A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alguns Exercícios Práticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alguns Exercícios Práticos"— Transcrição da apresentação:

1 Alguns Exercícios Práticos
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Alguns Exercícios Práticos Sessão n.º Novembro.08

2 Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Para Reflectir... “O segredo do sucesso não estará na descoberta da técnica, mas no prazer que esta descoberta poderá proporcionar ao aluno” António Fraga de Oliveira, 2008

3 Título da actividade Roteiro da actividade Letras (adaptado de De
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Título da actividade Roteiro da actividade Letras (adaptado de De Miranda, 2001) Jogar, com os alunos, ao ‘stop’: um aluno diz o abecedário em voz baixa e um outro aluno deve dizer ‘stop’, parando assim o colega numa letra do abecedário. A letra em que parar será dita aos alunos e eles terão de escrever o maior número possível de palavras que contenham essa letra. Essas palavras são usadas para escrever um conto/uma história...

4 Título da actividade Roteiro da actividade Adjectivação
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Título da actividade Roteiro da actividade Adjectivação (De Miranda, 2001) (Miranda, 2001) Dividir os alunos em equipas. Escrever no quadro cerca de 10 palavras que correspondam a objectos facilmente adjectiváveis Estabelecimento de um tempo limite para que os alunos descubram o máximo de adjectivos para cada uma dessas palavras. Por exemplo: árvore – frondosa, bonita, grande, etc. Escolher um vencedor

5 Título da actividade Roteiro da actividade Sugestão Biografias
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Título da actividade Roteiro da actividade Sugestão Biografias (De Miranda, 2001) Cada aluno descreve um dos colegas da sala pormenorizadamente Cada aluno lê a sua descrição, sem mencionar o nome do colega. Esta actividade pode ser transposta para um blog da turma: os alunos deixam, no blog, mensagens com a descrição dos colegas. Os outros alunos respondem à mensagem, nomeando a pessoa que julgam corresponder à descrição em causa. A turma tenta adivinhar quem são os colegas descritos.

6 Título da Actividade Roteiro da Actividade Sugestões
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Título da Actividade Roteiro da Actividade Sugestões Criar um mapa de Histórias (Leão e Filipe, 2002) Criar um personagem e estabelecer três hipóteses de acontecimentos/acções possíveis. Para cada uma das hipóteses, apresentar três sequências possíveis e assim sucessivamente. Depois, cada aluno pode Escolher um percurso e desenvolvê-lo numa Narrativa. Criar, num documento do Word ou num diapositivo do Power Point, um diagrama/organograma com asdiferentes hipóteses. Os próprios alunos devem realizar esta tarefa, para desenvolverem as suas competências de utilização Das TIC.

7 Fábrica de Histórias Pode ter várias formas e suportes
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Fábrica de Histórias Há muito, muito tempo, um menino era dono de metade do mundo Um “cartão” para cada fase da história, por exemplo, Como Começa, Local, Missão, Quem Atrapalha, Quem Ajuda, Como Acaba, ... Era uma vez um urso polar que detestava o frio Pode ter várias formas e suportes Numa bela manhã, a Ritinha acordou com uma sensação estranha No tempo dos dinossauros tudo tinha o dobro do tamanho A minha história começa na noite em que a bruxinha Bú nasceu de Outono quando, de repente Era uma bela tarde Quando as galinhas tinham dentes e os galos miavam No País dos Sete Sabores tudo era colorido e cheirava a gomas “Quantos queres?”

8 Capuchinho Vermelho de Helicóptero
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Oficina de Escrita Capuchinho Vermelho de Helicóptero Tipo de trabalho: individual ou em grupo Descrição: São dadas, aos “escritores”, algumas palavras – palavras que formam um binómio fantástico – sobre as quais deverão reescrever uma história conhecida. Exemplo... Sete cabritinhos de skate… A mãe cabra deixara os seus sete filhotes em casa, avisando-os para não abrirem a porta a ninguém. Nessa altura o lobo disfarçava-se, batia às portas dos animais e… zás – comia-os. Bateram à porta. Os cabritinhos lembraram-se do conselho da mãe, mas não resistiram e abriram a porta. O lobo abriu a boca, aprontando-se para o belo banquete que o esperava. Porém, os sete cabritinhos – em vez de se esconderem no velho relógio – colocaram--se nos skates e começaram a fugir…

9 Ler uma Imagem Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Ler uma Imagem Tipo de trabalho: individual Recursos a utilizar: folha de papel, lápis, fotografias trazidas pelos “escritores” Descrição: • Cada “escritor” deve escolher uma fotografia que, sem palavras, possa traduzir as suas férias/ aulas/tempos livres (…); • Depois, devem justificar a sua escolha, por escrito; • Colocam-se as fotografias e respectivas legendas afixadas num placard.

