A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semiologia da febre Homeostase térmica >Hipotálamo 0.6 G Irradiação Condução Evaporação convecção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semiologia da febre Homeostase térmica >Hipotálamo 0.6 G Irradiação Condução Evaporação convecção."— Transcrição da apresentação:

1 Semiologia da febre joeltavarespassos@gmail.com

2 Homeostase térmica >Hipotálamo 0.6 G Irradiação Condução Evaporação convecção

3

4

5 Termorregulação

6

7

8 Valores normais de temperatura corporal em Humanos Temperaturas mais baixas ocorrem as 6h da manha, e temperatura mais altas ocorrem entre 4 e 6 h da tarde. O Valor médio da temp. Oral, para 99% dos indivíduos saudáveis incluidos nesse trabalho, foi de 37,2 º C as 6 h da manha, e de 37,7 º C entre 4 e 6 hs da tarde. A partir desses estudos, a leitura de temperatura realizadas pela manhã> 37,2 º C ou a tarde, > 37,7 º C. seria considerada uma febre. As temperaturas retais são geralmente 0,6 º C mais elevadas do que as leituras orais.

9 Temperatura normal do corpo A temperatura normal do corpo varia ao longo do dia, e é controlada pelo centro termorregulador, localizado no hipotálamo anterior. O corpo é normalmente capaz de manter uma temperatura razoavelmente constante, porque o centro termorregulador hipotalâmico, equilibra a produção de calor em excesso, derivado da atividade metabólica no músculo e fígado, com a dissipação de calor a partir da pele e dos pulmões.

10 O que é febre? Febre, uma elevação da temperatura corporal central, acima da faixa normal em determinda hora do dia para um endivíduo. É caractrística da maioria das infecções, mas também é encontrada em um número de doenças não infecciosas, tais como doenças auto-imunes e inflamatórias.

11 Fisiopatologia da Febre Ao contrário do indivíduo sadio, quando o hipotálamo tenta manter a homeostase, no indivíduo enfermo, neste caso, o hipotálamo altera o set point, gerando temperaturas acima de 38.3 graus.

12

13 Mecanismos Fisiopatológicos

14 Mecanismos fisiopatológicos

15

16

17 Conceito alternativo da origem da febre Invasão de organismo por patógenos (independe da presença de citocinas)>Liberação de C5(da cascata do complemento)> Fígado(Células de Kupfer)Ac Araquidônico>Prostraglandinas E2>hipotálamo> set point hipotalâmico>Febre. Substâncias Criogênicas ( I 4, I 10, vasopressinas e alguns glicocorticóides0 X Pirógenas.

18 Fisiopatologia

19 Caracterização da febre

20 Duração

21

22 Febre recorrente ou ondulante

23

24

25 Febre de Origem Obscura

26

27 FOO Clássica

28 FOO HOSPITALAR

29 FOO NEUTROPÊNICA

30 FOO ASSOCIADA AO HIV

31 Hipertermia É uma elevação da temperatura corporal, sem alteração do set point hipotalâmico, decorrente de uma falha no processo termorregulador. Podem ser causadas por danos neurológicos nos centros reguladores, por termogênese excessiva, ou incapacidade dos mecanismos de dissipação de calor. Hiperpirexia- casos graves de hipertermia! (lesões hipotalâmicas por trauma, tumores, distúrbios endócrinos, sindrome neuroléptica malígna e hipertemia malígna associada a anestesia).

32

33


Carregar ppt "Semiologia da febre Homeostase térmica >Hipotálamo 0.6 G Irradiação Condução Evaporação convecção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google