A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO PARA A PROVA Prof. Roger C. Guilherme Bases de dados documentais (10207)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO PARA A PROVA Prof. Roger C. Guilherme Bases de dados documentais (10207)"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO PARA A PROVA Prof. Roger C. Guilherme Bases de dados documentais (10207)

2 BASE DE DADOS São sistemas que podem armazenar grandes quantidades de informação de uma forma estruturada de modo que possa ser consultada tão rapidamente quanto possível, por maior que seja a quantidade de informação armazenada. Um exemplo de base de dados que todas as pessoas têm a disposição, é a lista telefônica.

3 Estrutura de uma base de dados

4 CDS/ISIS Desenvolvido pela UNESCO o CDS/ISIS é um sistema genérico de Armazenamento e Recuperação de Informação É um sistema desenvolvido para ser usado por bases de dados estruturadas não-numéricas cujo conteúdo é em sua maioria textual É especializado para conteúdos informacionais de tamanho variável Funciona como sistema de banco de dados local ou em rede O CDS/ISIS não é um sistema de banco de dados relacional, embora também possibilite algumas facilidades relacionais

5 Elementos de uma base de dados em CDS/ISIS Planilha de definição de campos (FDT) Com ela é possível retirar ou acrescentar campos da base.

6 Elementos de uma base de dados em CDS/ISIS Planilha de Entrada de Dados (FMT) É possível a criação de planilhas para diferentes tipos de materiais, acrescentando ou removendo campos.

7 Elementos de uma base de dados em CDS/ISIS Tabela de seleção de campos (FST) Permite que se configure como serão indexadas os dados inseridos.

8 Elementos de uma base de dados em CDS/ISIS Formatos de exibição ou impressão (PFT) Permite a criação de diversos tipos de telas de exibição

9 Elementos de uma base de dados em CDS/ISIS Dicionário de termos (arquivo invertido) É possível consultar os termos inseridos na base.

10 Elementos de uma base de dados em CDS/ISIS Pick-list Lista de opções exibida na planilha de entrada de dados

11 SYSPAR Serve para determinar as diretrizes do sistema, como por exemplo: pasta destino, tipo de data, comportamento dos menus, senhas... Alguns comandos: 0=?digite sua senha: 0=! password... 2=C:\winisis\menu\ - pasta onde está armazenado o menu 3=C:\winisis\msg\ - pasta onde estão armazenadas as mensagens 5=c:\winisis\data\ - pasta onde está a base de dados 102 Menu default. Por default, Winisis traz dois perfis: DF, completo e SH, somente pesquisa. Formato: 102=DF ou 102=SH 50 Apresentação do formato do comando DATE(n) e da função DATESTAMP default: mês-dia-ano formato: 150=YMD ou DMY para ano-mês-dia ou dia-mês-ano

12 Técnicas para indexação de dados 0 – Por linha 1- Por subcampo ou linha 4 – Por palavra

13 Linguagem de formatação (PFT) MFNMFN = Número de identificação de um registro alimentado na base de dados VnVn = Seletor o Campo cujo Número de Identificação é n. Exemplo: V245 = Título Vn^sVn^s = Seletor do Subcampo s o Campo n. Exemplo: V245^a = Subcampo a do campo Título. Vírgulas, Espaços em brancoVírgulas, Espaços em branco,... = Separar dados do Formato Apóstrofo ou aspas simples ( ‘ )Apóstrofo ou aspas simples ( ‘ ) = Literais do tipo incondicionais = será incluído na saída independente do campo estar presente ou não no registro.

14 Linguagem de formatação (PFT) Sustenido ( # )Sustenido ( # ) = Saltar uma linha em qualquer caso Barra inclinada ( / )Barra inclinada ( / ) = Saltar uma linha se a anterior não estiver em branco CLCL = Cor da fonte FSFS = Tamanho da fonte TAB()TAB() = Parágrafo/tabulação Box()Box() = Caixa de texto junto com a cor no parênteses BB = Deixar em Negrito II = Itálico

15 PROVA DIA 16/10/2008 BOA SORTE A TODOS!!


Carregar ppt "REVISÃO PARA A PROVA Prof. Roger C. Guilherme Bases de dados documentais (10207)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google