deus criou o homem e a mulher “a imagem de Deus”, isto é capazes de entrar em comunhão com Deus Criador. O que torna possível a Aliança é o facto que Deus criou-nos a sua própria imagem e semelhança, fez-nos parecidos com Ele.

4 A história da Aliança entre Deus e o povo de Israel revela-nos a iniciativa livre e gratuita de Deus que quer salvar a humanidade, instituindo uma ligação de amor que interpela continuamente a liberdade do homem. O conceito de Aliança resume a relação de amor entre Deus e a humanidade, dentro da história. No Antigo Testamento é a história da condescendência de Deus que se aproxima de nós. No Novo Testamento esta aproximação chega a ponto mais sublime: A ENCARNAÇÃO DO FILHO DE DEUS, o Messias tantas vezes prometido…

5 Jesus e o “servo” de Deus anunciado pelo Profeta Isaías
10 O Senhor permitiu que passasse pelo sofrimento, que a sua vida fosse um sacrifício de reparação. 11Por causa dos seus sofrimentos verá a luz (ressuscitará) … justificará muitos, porque carregou nas costas os crimes dos pecadores. 12Por isso, receberá as multidões como herança, porque ele próprio entregou a sua vida à morte, foi contado entre os pecadores, e carregou sobre si os pecados de muitos, e sofreu pelos culpados. (Is 53,10-12)

6 Eu sou o Bom Pastor … Eu mesmo cuidarei das minhas ovelhas e me interessarei por elas. 12Como o pastor se preocupa com o seu rebanho, quando se encontra entre as ovelhas dispersas, assim me preocuparei Eu com o meu. Reconduzi-lo-ei de todas as partes por onde tenha sido disperso, num dia de nuvens e de trevas. 14Eu os apascentarei em boas pastagens; o seu pasto será nas montanhas elevadas de Israel; estarão tranquilas em bons pastos; comerão em férteis prados, nos montes de Israel. 15Sou Eu que apascentarei as minhas ovelhas, sou Eu quem as fará descansar - oráculo do Senhor Deus. 16Procurarei aquela que se tinha perdido, reconduzirei a que se tinha tresmalhado; cuidarei a que está ferida e tratarei da que está doente. Vigiarei sobre a que está gorda e forte. A todas apascentarei com justiça.» (Ez 34,11-14)

7 Eu Sou o Bom Pastor … (Lc 19,14-18)
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, 15 assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. 16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor. «A salvação entrou nesta casa, por este ser também filho de Abraão; 10pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.» (Lc 19,10)

8 Jesus é o Cordeiro de Deus imolado no altar da cruz
No dia seguinte, João Baptista, ao ver Jesus, aproximar-se, exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 30É aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim.’ (Jo 1,29-30

9 Jesus instituiu a Nova e Eterna Aliança num contexto litúrgico: o banquete do cordeiro pascoal.
Em seguida, tomou um cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: «Bebei dele todos. Este é o meu sangue, sangue da Aliança, que vai ser derramado por muitos, para perdão dos pecados (Mt 26,27)

10 Memória = celebrar = tornar presente
Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto em memória de mim.» (1Cor 11,25)

11 NOVA E ETERNA ALIANÇA «Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará» (Jo 6,7) «O pão de Deus é aquele que desce do Céu e dá a vida ao mundo.» (Jo 6,33) «Eu sou o pão da vida. Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.» (Jo 6,48.51)

12 A CARTA MAGNA DO CRISTIANISMO
3«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. 4Felizes os que choram, porque serão consolados. 5Felizes os mansos, porque possuirão a terra. 6Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. 10Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça,

13 O TESTAMENTO DO AMOR FRATERNO
5Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura. (Jo 13,5) 12Depois de lhes ter lavado os pés e de ter posto o manto, voltou a sentar-se à mesa e disse-lhes: 13«Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-me ‘o Mestre’ e ‘o Senhor’, e dizeis bem, porque o sou. 14Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. 15Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também. 17Uma vez que sabeis isto, sereis felizes se o puserdes em prática.

14 Já e ainda não … 1Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, a ponto de nos chamarmos filhos de Deus; e, realmente, o somos! 2Caríssimos, agora já somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. O que sabemos é que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é. (1Jo 3,1-2)

15 Caminhamos na fé e não visão clara
12Agora, vemos como num espelho, de maneira confusa; (fé) depois, veremos face a face. Agora, conheço de modo imperfeito (fé); depois, conhecerei como sou conhecido (1Cor 13,12).

16 Deus fez habitar N’Ele toda a plenitude e, por Ele e para Ele,
reconciliar todas as coisas, pacificando pelo sangue da sua cruz, tanto as que estão na terra como as que estão no céu. (Col 1,20) FIM


Carregar ppt "O NOVO TESTAMENTO EUCARISTIA E ALIANÇA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google