A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Psicologia Filme… Como gastar seu dinheiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Psicologia Filme… Como gastar seu dinheiro"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Psicologia Filme… Como gastar seu dinheiro
Drogas no Trabalho Local: FAMA (2º Período) Data: 18/06/2009 Horário: 18:40 ás 20:00h PALESTRANTES: Glauco/Glayson/Júlio/Luiz

2 DROGAS NO ………………………………TRABALHO
GLayson DROGAS NO ………………………………TRABALHO

3 GRUPO VICIADOS: - Glauco Souza; - Glayson Santos; - Júlio Cesar;
- Luiz Carlos. - Júlio Cesar; GRUPO VICIADOS:

4 Droga tem um significado de algo malévolo, sem qualidade.
GLayson Quanto a linguagem? Coloquial Droga tem um significado de algo malévolo, sem qualidade. Médica Droga é sinônimo de medicamento.

5 O que é a droga no trabalho?
GLayson O que é a droga no trabalho? Definição O termo "droga" teve sua origem da palavra "droog", que significava "folha seca", isto porque antigamente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais. Atualmente, a medicina define "droga" como sendo qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em transformações, variações e modificações fisiológicas ou de comportamento. Efeito Todas as drogas têm em comum a capacidade de alterar o estado mental do usuário, seja proporcionando uma sensação de prazer e conforto ou reduzindo a timidez e aumentando a sociabilidade de quem a usa Em geral, todas também causam dependência química e psicológica, transformando o usuário ocasional em viciado, que acaba dependendo do consumo da droga para manter suas atividades normais no trabalho.

6 GLayson As drogas destroem: Caráter, comprometem o sentido realístico da vida e subvertem o senso de responsabilidade, fragilizando a família, afetando a sociedade e as organizações, afetando os laços comunitários, a própria força do trabalho nacional e provocando até, alguma alteração de personalidade ao longo prazo. Percebe-se então a necessidade de uma efetiva prevenção.

7 ilícitas lícitas Tipos de drogas comercializadas. Cocaína Maconha
Glauco Tipos de drogas comercializadas. Cocaína Maconha ilícitas Remédio (tarja preta) Álcool Cigarro lícitas

8 Qual o tipo e como droga interfere na rotina do funcionário
Glauco Qual o tipo e como droga interfere na rotina do funcionário Remédio (tarja preta) Álcool Cigarro Cocaína Maconha Quando retoma suas atividades, quem usa maconha tende a ficar desatento, disperso e com dificuldade para realizar tarefas mais complexas ou para processar várias informações ao mesmo tempo. Segundo os médicos, a capacidade de concentração fica comprometida durante dois ou três dias posteriores ao uso. Quem consome a droga três vezes por semana, pelo menos, pode apresentar menor motivação no dia-a-dia.

9 Qual o tipo e como droga interfere na rotina do funcionário
Luiz Qual o tipo e como droga interfere na rotina do funcionário Cocaína Maconha Cigarro Alcool Remédio (tarja preta) Em geral, usuários de cocaína tendem a ficar instáveis mentalmente, apresentando comportamento mais impulsivo e irritadiço. O consumo no trabalho pode deixar o usuário muito eufórico em uma reunião, agressivo em outra e, não raro, deprimido após o efeito do entorpecente.

10 Qual o tipo e como droga interfere na rotina do funcionário
Luiz Qual o tipo e como droga interfere na rotina do funcionário Cigarro Maconha Cocaína Álcool Remédio (tarja preta) Aproximadamente a cada 30 minutos, o fumante começa a apresentar sintomas sutis de abstinência, como irritabilidade, inquietação, ansiedade e queda na concentração e na produtividade. A maioria das empresas hoje oferece os "fumódromos", que protegem os não-fumantes. Quem fuma também tende a sentir menos disposição e faltar mais ao trabalho por doença, em consequência da queda de resistência.

