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Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais

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Apresentação em tema: "Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Universidade Luterana do Brasil Teoria e Método em Geografia Prof. Dr. Dakir Larara Machado da Silva

2 A Epistemologia O estudo dos fundamentos filosóficos do conhecimento é conhecido como “epistemologia” ou Teoria do Conhecimento. Suas questões principais são: 1) O que é conhecimento? 2) Como nós o alcançamos? 3) Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético?

3 A Epistemologia Um passo óbvio na direção de responder a primeira questão é tentar uma definição. A definição padrão, preliminarmente, é a de que o conhecimento é crença verdadeira justificada. Esta definição parece plausível porque, ao menos, ele dá a impressão de que para conhecer algo alguém deve acreditar nele, que a crença deve ser verdadeira, e que a razão de alguém para acreditar deve ser satisfatória à luz de algum critério – pois alguém não poderia dizer conhecer algo se sua razão para acreditar fosse arbitrária ou aleatória. Assim, cada uma das três partes da definição parece expressar uma condição necessária para o conhecimento, e a reivindicação é a de que, tomadas em conjunto, elas são suficientes.

4 A Epistemologia Há, contudo, dificuldades sérias com essa ideia, particularmente sobre a natureza da justificação requerida para a crença verdadeira equivaler a conhecimento. Nesse sentido, na história da epistemologia tivemos duas principais escolas de pensamento sobre o que constitui o meio mais importante para o conhecer. Uma é a escola "racionalista", que mantém que a razão é responsável por esse papel. A outra é a "empirista", que mantém que é a experiência, principalmente o uso dos sentidos, ajudados, quando necessário, por instrumentos, que é responsável por tal papel.

5 Epistemologia – Escola Racionalista
O paradigma de conhecimento para os racionalistas é a matemática e a lógica, onde verdades necessárias são obtidas por intuição e inferência racionais. Questões sobre a natureza da razão, a justificativa da inferência e a natureza da verdade, especialmente da verdade necessária, pressionam para serem respondidas..  A Razão é a luz natural inata que permite o acesso à verdade. A verdade é uma característica das ideias e não das coisas. Penso, logo existo! (René Descartes)

6 Epistemologia – Escola Racionalista
Descartes defende a existência de “ideias inatas”, que por serem puras (livres dos sentidos) só podem existir porque já nascemos com elas. Exemplos: Infinito, tempo, espaço, Deus, relações matemáticas,.. (intuições intelectuais).

7 Epistemologia – Escola Empirista
O paradigma dos empiristas é a ciência natural, onde observações e experimentos são cruciais para a investigação. A história da ciência na era moderna dá sustentação à causa do empirismo; mas precisamente para esta razão, questões filosóficas sobre percepção, observação, evidência e experimento tem adquirido grande importância. Antes da experiência, nossa mente é como uma folha em branco. As sensações formam a percepção, a associação das percepções formam as ideias. Temos o hábito de fazer associações; para alguns autores dessa corrente, a razão é o hábito de associar ideias.


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