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Processo Centrado na Arquitetura

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Apresentação em tema: "Processo Centrado na Arquitetura"— Transcrição da apresentação:

1 Processo Centrado na Arquitetura
Disciplina: Estudo do RUP Autor: Raquel Almeida Orientação: Augusto Sampaio Paulo Borba

2 1. Arquitetura em Resumo “O que realmente significa arquitetura de software?” Arquitetura de software abrange decisões sobre: A organização do sistema de software Os elementos estruturais e suas interfaces que irão compor o sistema, juntamente com o seu comportamento como especificado nas colaborações entre estes elementos A composição de elementos estruturais e comportamentais em em subsistemas progressivamente maiores O estilo arquitetural que guia a organização: os elementos e suas interfaces, suas colaborações e suas composições Envolve também decisões sobre uso, funcionalidade, performance, reuso, entendimento, restrições econômicas e tecnológicas. RUP - DI / UFPE 1999

3 2. Porque precisamos de arquitetura?
Entendimento do sistema Eles abrangem um comportamento complexo Eles operam em ambientes complexos Eles são tecnologicamente complexos Eles normalmente combinam computação distribuída, produtos e plataformas comerciais, componentes e estruturas reusáveis Eles devem satisfazer a demanda de indivíduos e de organizações Dificuldade de gerenciamento Constantes mudanças RUP - DI / UFPE 1999

4 2. Porque precisamos de arquitetura?
Organização do desenvolvimento Quanto maior o projeto de software, maior o overhead de comunicação entre os desenvolvedores na tentativa coordenar seus esforços. RUP - DI / UFPE 1999

5 2. Porque precisamos de arquitetura?
Promovendo reuso Projetar componentes de software reusáveis, leva a redução de tempo e custo durante a construção Evoluindo o sistema O sistema deve ser capaz de suportar bem a mudanças, sem causar impactos indesejáveis ao projeto e implementação existentes. RUP - DI / UFPE 1999

6 3. Uses Cases e Arquitetura
Restrições e facilitadores Use Cases Experiência Arquitetura - Arquiteturas prévias - Padrões arquiteturais Software do sistema Middleware Sistemas de legado Padrões e políticas Requisitos não funcionais Necessidade de distribuição RUP - DI / UFPE 1999

7 3. Uses Cases e Arquitetura
A arquitetura é desenvolvida em interações durante a fase de elaboração Abordagem incremental (builds) Resultado - Arquitetura estável Durante a fase de construção, os use cases são implementados baseados nos requisitos dos usuários e dos clientes, sendo também influenciados pela arquitetura selecionada na fase de elaboração. Entradas dos usuários Entradas do cliente Use cases Arquitetura RUP - DI / UFPE 1999

8 3. Uses Cases e Arquitetura
Os Use Cases dirigem o desenvolvimento da arquitetura,e a arquitetura guia quais Use Cases podem ser realizados Use Cases Arquitetura Guia Dirige RUP - DI / UFPE 1999

9 4. Os passos para uma arquitetura
O resultado da fase de elaboração é um baseline da arquitetura - um esqueleto do sistema com poucos músculos (softwares) Um baseline da arquitetura : agregação de modelos do sistema que representam os Use Cases mais importantes em uma perspectiva arquitetural e a descrição da arquitetura O papel da descrição da arquitetura é guiar todo o time de desenvolvimento durante ciclos de vida do sistema RUP - DI / UFPE 1999

10 4. Os passos para uma arquitetura
Usando padrões arquiteturais “Desing patterns” são padrões que definem soluções para problemas comuns em projetos de software Projetos melhores e mais compreensíveis RUP - DI / UFPE 1999

11 4. Os passos para uma arquitetura
Descrevendo a arquitetura A descrição de arquitetura é um extração de um conjunto de visões dos modelos do baseline da arquitetura A descrição da arquitetura será mantida atualizada durante todo o ciclo de vida do sistema refletindo as mudanças e adições que são relevantes para a arquitetura Determinação de novas classes abstratas e interfaces Adicionamento de novas funcionalidades a subsistemas existentes Atualizações para novas versões de componentes reusáveis Rearrumação da estrutura do processo RUP - DI / UFPE 1999

12 4. Os passos para uma arquitetura
Descrição de arquitetura: Pode ser modificada, mas não precisa crescer em tamanho, apenas atualizada para ser relevante Inclui requisitos de arquitetura relevantes e que não são descritos nos Use Cases (req. não funcionais, descrição de plataforma, sistemas de legado, software e desing patterns usados) É uma visão de alto nível: trata com detalhes apenas subsistemas que são significantes no ponto de vista da arquitetura RUP - DI / UFPE 1999

13 4. Os passos para uma arquitetura
O arquiteto cria a arquitetura A arquitetura é criada pelo arquiteto, juntamente com outros desenvolvedores Buscar um sistema com alta performance, qualidade, funcionalidade, amigável, robusto, … Objetivo: implementar as funcionalidades da aplicação em um custo adequado com eficiência desejada, agora e no futuro. Arquiteto: conhecimento do domínio no qual trabalha e de desenvolvimento de software Boa arquitetura = diminuição do tempo total de desenvolvimento de projeto RUP - DI / UFPE 1999

14 5. Finalmente, a descrição da arquitetura
Possui cinco seções 1.Visão arquitetural do modelo de Use Case Apresenta os atores e use cases mais importantes Ex.: use case Creditar em Conta Apresenta a descrição completa do use case Creditar em Conta Totalmente implementado durante a fase de elaboração RUP - DI / UFPE 1999

15 5. Finalmente, a descrição da arquitetura
2. Visão arquitetural do modelo de projeto Apresenta os classificadores mais importantes do modelo de projeto (subsistemas, interfaces, classes, classes ativas) e as realizações dos Use Cases mais importantes 1. Diagrama de classes das classes ativas do Use case 2. Diagrama de classes mostrando os subsistemas e interfaces 3. Diagrama de colaboração 4. Descrição do fluxo de realização do Use Case Gerente Cliente Gerente Transação Gerente Conta RUP - DI / UFPE 1999

16 5. Finalmente, a descrição da arquitetura
3. Visão arquitetural do modelo de implantação Define a arquitetura física do sistema em termos de nós conectados Os nós e conexões do modelo de implantação e a alocação de objetos ativos aos nós podem ser descritos em diagramas de implantação RUP - DI / UFPE 1999

17 5. Finalmente, a descrição da arquitetura
4. Visão arquitetural do modelo de implementação Mapeamento direto do modelo de projeto para o modelo de implantação RUP - DI / UFPE 1999

18 6. Três conceitos Interessantes
O que é arquitetura? Especificação feita pelo arquiteto na descrição da arquitetura Permite controle do desenvolvimento Elementos estruturais do sistema, interfaces e suas colaborações Dirigida pelos Use Cases Compreensível, suportar reuso e modificações Como é obtida? Desenvolvida interativamente durante a fase de elaboração Construção de um baseline da arquitetura Como é descrita? Visão dos modelos do sistema RUP - DI / UFPE 1999


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