A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA VIDA ADULTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA VIDA ADULTA"— Transcrição da apresentação:

1 DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA VIDA ADULTA
Grupo 1: Karina, Kátia, Elisângela, Talita, Simone.

2 JUSTIFICATIVA: NEGAR A EXISTÊNCIA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA DO FAMILIAR É UMA MANEIRA USUAL DE FUGA DO PROBLEMA, FATO QUE SERVE PARA ALIVIAR A ANSIEDADE QUE ELA PROVOCA. ESTUDOS MOSTRAM QUE AS PESSOAS COMEÇAM A SE VICIAR NA ADOLESCÊNCIA E TORNAM-SE DEPENDENTES QUANDO ADULTOS. COMO EDUCADORES TEMOS DE TER ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE POSSAM NOS AUXILIAR EM NOSSA PROFISSÃO, JÁ QUE CONVIVEMOS DIRETAMENTE COM O GRUPO QUE ESTÁ EXPOSTO AO USO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NA FASE EM QUE EXPERIMENTAM E COMEÇAM A USAR.

3 OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO É FORNECER UMA COMPREENSÃO MAIOR AOS PROFESSORES NESTE ASSUNTO. OS PROFESSORES DEPARAM-SE EM SALA DE AULA COM DIFERENTES E DIFÍCEIS REALIDADES, ENTRE ELAS A DEPENDÊNCIA QUÍMICA DOS PAIS E FAMILIARES DOS ALUNOS. ESTA REALIDADE INTERFERE NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS EM TODOS OS ASPECTOS INCLUSIVE GENÉTICOS. PRECISAMOS TER NOÇÕES BÁSICAS NO QUE SE REFERE ÀS DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS AS QUAIS CONVIVEM NOSSAS CRIANÇAS E POR QUE NÃO DIZER AFETA E FAZ PARTE DA REALIDADE ATÉ MESMO DOS EDUCADORES OU COLEGAS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. AQUI TEMOS A INTENÇÃO DE BUSCAR INFORMAÇÃO REAL, ANTES DE REPRIMIR, ORIENTAR E EDUCAR.

4 É NA ADOLESCÊNCIA QUE AS REGRAS COSTUMAM SER QUESTIONADAS E, ATÉ MESMO, CONTESTADAS, O QUE É NECESSÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DOS JOVENS (WAGNER, CARPENEDO, MELO & SILVEIRA, 2005A). AS INFLUÊNCIAS DO CONTEXTO SOCIAL, SOMADAS AO FATO DA ADOLESCÊNCIA SER UMA ÉPOCA DE EXPERIMENTAÇÕES, LEVAM AO APARECIMENTO DE COMPORTAMENTOS DE RISCO (SOLDERA, DALGALARRONDO, FILHO & SILVA, 2004), ENTRE ELES, O USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS. É IMPORTANTE OLHAR-SE DE MODO MAIS APURADO PARA O MEIO FAMILIAR, VISANDO À COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS QUE ALI OCORREM E BUSCANDO ENTENDER DE QUE MODO À FAMÍLIA PODE SER PROTETORA OU FACILITADORA DOS COMPORTAMENTOS DE RISCO DOS FILHOS, INCLUSIVE DO ABUSO DE DROGAS E DE UMA POSSÍVEL DEPENDÊNCIA.

5 Por que as pessoas consomem drogas?
*COMEÇAM A USAR NA JUVENTUDE PARA SE AFIRMAREM COMO GENTE; *PARA PROTESTAREM CONTRA OS MAIS VELHOS; *PARA SE ENTURMAREM ENTRE OS AMIGOS QUE JÁ ADERIRAM AO USO; *À PROCURA DO ALÍVIO PARA O TÉDIO A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE; OU SIMPLESMENTE PARA FICAREM “LIGADAS”. *CAUSAS FISIOLÓGICAS( ALGUMAS PESSOAS POSSUEM ESTRUTURAS BIOQUÍMICAS QUE TORNAM AS EXPERIÊNCIAS INICIAIS COM DETERMINADAS SUBSTÂNCIAS MAIS INTENSAS QUE OUTRAS; *FATORES GENÉTICOS: CRIANÇAS QUE TÊM PAIS DEPENDENTES DE ALGUMA SUBSTÂNCIA QUÍMICA SÃO MAIS PROPENSAS A TORNAREM-SE DEPENDENTES TAMBÉM; INDIVÍDUOS VICIADOS POSSUEM ALGUNS TRAÇOS CARACTERÍSTICOS QUE OS DISTINGUEM DOS OUTROS, ESTES TRAÇOS PRECEDEM O VÍCIO E OU SÃO PROVOCADOS POR ELE.

