A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GUIA DAS FALÁCIAS Adaptação: Lucia Morabito, Aline Domingues, Camila Teicher Stephen Downes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GUIA DAS FALÁCIAS Adaptação: Lucia Morabito, Aline Domingues, Camila Teicher Stephen Downes."— Transcrição da apresentação:

1 GUIA DAS FALÁCIAS Adaptação: Lucia Morabito, Aline Domingues, Camila Teicher Stephen Downes

2 FALÁCIAS DA DISPERSÃO Falso dilema Quando é apresentada uma escolha com opções restritas, mas na verdade mais possibilidades são possíveis. Ou eu colo na prova, ou serei reprovado. (Existe a possibilidade de tentar se preparar, estudar, pedir ajuda a alguém, etc.)

3 FALÁCIAS DA DISPERSÃO Apelo à Ignorância (argumentum ad ignorantiam) O argumento é considerado verdadeiro porque não se provou que é falso, ou vice-versa. A vida após a morte é boa, porque ninguém nunca voltou para reclamar.

4 FALÁCIAS DA DISPERSÃO Derrapagem Quando se tenta induzir o interlocutor a uma determinada conclusão já esperada pelo argumentador, através da elaboração de conseqüências inaceitáveis para tal proposição. João, 6 anos, rouba uma bala nas Lojas Americanas. Diante disso, sua avó afirma que seguramente João levará uma vida de desonestidade, roubando cada vez coisas mais valiosas, se tornando um grande criminoso.

5 FALÁCIAS DA DISPERSÃO Pergunta complexa Dois tópicos sem relação direta são tratados como partes de um mesmo tópico. Você é a favor da pena de morte e da luta contra a impunidade?

6 APELO A MOTIVOS Apelo à força (argumentum ad baculum) Argumento que se apóia numa posição hierárquica superior do argumentador, ou no seu poder de punição em caso de não ser seguida sua vontade, uso de tom ameaçador. Se você não está a favor da luta contra o terror, então o consideraremos um inimigo a combater.

7 APELO A MOTIVOS Apelo à Piedade (argumentum ad misercordiam) Quando a força da argumentação reside somente no apelo emocional - nesse caso, de piedade. Vou votar neste candidato, porque ele teve uma vida muito sofrida.

8 APELO A MOTIVOS Apelo a conseqüências (argumentum ad consequentiam) No processo de argumentação contra uma posição, só são ressaltadas as conseqüências negativas de determinada crença ou ponto de vista, como forma de convencimento do interlocutor.

9 APELO A MOTIVOS Apelo a preconceitos Uso de termos que agregam um tom de juízo de valor ao argumento.

10 APELO A MOTIVOS Apelo ao povo (argumentum ad populum) Quando a força do argumento se concentra numa idéia defendida e aceita pelo senso comum, ou por um grande grupo.

11 FUGIR DO ASSUNTO Ataques pessoais (argumentum ad hominem) É a elaboração de um contra-argumento que tem como foco de combate elementos externos ao conteúdo do texto: seu autor, as circunstancias ou a reputação de quem fala.

12 FUGIR DO ASSUNTO Apelo à autoridade A força do argumento se concentra na notoriedade ou na autoridade de quem fala, e não em seu conteúdo em si.

13 FUGIR DO ASSUNTO Autoridade anônima É uma variante da falácia de Apelo à autoridade, porque também concentra a força do argumento em quem fala, mas se utiliza do anonimato para impedir a avaliação e o possível questionamento do valor dessa autoridade.

14 FUGIR DO ASSUNTO Estilo sem substância Elementos externos, como a aparência, a apresentação e o modo como o argumentador expõe suas idéias são considerados mais relevantes do que o conteúdo do argumento em si.

15 FALÁCIAS INDUTIVAS Generalização precipitada A partir de uma amostra limitada, faz-se uma generalização precipitadamente, sem que se conheça todo o conjunto de elementos.

16 FALÁCIAS INDUTIVAS Amostra limitada Quando há diferenças significativas entre as amostras analisadas e a população como um todo.

17 FALÁCIAS INDUTIVAS Falsa analogia A partir de um conjunto de aspectos análogos entre dois ou mais elementos, completa-se a analogia entre os demais aspectos, sem que necessariamente se confirme sua semelhança.

18 FALÁCIAS INDUTIVAS Indução preguiçosa A conclusão apropriada de um argumento indutivo é negada apesar dos dados.

19 FALÁCIAS INDUTIVAS Omissão de dados Dados importantes, que arruinariam um argumento indutivo, são excluídos.

20 Falácia do acidente FALÁCIAS COM REGRAS GERAIS É quando determinado argumento é aplicado a uma regra geral, apesar de se tratar de uma exceção guiada pelas circunstâncias. Todas as pessoas que desejam ser atendidas devem permanecer em pé na fila. Então, se você for cadeirante e quiser ser atendido deve se manter em pé.