10 Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos A Casa das Palavras Tipo de trabalho: individual Recursos a utilizar: folha de papel, lápis Descrição: • É pedido aos escritores que escrevam palavras que considerem doces como mel, quentes como ninhos, leves como plumas, altas como torres; • Com essas palavras, constroem uma casa; • Poder-se-á dar alguma sugestão, como por exemplo, colocar as palavras doces e quentes nas paredes, as leves e altas no telhado. Sugestão: pode-se construir um caligrama com os textos produzidos pelos alunos A minha casa tem um telhado construído com mel, muito açúcar e está coberto com rebuçados de todas as cores.

11 Completar uma história, tendo em conta a informação já disponível.
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Completar uma história, tendo em conta a informação já disponível.

12 A minha amiga bruxa Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos A minha amiga bruxa Escolher características para um personagem. Fazer a apresentação desse personagem, acrescentando informação. Construir um texto descritivo a partir da informação disponível Comparar a informação disponível com a ilustração da personagem.

13 Construir um texto a partir de um conjunto de frases.
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Construir um texto a partir de um conjunto de frases. Os alunos devem usar pronomes, substantivos ou sujeitos nulos para evitar repetições. Devem igualmente recorrer a conectores (ou articuladores) para encadear ideias, atribuindo uma relação de sequencialidade Os conectores podem estar disponíveis para os alunos, após uma reflexão sobre quais são passíveis de serem utilizados.

14 Guião de História Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Guião de História Na fase da revisão, além da procura de erros ortográficos e sintácticos, deve ser igualmente pedido para que os alunos confirmem se as indicações sugeridas no guião foram cumpridas na totalidade, parcialmente ou não foram seguidas. Serve para planificar o texto. Vão sendo introduzidas várias informações que devem ser seguidas durante a construção do texto.

15 Poemas Diamante Deserto Quente, amarelado Transpirar, rastejar, beber
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Poemas Diamante Deserto Quente, amarelado Transpirar, rastejar, beber Cactos, camelos, pinguins, gelo Refrescar, esquiar, pescar frio, esbranquiçado Polo Norte Trabalho realizado por EB1 de Freires

16 O Abecedário dos Provérbios Ensino da Expressão Escrita
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos A cada boca uma sopa. Barco parado, não faz viagem. Cada cabeça sua sentença. Da discussão nasce a luz. Em Fevereiro, chega-te ao lameiro. Filhos criados, trabalhos dobrados. Gordura é formosura. Há mar e mar, há ir e voltar. Imita a formiga e viverás sem fadiga. Janeiro fora, cresce uma hora. Longe da vista, longe do coração. Mais vale prevenir, que remediar. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. O barato sai caro. Para grandes males, grandes remédios. Quando está fora o gato folga o rato. Roma e Pavia não se fizeram num dia. Se queres ver o teu corpo, abre o teu porco. Tristezas não pagam dívidas. Uma maçã por dia, dá uma vida sadia. Vão os anéis mas fiquem os dedos. Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades. O Abecedário dos Provérbios Recolha feita pelos alunos da Escola da Bouça -Agrupamento de Colmeias

17 Caligrama Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Caligrama Escrita de pequenos textos sobre um determinado tema, nos contornos do desenho do objecto do texto.

18 Construir as Regras de um Jogo
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Construir as Regras de um Jogo “Caminhos na Natureza” Regras do jogo: • Cada jogador prepara uma marca • Atira o dado e avança o número de casas indicado • Ganha o jogador que chegar primeiro • Há casa especiais: casa vermelha – recua 6 casas casa verde – avança 5 casas casa azul – responde a uma pergunta: resposta correcta –avança 6 casas resposta incorrecta – recua 5 casas Trabalho elaborado pela prof. Sandrina, com a turma do 3º ano da EB1 da Caranguejeira  