11 Luiz

12 Qual o tipo e como droga interfere na rotina do funcionário
Júlio Qual o tipo e como droga interfere na rotina do funcionário Álcool Maconha Cocaína Cigarro Remédio (tarja preta) Os efeitos físicos vão de sensação de moleza e cansaço e dificuldade para se concentrar a dor de cabeça e enjôo, entre outros. Além disso há desconforto também para quem trabalha ao lado. O álcool é responsável por grande parte dos acidentes de trabalho que acontecem após o almoço. Quem usa essa droga tende a ser inquieto, ansioso e, às vezes, agressivo quando quer beber e não pode.

13 Qual o tipo e como droga interfere na rotina do funcionário
Júlio Qual o tipo e como droga interfere na rotina do funcionário Remédio (tarja preta) Maconha Cocaína Cigarro Álcool Antidepressivo é um medicamento que combate os sintomas da depressão, além de atuar também em outras doenças. Essas medicações aliviam a tristeza e a apatia, comuns na depressão, e melhoram a sensação de bem-estar. Durante a depressão, acontecem alterações no cérebro, que geram um desequilíbrio que é restabelecido pela ação dos antidepressivos. Causando desta forma o alívio da depressão.

14 Luiz A dependência É o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínua ou periódica para obter prazer. O dependente caracteriza-se por não conseguir controlar o consumo de drogas, agindo de forma impulsiva e repetitiva. "O termo dependência é utilizado para se referir a determinados comportamentos e designar o abuso ou excesso como origem do problema. Assim, a relação entre sujeito e objeto configura uma patologia, pela sua intensidade ou pela sua preponderância, independente das características do objeto". (FILHO & GORGULHO, 1996)

15 Medidas preventivas e corretivas do uso da droga no.trabalho
Glayson Medidas preventivas e corretivas do uso da droga no.trabalho Preventivas: Realização de palestras, informando de forma clara e objetiva o quanto a droga no trabalho atrapalha o desempenho da organização. Criação de um grupo terapêutico, onde funcionários com problemas com a droga são encaminhados aos encontros pelas chefias, colegas ou por iniciativa própria. Credenciamento de clínicas para tratamentos ambulatoriais e intervensões. Corretiva: Tratamento específico para funcionários já afetados pela droga.

16 Estatísticas de algumas Drogas:
Glauco Estatísticas de algumas Drogas:

17 (estar motivado, saber porque e como atuar = alta performance)
Glauco Gestão da Mudança A mudança só ocorre quando as pessoas sabem, querem e podem mudar. Sustentabilidade Comprometimento (estar motivado, saber porque e como atuar = alta performance) Crença Conhecimento Desconhecimento Tempo Incentivos e Motivação META Treinamento e Comunicação Senso de Propriedade Informação AÇÃO CONTÍNUA Entendimento

18 Bem Vindos!! Filme… Como gastar seu dinheiro
Glauco Filme… Como gastar seu dinheiro Bem Vindos!! Companhia de Teatro Viciados Objetivo: Buscar o entendimento do público alvo através de uma montagem de textos engraçados sobre drogas no trabalho, mais para aproveitar o espaço sedido pela Prof. Regina e mostrar o que a droga pode fazer na vida das pessoa, principalmente no trabalho. PARTICIPANTES: - Glauco (Chefe); - Glayson (Téc.Segurança); - Júlio (Funcionário Pequeno); - Luiz( Funcionário Pico).

19 Filme… Como gastar seu dinheiro Companhia de Teatro Viciados
Júlio Companhia de Teatro Viciados Adverte é proibido: Filme… Como gastar seu dinheiro FICAR SÉRIO

20 Filme… Como gastar seu dinheiro TEATRO Drogas no Trabalho

21 Vida saudável, disciplinada, responsável e feliz.
Glayson Conclusão Final Vida? Custo X Gastos? Trabalho? Dignidade? Amigos? Antes com droga!! Familia? Depois sem droga!! Vida saudável, disciplinada, responsável e feliz.

22 Glauco “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" (Chico Xavier) Fonte : Globo: Estatísticas sobre drogas GUIMARÃES, L. A. M. e GRUBITS, S. Série saúde mental e trabalho, 1 vol. Obrigado a todos!!!


Carregar ppt "Seminário Psicologia Filme… Como gastar seu dinheiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google