A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa."— Transcrição da apresentação:

1 AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa

2 INTRODUÇÃO Internet é um conjunto de milhares de redes em escala mundial de milhões de microcomputadores que permite acesso aos mais variados tipos de informações e transferência de dados. (comerciais, educacionais, governamentais, pessoais, etc).

3 Serviços disponibilizados pela Internet Alguns dos serviços disponíveis na Internet, além da Web, são o acesso remoto a outras máquinas (Telnet e SSH), transferência de arquivos (FTP), correio electrónico/eletrônico (e-mail normalmente através dos protocolos POP3 e SMTP), boletins electrónicos/eletrônicos (news ou grupos de notícias), bate-papo online (chat), mensagens instantâneas (ICQ, YIM, Jabber, MSN Messenger, Blogs), etc.

4 Alguns termos importantes WWW WWW é a sigla de World Wide Web que significa Rede Mundial (a grande rede de computadores interligados no mundo todo)

5 HIPERTEXTO HIPERTEXTO Originalmente, Hipertexto é qualquer informação de texto em um computador, que contenha saltos para outras informações independentemente de sua seqüência linear ou de sua localização. Os documentos visualizados através dos Browsers são escritos em Hipertextos, utilizando-se uma linguagem especial chamada HTML (HyperText Markup Language).

6 SITE SITE Palavra em inglês que significa local, lugar. Na Internet, designa um conjunto de páginas que representa uma pessoa, instituição ou empresa na rede.

7 Browsers Browsers Browsers são softwares que lêem e interpretam arquivos HTML (Hyper Text Markup Language) enviados na World Wide Web, formata-os em páginas da Web e os exibe ao usuário.

8 Protocolo TCP/IP Protocolo TCP/IP TCP (Transmission Control Protocol) – Responsável pelo divisão da informação em pequeno pacotes, envio, recebimento e reagrupamento do dado. e IP (Internet Protocol) - Responsável pelo endereçamento e envelopamento dos dados.

9 HITS Cada hit é um objeto transferido para o computador do espectador. Uma página com texto e dez imagens fornecerá onze hits. Cem mil hits não significam cem mil pessoas visitando.

10 PAGE VIEWS Quantidade de documentos ("páginas") acessados. Cem mil page views não significam cem mil pessoas visitando.

11 URL URL (Uniforme Resource Locator, numa tradução literal, Localizador Uniforme de Recursos) é uma seqüência de caracteres que fornece o endereço Internet de um Site da Web ou um recurso da World Wide Web, juntamente com o protocolo (como FTP ou HTTP) através do qual o site ou o recurso é acessado.

12 Entendendo a URL http://www.xyz.com.br/treinamento/cursos.htm

13 http://www.xyz.com.br/treinamento/cursos.htm http:// - Protocolo da Internet utilizado pelos computadores ligados à Web para comunicar-se entre si;

14 http://www.xyz.com.br/treinamento/cursos.htm www.xyz.com.br - Nome do Domínio - Domínio são as categorias de endereços da Internet que representam países ou tipos de organização;

15 http://www.xyz.com.br/treinamento/cursos.htm www - Sigla de World Wide Web, significa Rede Mundial;

16 http://www.xyz.com.br/treinamento/cursos.htm com - Tipo de Domínio - Indica a natureza do Site. No caso como trata-se de um Site de uma empresa privada, ".com" vem de comercial. Outros Exemplo:.gov (governo) e.org (organizações sem fins lucrativos);

17 http://www.xyz.com.br/treinamento/cursos.htm br - Sigla do País - composta de duas letras, significa que a página está situada em um computador no Brasil. Páginas que não possuem terminação indicando o país de origem estão em maior parte situadas nos Estados Unidos. Outros Exemplo:.pt (Portugal) e.jp (Japão).

18 http://www.xyz.com.br/treinamento/cursos.htm treinamento - Diretório (pasta) onde está localizado a página (arquivo) cursos.htm;

19 http://www.xyz.com.br/treinamento/cursos.htm cursos.htm - Nome da página escrita em HTML requerida (páginas da Web geralmente tem terminação em.htm ou.html);

20 Conceitos O que é um Webdesigner? Webdesigners ou projetistas de sites são pessoas responsáveis pela criação dos sites. Também chamados de programadores ou projetistas de sites.

21 Conceitos O que é um Webmaster? é um profissional que tem por finalidade a tarefa de instalar, dar manutenção, criar e realizar a gestão de um determinado site. Por vezes, o webmaster acumula a tarefa de administração de servidores na qual se hospeda o site.

22 Conceitos O que é um Site ou Website? Site é o nome dado a um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertexto acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõem a world wide web.

23 Planejamento do website Preparação do conteúdo Qual é o objetivo do site? Que tipo de visitante deseja atrair para o site? Por que as pessoas devem visitar o seu site?

24 Planejamento estratégico Como todo trabalho de design, é necessária uma análise informacional, a partir de um briefing.

25 O briefing: é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.


Carregar ppt "AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google