A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO FINAL I CEAP – 2011.2 Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO FINAL I CEAP – 2011.2 Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO FINAL I CEAP – 2011.2 Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

2 PROBLEMATIZAÇÃO  Tendo a certeza de que o problema está adequadamente delimitado, será preciso realizar um cuidadoso processo de problematização.  A Sugestão é que cada problema de estudo, seja feito um desmembramento em duas ou três questões mais específicas, que servirão para orientar a pesquisa. Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

3 EXEMPLO DE PROBLEMATIZAÇÃO  Problema:  Qual é a proposta pedagógica de Educação Física que predomina nas escolas municipais de Macapá?  Problematização:  Quais são as principais correntes pedagógicas da educação física contemporânea?  Há alguma orientação específica para as escolas municipais em relação a EF?  Qual é a proposta pedagógica que tem maior aceitação na prática? Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

4 EXEMPLO DE PROBLEMATIZAÇÃO  Problema:  Qual é a concepção de EF que os alunos do curso de graduação em Educação Física da Faculdade CEAP possuem?  Problematização:  O que os alunos entendem por Educação Física?  Quais são as características do curso de Educação Física do CEAP? Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

5 EXEMPLO DE PROBLEMATIZAÇÃO  Problema:  De que forma o esporte esta contribuindo para a comunidade do marabaixo?  Problematização:  Como o esporte foi implantado na comunidade?  Qual é a contribuição social do esporte?  O esporte está contribuindo socialmente para a comunidade? Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

6 TEMA Primeiro Nível de Problematização Delimitação ou Recorte PROBLEMA “Esporte e Altitude” Os efeitos da altitude em uma equipe de futebol Segundo Nível de Problematização Encaminhamento da pesquisa QUESTÕES NORTEADORAS DO ESTUDO Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

7 QUESTÕES NORTEADORAS DO ESTUDO 1. Quais são as características da altitude em relação ao nível do mar? 2. Quais são os efeitos fisiológicos causados no organismo em decorrência da altitude? 3. Como essas características podem alterar o desenvolvimento de uma partida de futebol? 4. De que forma treinar para minimizar esses efeitos? Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

8 DICA PARA A PROBLEMATIZAÇÃO  Em um primeiro momento não restrinja o número de questões, elabore tantas quantas achar necessário;  Redija as questões de modo claro;  Releia-as atentamente;  Observe que várias delas podem ser agrupadas de maneira a constituir uma melhor elaboração;  Tente reorganizá-las, sucessivamente, na tentativa de construir poucas e novas questões que contemplem os assuntos que pretende discutir;  Faça a versão final com as perguntas realmente necessárias, de forma objetiva;  Mostre a seu professor mas, provavelmente, essas serão as questões norteadoras do seu trabalho. Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

9 RELEVÂNCIA DO ESTUDO  Está relacionada com a identificação dos benefícios do seu trabalho para o ambiente em que ele estiver inserido;  O estudo servirá para ampliar os conhecimentos na área?  O estudo é importante para sociedade?  O estudo é possível de ser feito nas condições atuais? Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

10 OBJETIVOS O que definitivamente quero atingir com a minha pesquisa? OU O que pretendo nesta pesquisa?

11 OBJETIVOS  Objetivo Geral: amplo  Objetivo Específico: detalhado  Dicas:  Utilizar verbos no infinitivo: discutir, analisar, estudar, apontar, levantar, relatar, verificar etc.  Evitar verbos como: comprovar, demonstrar, provar etc. Evite: “Conscientizar os professores de Educação Física e a sociedade em geral da importância da prática de atividade física para o portador do vírus HIV”. Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

12 JUSTIFICATIVA  Deve dizer porque a pesquisa é importante!  Deve enfatizar que:  Estágio em que se encontra a teoria a respeito do tema;  As contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer;  A importância do tema do ponto de vista geral;  Importância do tema para os casos particulares em questão;  Possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto;  Descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares.  Obs.: A justificativa não deve conter citações. Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

13 METODOLOGIA  Este item deve deixar bem claro COMO você pretende conduzir a pesquisa para dar ao seu orientador subsídios para orientá-lo.  Lakatos e Marconi (1990) distinguem entre método de abordagem e método de procedimento. Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

14 MÉTODO DE ABORDAGEM  O processo lógico utilizado na pesquisa.  As estruturas dos projetos de pesquisa forçam o pesquisador a utilizar o método hipotético dedutivo, com a elaboração de problemas e hipóteses. Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

15 MÉTODO DE PROCEDIMENTO  Seria, na prática, como será feita a pesquisa, com metodologia que pode ser quantitativa ou qualitativa (ou ambas) e técnicas.  Deve-se indicar qual o universo da pesquisa Total de pessoas que a pesquisa pretende representar. Ex.: alunos da faculdade CEAP  A definição da amostra. (o numero real de pessoas que se pretende entrevistar) Ex.: 300 alunos da faculdade CEAP. Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

16 EXEMPLO  A pesquisa usará metodologia hipotética-dedutiva com utilização de método quantitativo. A técnica empregada será a de questionários. O universo pesquisado será os feirantes da feira do produtor rural do bairro buritizal, em Macapá. Será feita uma amostra de um terço (33%) dos feirantes, sendo que serão entrevistados todos os primeiros feirantes de cada banca, que comporta três feirantes. Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

17 CRONOGRAMA  Exemplo:FEVMARABRILMAIOJUN Pesquisa bibliográfica X Elaboração de questionários X Aplicação de questionários X Tabulação dos dados X Análise dos dados X OrientaçãoXXX Redação do Trabalho X Revisão do Trabalho x

18 Vamos praticar? Identifique nos artigos em que você pesquisou O OBJETIVO, JUSTIFICATIVA E A METODOLOGIA DO TRABALHO. Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

19 Boa Sorte! Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais


Carregar ppt "TRABALHO FINAL I CEAP – 2011.2 Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google