19 Pesquisar para escrever...
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Pesquisar para escrever... Foi solicitado aos alunos que, em casa, escrevessem um texto que podia ser originar ou de investigação sobre tema livre. A Escrita no Antigo Egipto No Antigo Egipto as pessoas escreviam com símbolos que se chamavam hieróglifos. Nesse tempo a maioria dos egípcios não sabia escrever e por isso existiam os escribas. Os escribas tinham uma das profissões mais importantes do Egipto e escreviam em rolos de papiro que era um papel feito de arroz. Os hieróglifos eram desenhos que significavam letras ou sons. Por exemplo, Pataias em hieróglifos escreve – se tal como está manuscrito na imagem:. João Pedro - 3º ano

20 António Fraga Oliveira, 2008
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos “A cópia, como estratégia para a qualidade caligráfica, é redutora, especialmente se for entendida como “ocupação de tempo”” . António Fraga Oliveira, 2008 SUGESTÕES: Sugestões1 É proposto ao aluno que substitua as palavras assinaladas no texto por nomes de familiares seus. Sugestão2 O aluno deve reescrever o texto copiando os nomes a verde e os adjectivos a vermelho Sugestão3 O aluno deve realizar a cópia, Substituindo nomes pelos seus sinónimos ou antónimos.

21 Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Desafio... Construir, em pequeno grupo, um guião de auto-correcção para cada um dos diferentes tipos de texto

22 Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Era uma vez uma pata que vivia numa quinta. Num dia de Primavera a pata estava a chocar os ovos, sentiu que os patinhos estavam a nascer. Nasceram quatro filhos. A mãe pata resolveu ir dar um passeio e reparou que um dos filhos era diferente; três eram amarelos e um era cinzento. Todos os animais da quinta começaram a chamar-lhe “ Patinho feio”. Ele ficou triste e resolveu fugir daquela quinta. Andou, andou e chegou a outra quinta mas continuou a ser mal tratado e a chamarem-lhe “patinho feio”. Passados alguns dias ele fugiu para perto de um lago. Passou lá o Verão, o Outono e o Inverno. Na Primavera, num dia em que foi até ao lago, viu muitos cisnes a nadar. Viu que era igual a eles. Era um cisne bem bonito. Turma do 1º e 2º anos da Escola Básica da Foz do Arelho, Agrup. de Santo Onofre (adaptado) Exemplo para texto narrativo Alguns aspectos a verificar... 1. Há palavras repetidas? 2. As frases estão bem claras? Os outros compreendem o que estou a contar? 3. Posso enriquecer a frase? 4. A pontuação está de acordo com o que quero transmitir? 5. Existe ligação entre esta frase e as anteriores? O texto faz sentido? 6. Ao reler o texto procurei apenas os erros ortográficos? Pensei em formas de melhorar o meu texto? 2. Ao escreveres, faz um esforço para te colocares no lugar de quem vai ler. Lembra-te que o destinatário não te vai poder fazer perguntas para pedir esclarecimentos. 3. Há muitas maneiras de tornar uma frase mais agradável: colocar um adjectivo, escreveres frases em expansão... 4. Quando escrevemos, a entoação tem de ser substituída pelos sinais de pontuação e, por isso, é muito importante ver se eles estarão de acordo com aquilo que queremos transmitir. Um texto tem que ter as ideias bem ligadas entre si. Por isso, não te podes esquecer daquelas palavras ou expressões, que estabelecem a ligação entre as ideias. Lembra-te que escrever bem não é, simplesmente, colocar frases umas ao lado das outras. É preciso que haja um encadeamento entre elas. Relê o texto todo, se possível em voz alta, e mantém-te atento ao que poderá estar menos bem. Durante a revisão, não procures apenas os erros de ortografia. Procura manter-te também atento à construção das frases e ao encadeamento das ideias. Não tenhas receio de riscar e fazer emendas.

23 Bibliografia Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Ensino da Expressão Escrita Exercícios Práticos Bibliografia Silva, Ana Almeida. (2008). Os Lápis são Mágicos. s/l: Guião de Escrita Criativa – documento pdf. Alves, Patrícia Dias e Moreira, António. (s/d). Escrever em sala de Aula: Caminhos a Seguir. Aveiro: Universidade de Aveiro – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa Barbeiro, Luís. Blogue Interescolas. [Em linha]. [cons ]. Disponível em SILVA, E. (2007). Material didáctico. Lisboa: Documento policopiado.


Carregar ppt "Alguns Exercícios Práticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google