6 Que sinais indicam que um amigo ou parente está começando a ter dificuldades com essa ou aquela droga? QUANDOO COMPORTAMENTO DEPENDENTE É EXECESSIVO, COMPULSIVO, FORA DO CONTROLE E PSICOLÓGICA OU FISICAMENTE DESTRUTIVO. DISTURBIOS DO APETITE (RECUSADA ALIMENTAÇÃO OU APETITE VORAZ), ASSIM COMO JOGAR, FAZER EXERÍCIOS OU MESMO VER TELEVISÃO OU FICAR NO COMPUTADOR EXAGERADAMENTE. A MAIORIA DAS DROGASESTIMULA OU DEPRIMEO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. UMA PESSOA PODE TAMBÉM DESENVOLVERUMA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA DE CERTOS HÁBITOS ACREDITANDO SER IMPOSSÍVEL ABANDONA´-LOS.

7 O que acontece quando a droga entra no organismo?
SERVEM PARA ENFATIZAR EMOÇÕES POSITIVAS, SUAVIZAR OU INTENSIFICAR AS NGATIVAS. SOB O EFEITOS DE DROGAS A PESSOA DIMINUI A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO, ALTERAM O HUMOR, PROPORCIONAM A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR E FELICIDADE. DUAS REAÇÕES OCORREM QUANDO ALGUÉM USA DROGAS REGULARMENTE: TOLERÂNCIA (DETERMINADA QUANTIDADE DE DROGAS TERÁ CADA VEZ MENOS EFEITO, O USUÁRIO PRECISA DE DOSES CADA VEZ MAIORES PARA OBTER O MESMO EFEITO; DEPENDÊNCIA ( INDICA NECESSIDADE TÃO INTENSA DE UMA SUBSTÂNCIA QUE FORTES PERTURBAÇÕES FÍSICASOU EMOCIONAIS OCORREM QUANDO A DROGA QUE A CONTÉM É RETIDA).

8 Que marcas a droga deixará para sempre no corpo e na alma de uma pessoa?
Sentimento de desvalia, melancolia, depressão e ansiedade, afeto negativo, sensibilidade profunda, são mais emotivos e magoam-se com maior facilidade, são atormentados por aflições infundadas, perdem o auto-controle com facilidade, acreditam que suas vidas são influenciadas por fatores ambientais, as respostas ao estímulos tende a ser distorcidas e se valem das drogas para diminuir as dores. Possuem a capacidade de cognição e percepção distorcidas, angústia, sentimento de culpa, vergonha e remorso, mas, o sentimento de que seus efeitos lhes trazem conseqüências positivas é sem dúvida o mais grave e errôneo.

9 Que saída existem para alguém que mergulhou no submundo das drogas
Que saída existem para alguém que mergulhou no submundo das drogas? A quem recorrer? A pessoa deve fazer uma avaliação honesta de si mesma e dos valores que tem norteado sua existência. Se a resposta for negativa, cabe então uma reformulação de sua existência; e se a tarefa for muito árdua para ser realizada sozinha, deve-se procurar ajuda de alguém capacitado, um psiquiatra por exemplo. Quanto aos pais, procurem assumir o papel de orientadores. Não fujam das responsabilidades de principais construtores da personalidade dos filhos, é necessário um maior engajamento familiar de permanente busca dos filhos e dos estímulos para a construção de um mundo de valores compatíveis com a natureza humana.

10 CONCLUSÃO A pessoa que não amadureceu, assusta-se com a dureza da vida e tenta regredir. A volta é impossível, mas o paraíso artificial das drogas esta bem ali na esquina e por preços aparentemente mais em conta que os cobrados pelo processo de amadurecimento. O avanço das ciências abalaram as estruturas que apóiam os alicerces da maioria das pessoas; com a decadência do sentimento religioso o homem ficou entregue a si mesmo como uma criança que precisa de apoio de um pai. Se ele não conta mais com Deus, por descrença, se a família não é mais um refúgio seguro, precisa evitar o processo de desumanização em marcha. A droga é extremamente neorotizante, o adulto dependente acredita que ela lhe dará condições psicológicas de mais facilmente triunfar “na selava de pedra”. Como professores, estando informados temos maior condição de reconhecer as características de um possível futuro dependente químico e auxiliá-lo em sua formação para que quem sabe isto não venha a ser uma realidade.

11 Bibliografia KOX, W.Miles. Personalidade do Viciado. Tudo Sobre as Drogas. São Paulo, Brasil. NOVA CULTURA, 1988.


Carregar ppt "DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA VIDA ADULTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google