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Comissão de Defesa do Consumidor Migração Pulso Minuto 14 de março de 2007.

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Apresentação em tema: "Comissão de Defesa do Consumidor Migração Pulso Minuto 14 de março de 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Comissão de Defesa do Consumidor Migração Pulso Minuto 14 de março de 2007

2 Conversão Pulso-Minuto O que está mudando? Um novo método de tarifação será implantado gradativamente nas diferentes localidades entre março e 31 de julho de 2007, de acordo com o cronograma de cada operadora. A principal mudança ocorrerá na forma de tarifação do plano básico e na possibilidade de detalhamento das chamadas locais entre telefones fixos. O Plano de Básico de Pulsos deixará de existir e será substituído pelo Plano Básico de Minutos e pelo PASOO.

3 Cursando uma Chamada Local 3300-5678 3192-1235 3300-5679 3400-2468 3400-2469 Digita 3300-5678 Rede de Transporte Origem: identifica e se comunica com central destino Destino: completa a chamada Internet Provedor Atendimento: central origem inicia tarifação 3156-1236 3400-2470

4 Tráfego Local ao Longo do Dia - Minutos e Chamadas - Dias Úteis Hora de Maior Movimento (HMM) 1,0 bilhão de minutos 450 milhões de chamadas  Sistema dimensionado para que não haja congestionamento na HMM  Equalização da curva de tráfego foca os investimentos necessários  Portarias 155, de 03/07/1980 e 066 de 17/11/1980 - Minicom – utilizam tarifas como “disciplinadores” do tráfego (criação de horários de tarifas reduzidas) - maior eficiência da rede e menores custos para usuários

5 Distribuição das Chamadas por Duração Média = 2,2 min 36% 56% 79 % 98% 41% 60% 84% 95% Média = 3,0 min NORMALNORMAL REDUZIDOREDUZIDO 86% 29% das chamadas dura mais de 20 minutos 11% 24% 38% 71% 42% das chamadas dura mais de 20 minutos 11% 28% 40% 58% Mais De 600 Mais De 600 Mais De 1.200 Mais De 1.200 Média = 19,7 min Média = 42,7 min VOZ INTERNET

6 Tráfego Local – Perfil Individual 55 Chamadas de voz: assinante residencial, durante 9 dias, no horário normal Média = 3,4 min. Assinantes originam chamadas curtas e longas variando, por exemplo:  ao longo do dia  em função de sazonalidades (dia, mês, etc)  em função de férias, eventos especiais, problemas de saúde, etc  pela presença e idade de filhos, visitas, hóspedes, etc. Sáb 6,13,51,72,42,8x,x Média do Período (min) Sáb Seg TerQui Sex Seg Ter Qui

7 Síntese 90% das chamadas de Voz e 85% dos minutos ocorrem no Horário Normal de tarifação, sendo que 80% das chamadas de Voz duram menos que 2,2 minutos. Os assinantes em geral têm diferentes variações nos perfis próprios de utilização, os quais também variam entre si e, de uma forma geral, originam chamadas de Voz curtas e longas. O comportamento dos assinantes varia ao longo do tempo por diversos fatores. Projeções do futuro com base no passado envolvem erros estatísticos que podem ser individualmente grandes.

8 O que é Pulso ? Medição por Pulsos Karlson Acrescido – uma “ficha” no atendimento e uma a cada 240 segundos (KA-240) 1 “ficha” por Chamada  A contabilização dos pulsos (“fichas”) é a mesma para chamadas de Voz ou Internet  Cada usuário tem uma franquia de 100 “fichas” por mês É uma forma de tarifar a chamada local É uma técnica que permite computar “intensidade do uso” ( quantidade + duração ) É equivalente a se usar uma “ficha” como unidade de tarifação  Cada “ficha” tem um valor definido  Cada ligação começa com o débito de uma “ficha” ( tarifa de completamento )  As “fichas”são cobradas de quem originou a chamada, em ritmo fixo, a partir das 06:00 hs, a cada exatos 4 minutos, até às 24:00 hs

9 1 pulso na conexão ( atendimento ) + Pulsos de acordo com o cronômetro digital Central Telefônica Cronômetro digital da Central Geração de 1 pulso a cada 4 minutos 6:00 6:04 6:08 6:12 6:16 6:20 6:24 6:28 Total do uso: 15 min 9 pulsos 1,6 min / pulso Chamada 1 >> 3 Pulsos (6 minutos) Chamada 2 >> 1 Pulso (1 minuto) Chamada 3 >> 2 Pulsos (3 minutos) Chamada 4 >> 3 Pulsos (5 minutos) Método atual: Tradicional, adotado pela Anatel para o Plano Básico. Permite prestar a informação sobre a quantidade de pulsos, leitura do contador, mas não permite o detalhamento das chamadas ( para quem ligou, duração da ligação, horário ). Como funciona ? Medição por Pulsos - Horário Normal (KA-240)

