A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Docente: Discentes: Denise Mota e Débora Anjos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Docente: Discentes: Denise Mota e Débora Anjos"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Docente: Discentes: Denise Mota e Débora Anjos
TV e Vídeo na Educação Disciplina: Docente: Discentes: Denise Mota e Débora Anjos

2 História John L. Baird, em montou o primeiro protótipo de televisão Em 1923, o russo Wladimir Zworykin criou e patenteou o ionoscópio

3 História Transmissões abertas passam a ocorrer a partir da década de 1930 na Alemanhã Em 1935 Inglaterra EUA União Soviética No Brasil, em 1950, houve acesso a um sinal aberto de TV após a inauguração da TV Tupi, pelo jornalista Assis Chateaubriand. Surgimento: Globo Record Bandeirantes Foi necessário ainda que o jornalista importasse cerca de duzentos aparelhos de TV para que os programas da emissora fossem assistidos. Estes foram instalados em praças públicas, padarias, museus e outros lugares estratégicos.

4 Apresentado o primeiro controle remoto (com fio).
Evolução Apresentado o primeiro controle remoto (com fio). Mais de mil TVs vendidas no Brasil 25% dos lares brasileiros já têm TV. A Copa do Mundo é transmitida ao vivo, via satélite. Primeiras televisões portáteis leves o suficiente para serem carregadas e ligadas nos mais variados locais. Popularização do controle remoto. 1950 1954 1955 1956 1970 1974 1980 1992 Primeiro modelo semi-portátil com fabricação nacional. Brasil registra 1,5 milhão de telespectadores no mesmo ano em que é criado o controle remoto que dispensa fios. Mudança das televisões preta e branca para as em cores ganha força Primeira tela de plasma full color é apresentada ao mundo

5 Relação/Influência na Sociedade
Detém os meios de produção e difusão de informação, detém o poder, pois a transmissão de ideias e valores se ligados com seus interesses particulares. Neste jogo de interesses, o importante não é formar consciência crítica daquilo que é transmitido pela TV, mas provocar desejos e inquietações acerca daquilo que é novo, sofisticado ou “lindo” no contexto sócio-econômico-cultural vigente. (ANDRADE 2013) Um dos meios mais influenciadores é a TV. No Brasil, um país em desenvolvimento, onde a exclusão social, caracterizada pelo não-acesso a fatores de qualidade de vida (como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, etc.), a TV é o veículo de comunicação social mais acessível, mais presente, assumindo um importante papel na vida cotidiana. (MARTINS 2010)

6 Relação/Influência na Sociedade
É tão atuante no dia a dia que tem sido considerada um membro familiar. Exemplo: &type=3&theater Vamos discutir? Você percebe outras influências da TV no seu dia a dia e na sociedade?

7 Pontos Negativos Mostra uma ideia falsa e distorcida da realidade; Certos programas constituem uma má influência para os jovens; Assiste-se a uma grande quantidade de programas de fraca qualidade; É um “vício” difícil de resistir; Impede ou dificulta o diálogo entre a família e entre os amigos; Ao transmitir imagens violentas pode provocar comportamentos agressivos e violentos; Pesquisadores de todo mundo apontam para os efeitos nocivos da violência da televisão sobre crianças e adolescentes. Os programas infantis em lugar de educar e transmitir valores morais e éticos estão cada vez mais focalizando violência e cenas de “alto risco” para o desenvolvimento infantil. (GOMIDE 2007)

8 Pontos Positivos Permite o acesso rápido à informação e à notícia;
A televisão diverte, é um passatempo; Transmite programas educativos. Existem canais com grande qualidade (embora não sejam gratuito). O objetivo da TV na educação é visar à formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de comunicação e informação. (BELLONI 2005)

9 Discussão: Pontos negativos e positivos

10 O poder cognitivo A sensação Visualização lustração Deslumbramento
Construção subjetiva de valores e cultura Intuitiva, afetiva Concreto para abstrato Múltiplas linguagens

11 O uso qualitativo da TV. Qualificação do manuseio técnico
Seleção pedagógica Qualificação crítico reflexivo.

12 TV Pendrive

13 Potencialidades e Vulnerabilidades
Quantidade de alunos Preparo e interesse dos professores Manutenção do equipamento.

14 TV Anísio Teixeira Conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar da Rede Estadual de Ensino, para produzir conteúdos audiovisuais educacionais, através do olhar de professores formados para compreender, criar e realizar vídeos direcionados para a comunidade escolar. Com abordagem lúdica e pedagógica, o conteúdo produzido trabalha temas transversais, interligando as diversas áreas do conhecimento. Preparados dentro dos padrões de exibição de TV e WEB, os vídeos servem como disparadores para atividades em classe, contribuindo com a maior dinamização da aula e auxiliando na preparação do estudante para os desafios de sua formação. Esse trabalho pretende fomentar a compreensão do universo de conhecimento, de maneira ampla e fundamentada, exemplificando o conteúdo com elementos do cotidiano do estudante e possibilitando seu diálogo com o mundo, ao mesmo tempo que preserva sua identidade regional. Todos os programas e campanhas estão catalogados também no Ambiente Educacional Web, onde é possível fazer o download dos vídeos.

15 TV Escola

16 Legislação Dilma Rousseff e o ministro da Educação, José Henrique Paim, assinaram a alteração na Lei que obriga as escolas de todo o país a exibirem, mensalmente, duas horas de filmes nacionais. A modificação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de junho de 2014.

17 Experiências http://producaodevideonaescola.blogspot.com.br/ Quilombo

18 Conclusão O ambiente televisivo é especialmente o referencial de informações tanto sociais como culturais, tornando-se companheiro das interações afetivas, emocionais e tem um amplo artifício subliminar, pois passa muitas informações que não apreendemos conscientemente. A televisão é ainda, o meio utilizado, por excelência para obtenção de informações. É através dela, principalmente, que as pessoas entram em contato com os outros mundos, outros povos e culturas.

19 Referências BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, SP: autores associados,   CHAGAS, Catarina. Educação: O que a televisão tem haver com isso? In: Revista Tv Escola – Tecnologias na Educação. Secretaria de educação à distância. Brasília: Ministério da educação, Editora Araguaia, nº1, março/abril, p , Moran, José Manuel. Desafios na comunicação pessoal. 3ª ed. São Paulo, Paulinas,   José Manuel. O vídeo na sala de aula. In: Revista Comunicação e Educação, nº 2. São Paulo, Editora Moderna. Revista do curso de Gestão e Processos Comunicaconais /ECA/USP, p ,   NAPOLITANO, Marcos. Como utilizar a televisão na sala de aula. 5ª ed. São Paulo: Contexto, SILVA, Maria Klirle de Morais. Uso da televisão e do vídeo como tecnologias educacionais na Escola Estadual Professora Benedita de castro lima. Artigo apresentado no V encontro de pesquisa em educação. Alagoas, 2010.   Tv escola: Lei obriga video na escola: Video produzidos na escola: Estudantes quilombola vido educação:


Carregar ppt "Disciplina: Docente: Discentes: Denise Mota e Débora Anjos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google