A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimentos na Terra Unidade 1. 1.7 Distância de segurança.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimentos na Terra Unidade 1. 1.7 Distância de segurança."— Transcrição da apresentação:

1 Movimentos na Terra Unidade 1

2 1.7 Distância de segurança

3 Observa com atenção o movimento do automóvel. Durante a viagem, o condutor viu-se confrontado com um obstáculo e foi forçado a efetuar uma travagem de emergência.

4 Depois de avistar o obstáculo, o condutor… … tirou o pé do pedal do acelerador e procurou o pedal do travão; … pressionou o pedal do travão até o automóvel parar.

5 Ao tempo que o condutor demorou a… … tirar o pé do pedal do acelerador e procurar o pedal do travão dá-se o nome de tempo de reação; … pressionar o pedal do travão até o automóvel parar dá-se o nome de tempo de travagem. O tempo total necessário para que o condutor imobilize o veículo é: tempo total = tempo reação + tempo travagem

6 Deve ter-se em conta que… … durante o tempo de reação, o automóvel moveu-se, percorrendo uma determinada distância; … durante o tempo de travagem, o automóvel moveu-se, percorrendo uma determinada distância até parar.

7 À distancia que o condutor percorreu durante… … o tempo de reação dá-se o nome de distância de reação; … o tempo de travagem dá-se o nome de distância de travagem. A distância total percorrida pelo condutor é: distância total = distância reação + distância travagem

8 Observa em câmara lenta o movimento do automóvel. avista o obstáculo começa a travar imobiliza o automóvel

9 avista o obstáculo começa a travar imobiliza o automóvel distância de reaçãodistância de travagem distância de segurança O gráfico da velocidade em função do tempo para o movimento é: v/m/s t/s 0 tempo total velocidade inicial tempo reação Durante o tempo de reação, a velocidade mantém-se constante (o condutor não acelera nem trava). Durante o tempo de travagem, a velocidade diminui até parar (o condutor está a travar).

10 Todos os dias ocorrem acidentes nas nossas estradas, alguns com consequências graves.

11 Para evitar acidentes, um condutor deve… … estar atento à condução; … conduzir dentro dos limites de velocidade; … conservar uma distância segura em relação ao veículo da frente ; … manter o carro em boas condições. Para evitar acidentes, um condutor não deve… … distrair-se com o telemóvel ; … conduzir conduzir sob o efeito de álcool ou drogas; … conduzir colado ao veículo da frente; … conduzir em excesso de velocidade.

12 Conclusão Ao tempo necessário para que um condutor comece a travar após avistar um obstáculo dá-se o nome de tempo de reação. Ao tempo necessário para que veículo pare após o início da travagem dá-se o nome de tempo de travagem. À distância percorrida durante o tempo de reação chama-se distância de reação. À distância percorrida durante o tempo de travagem chama-se distância de travagem.


Carregar ppt "Movimentos na Terra Unidade 1. 1.7 Distância de segurança."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google