21 FALÁCIAS COM REGRAS GERAIS Falácia inversa do acidente Se nos dias de jogos do Brasil somos liberados mais cedo do trabalho, deveríamos sair mais cedo também nos dias de outros jogos.

22 FALÁCIAS CAUSAIS Post hoc Ele tentou passar no vestibular 5 vezes, até que fez um pedido ao Santo Expedito e passou para a faculdade. Quando se utiliza como argumento causal situações que não são conseqüência uma da outra.

23 FALÁCIAS CAUSAIS Efeito conjunto O acidente com o avião da Gol provocou o caos aéreo brasileiro. (Na verdade, a crise já existia e o acidente só a colocou em evidência.)

24 Insignificância FALÁCIAS CAUSAIS Seus atrasos levaram ao fim o nosso casamento.

25 Tomar o efeito pela causa FALÁCIAS CAUSAIS O uso do preservativo aumenta a prática sexual.

26 FALÁCIAS CAUSAIS Causa complexa Se não tivesse saído de casa não teria sido assaltado. (Uma série de fatores sociais está relacionada com o aumento dos assaltos e o fato de sair de casa ou não, não é exatamente relevante nesse caso.)

27 FALHAR O ALVO Petição de princípio A verdade da conclusão é pressuposta pelas premissas.

28 FALHAR O ALVO Conclusão irrelevante Um argumento prova uma coisa diferente da pretendida.

29 FALHAR O ALVO Espantalho Ronaldo é um ótimo jogador de futebol, embora sua preferência sexual seja duvidosa.

30 FALÁCIAS DA AMBIGÜIDADE Equívoco A mesma palavra pode ser usada com dois significados diferentes.

31 FALÁCIAS DA AMBIGÜIDADE Anfibologia Ocorre quando a construção da frase permite atribuir-lhe diferentes significados.

32 FALÁCIAS DA AMBIGÜIDADE Ênfase É usada para sugerir uma proposição diferente daquela que, de fato, é expressa.

33 ERROS CATEGORIAIS As propriedades de partes de um todo vistas separadamente também são encontradas no todo. Falácia da composição Um homem não consegue levantar uma grande rocha, então cinqüenta homens não conseguem levantar uma grande rocha.

34 Quando um todo ou um conjunto de elementos têm uma determinada propriedade, supõe-se que suas partes em separado mantém essa característica. ERROS CATEGORIAIS Falácia da divisão Todos os homens têm ou tiveram pais, então todos os pais têm ao menos um filho homem.

35 NON SEQUITUR Falácia da afirmação conseqüente Esta falácia deriva da confusão entre condição suficiente e condição necessária.

36 NON SEQUITUR Falácia da negação da antecedente

37 NON SEQUITUR Falácia da inconsistência O argumentador utiliza e relaciona duas proposições que não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.

38 FALÁCIAS DA EXPLICAÇÃO Inventar fatos Uma explicação pretende dizer-nos por que razão acontece certo fenômeno. A explicação é falaciosa se o fenômeno não ocorre ou se não houver prova de que possa ocorrer.

39 FALÁCIAS DA EXPLICAÇÃO Distorcer fatos

40 FALÁCIAS DA EXPLICAÇÃO Irrefutabilidade A teoria que foi concebida para explicar a ocorrência de algum fenômeno não pode ser testada.

41 FALÁCIAS DA EXPLICAÇÃO Âmbito limitado A teoria só explica um fenômeno e nada mais.

42 FALÁCIAS DA EXPLICAÇÃO Pouca profundidade As teorias explicam os fatos apelando a causas ou fenômenos subjacentes.

43 ERROS DE DEFINIÇÃO Definição demasiado lata A definição inclui mais do que devia incluir.

44 ERROS DE DEFINIÇÃO Definição demasiado restrita A definição não inclui tudo o que deveria incluir.

45 ERROS DE DEFINIÇÃO Definição pouco clara A definição é tão ou mais difícil de compreender do que o termo a definir.

46 ERROS DE DEFINIÇÃO Definição circular A definição inclui o termo definido como parte da definição.

47 ERROS DE DEFINIÇÃO Definição contraditória A definição é auto-contraditória.


Carregar ppt "GUIA DAS FALÁCIAS Adaptação: Lucia Morabito, Aline Domingues, Camila Teicher Stephen Downes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google