A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade das Redes Fixa e Móvel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade das Redes Fixa e Móvel"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade das Redes Fixa e Móvel
JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Brasília/DF Maio/2013

2 Indicadores de Reclamações
JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Brasília/DF Maio/2013

3

4 Indicadores de Interrupções
JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Brasília/DF Maio/2013

5 Telefonia Fixa JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Brasília/DF Maio/2013

6 Interrupções de Serviço
TELEFONIA FIXA Em 2012, a Anatel expediu Despachos Cautelares em desfavor das operadoras Oi, Telefônica e CTBC para a redução do número de interrupções e suas durações, bem como o ressarcimento aos usuários. A medida – que atingiu a prestação do serviço no Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná – foi adotada como parte dos processos de acompanhamento e controle da qualidade da prestação do serviço instaurados em 2011. Entre os resultados verificados pela Agência, na comparação com 2011, destacam-se: redução de 8% no número de interrupções; redução de 17% na duração das interrupções; redução de 16% no número de acessos afetados por interrupção.

7 Interrupções de Serviço
Essa melhora foi verificada, principalmente, nos estados mais críticos, como Amazonas, Pará e Piauí.

8 Interrupções de Serviço
- Por meio de intenso trabalho de acompanhamento, a Anatel tem obtido significativa queda nas interrupções, conforme gráficos a seguir:

9 Interrupções de Serviço
Quadro de interrupções por Regiões:

10 Telefonia Móvel JOÃO REZENDE Brasília/DF Maio/2013
Presidente da Anatel Brasília/DF Maio/2013

11 Medida Cautelar – Contextualização
Suspensão de Vendas: Medida Cautelar: CLARO, OI e TIM: apresentaram Planos, detalhados por Estado, dentro do prazo estabelecido. Novas vendas foram permitidas, após análise e aprovação preliminar, pela Anatel, dos Planos apresentados. VIVO, CTBC e SERCOMTEL não foram proibidas de comercializar em nenhum Estado. Todavia, delas também foi requerida a apresentação do Plano de Ação de Melhoria em suas áreas de atuação. TIM CLARO OI

12 Medida Cautelar – Contextualização
Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP): Avaliação Trimestral, com reuniões periódicas realizadas nos meses de outubro e novembro; Compromissos para todas as Unidades da Federação; Possibilidade de novas suspensões de comercialização; Outras sanções previstas na regulamentação vigente. Parâmetros de Monitoramento: Indicadores de Desempenho de Rede; Atendimento ao Usuário; Interrupções do Serviço de Telefonia Móvel; Investimentos para o triênio

13 Atendimento ao Usuário
Evolução das Reclamações de Usuários das Operadoras Acauteladas Completamento e Reparo: O aumento no número de reclamações em desfavor das três operadoras mostradas é devido à exposição que as medidas cautelares e suspensão de vendas tiveram na mídia. Nota-se uma posterior tendência de redução, exceto para a operadora Claro. Isso ocorre, possivelmente, em decorrência do aumento do número de interrupções, no mês de outubro, no estado do Rio de Janeiro. Fonte: ARU/Anatel. Dados passíveis de validação/retificação pela área responsável.

14 Indicadores de Desempenho de Rede
Acesso às redes de voz e dados (Brasil) – CONSOLIDADO Obs.: Dados obtidos pela fiscalização da agência relativos a registros da Rede de Acesso.

15 Indicadores de Desempenho de Rede
Queda de chamadas e queda de conexão (Brasil) – CONSOLIDADO Obs.: Dados obtidos pela fiscalização da agência relativos a registros da Rede de Acesso.

16 Acompanhamento Monitoramento trimestral em todas as Unidades da Federação, Município por Município Parâmetros de Rede: Taxa de acesso a rede de voz e dados; Taxa de queda de chamadas de voz e conexão de dados; Congestionamento em Rotas de longa distância; Níveis de bloqueio e de quedas de chamadas, por município. Atendimento: Taxa de Reclamação na Prestadora; Taxa de reclamação dos usuários na Anatel com ênfase nos motivos relacionados a qualidade da rede. Interrupções do Serviço Celular: Índice de interrupções, levando-se em consideração seu quantitativo, duração média e causas. Nos municípios com população acima de 300 mil habitantes – Monitoramento antena por antena

17 Principais Medidas Adotadas pela Anatel para aumento da Qualidade
JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Brasília/DF Maio/2013

18 Principais Ações da Anatel Gestão da Qualidade da Banda Larga
- Anatel iniciou em 2012 processo de avaliação da Banda Larga Fixa, por meio de medidores instalados nos edifícios dos voluntários, aferindo diversos indicadores (latência, velocidade, jitter e perda de pacotes); - O objetivo destes indicadores é avaliar a velocidade fornecida pela prestadora em relação a velocidade contratada pelo assinante; - Garantia de Velocidade Instantânea Contratada Garantir que a velocidade aferida em pelo menos 95% das medições atinja 20% da velocidade contratada. A partir de novembro de 2013 – 30% A partir de novembro de 2014 – 40% Garantia de Velocidade Média Contratada Garantir que a velocidade média aferida durante o mês atinja no mínimo 60% da velocidade contratada. A partir de novembro de 2013 – 70% A partir de novembro de 2014 – 80%

19 CRONOGRAMA DAS MEDIÇÕES DA BANDA LARGA FIXA

20 CRONOGRAMA DAS MEDIÇÕES DA BANDA LARGA MÓVEL

21 PLANO DE REVITALIZAÇÃO DE TUPs
As Concessionárias do STFC, por determinação da Anatel, iniciaram, em meados de 2011, o Plano de Revitalização de orelhões, um conjunto de ações voltadas à recuperação e manutenção da planta de orelhões em todo o Brasil. Em 12 meses de atuação, houve evolução na disponibilidade da planta de telefonia de uso público, conforme tabela abaixo, que demonstra os percentuais de orelhões em bom funcionamento por concessionária, comparando o final de 2011 com dezembro de 2012: Concessionária set/11 jun/12 set/12 out/12 dez/12 Oi 79%*(jul) 86% 93% 96% 94% Telefônica 70% 91% 99% Embratel 50% 69% 84% 85% 95% CTBC - 97% 98% Sercomtel

22 Criação da Superintendência de Relações com os Consumidores
Outras Medidas - Outras Medidas Divulgação do Ranking de Empresas com base no Índice de Desempenho de Atendimento (IDA) Mudança da regra de cobrança por ligações interrompidas (concatenação de chamadas) Regulamento de Atendimento e Cobrança - Aumento dos direitos do consumidor de telecomunicações (em Consulta Pública) Criação da Superintendência de Relações com os Consumidores

23 Obrigado!


Carregar ppt "Qualidade das Redes Fixa e Móvel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google