10 Síntese (tarifação por pulsos) Existência de tarifa de completamento (pulso no atendimento) A medição por pulsos não dá ao usuário a visibilidade desejada sobre as chamadas realizadas e fragiliza a previsibilidade da utilização Disponibilidade apenas do total de pulsos ao fim de um período (mês) A quantidade de pulsos pode variar para chamadas com a mesma duração, em função de seu instante de início

11 Alterações Necessárias Implantação de bilhetadores Reprogramação de software em cada uma das centrais Redimensionamento de processadores e outros dispositivos Alterações nos sistemas de faturamento Alterações no sistema de impressão Dispositivos de armazenamento no CPD Alterações nos sistemas de atendimento. Necessidade de reestruturação da planta de forma gradativa Medição por Minutos - Requisitos para a Conversão 8.000 centrais Mais de 20 diferentes tecnologias 5 bilhões de chamadas por mês 35 bilhões de bilhetes por mês 5 bilhões de chamadas por mês 35 bilhões de bilhetes por mês

12 Consultoria externa contratada em 2005 pela Anatel com o objetivo de definir o valor do minuto a ser praticado A definição do valor tarifário, foi baseada em dados reais das Operadoras, relativos a mais de 100 milhões de chamadas locais Regulamentação Aplicável:  Resolução 423 de 06/12/2005 – Altera os critérios de tarifação  Ato 54.695 de 13/12/2005 – Define as tarifas de partida Plano Básico de Minutos - PBM

13 Plano Básico de Minutos - Tarifas Inexistência de tarifa de completamento Valores das chamadas perfeitamente previsíveis Possibilidade de detalhamento na conta telefônica

14 Conceito introduzido ao final do ano de 2005 Modelo definido de forma a buscar a manutenção dos valores atuais das chamadas, principalmente as de mais longa duração Regulamentação Aplicável: Resolução 450 de 07/12/2005 – Aprova o PASOO Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO)

15 PASOO vs PBM - Tarifas Média de valores

16 Existência de tarifa de completamento Valores das chamadas perfeitamente previsíveis Possibilidade de detalhamento na conta telefônica PASOO - Características

17 Mensagens a destacar Forma de tarifação mais transparente e de fácil entendimento, já que o consumidor saberá exatamente o que está gastando; A conversão de pulso para minutos não significa aumento ou redução das tarifas de telefonia fixa e, sim, uma adequação da forma de cobrar a duração das chamadas para uma maior transparência; A assinatura no Plano Básico de minutos e no PASOO terá o mesmo valor da assinatura no atual Plano Básico de pulsos; Os clientes que já possuem Planos Alternativos em minutos não sofrerão nenhuma mudança; Cliente não estará restrito somente ao plano básico. Ele poderá optar tanto pelo PASOO quanto pelos diversos planos alternativos em minutos oferecidos pelas operadoras, tendo a possibilidade de escolha de um plano mais adequado ao seu perfil de uso.

18 COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DE TARIFAÇÃO DO PLANO BÁSICO EM PULSOS, PLANO BÁSICO EM MINUTOS, PASOO (RESIDENCIAL) PLANOS CUJA OFERTA É UMA EXIGÊNCIA DO ÓRGÃO REGULADOR CaracterísticasBásico de PulsosBásico de MinutosPASOO Franquia100 pulsos200 minutos400 minutos Unidade Mínima de Tarifação _ _ 30 segundos6 segundos Tarifação Subseqüente_ _ 6 segundos R$ Assinatura (com impostos) R$ 41,03 Tarifa de Completamento R$ 0,15 (1 pulso)Não possuiR$ 0,15 (4 minutos) Tarifa Excedente* Horário Normal Horário Reduzido R$ 0,15 (por pulso) R$ 0,15 (por chamada – equivalente a 1 pulso) R$ 0,10 (por minuto) R$ 0,20 (por chamada – equivalente a 2 minutos) R$ 0,04 (por minuto) R$ 0,16 (por chamada – equivalente a 4 minutos) Tarifa para Celular e Longa Distância Tarifas atualmente praticadas Não muda em relação ao Plano Básico em Pulsos Valores RJ

19 Comunicados aos Clientes O cliente receberá informações, a partir de Fev/07, sobre o Plano Básico e PASOO para auxiliar na escolha do plano. O cliente que optar pelo PASOO pode contatar a sua operadora desde 13/Fev. Comparativo PASOO x Básico 15 dias antes de cada virada Jornal Divulgação durante o processo da virada Rádio Comunicado institucional a partir de Março TV Divulgação em 3 contas consecutivas: primeira conta 30 dias antes da virada, segunda durante e a terceira após a virada. Conta

20 Obrigado Jose Fernandes Pauletti ABRAFIX


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