A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GENÉTICA E ENVELHECIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GENÉTICA E ENVELHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 GENÉTICA E ENVELHECIMENTO

2 No envelhecimento genético ocorrem modificações moleculares e fisiológicas.

3 Varia de indivíduo para indivíduo, e entre os sistemas de um mesmo indivíduo.

4 Condições fundamentais do envelhecimento:
Deletérias: Reduzem a funcionalidade; Progressivas: Estabelecem gradualmente; Intrínsecas: O ambiente tem forte influência sobre o aparecimento e velocidade dessas mudanças, apesar de não ser a sua causa; Universais: Dentro de uma mesma espécie.

5 Após a maturidade, a pessoa fica vulnerável a doenças e induz a morte
Após a maturidade, a pessoa fica vulnerável a doenças e induz a morte. São estudados os ambientes onde vivem, o fator hereditário, e a relação com as mudanças biológicas ao longo do tempo.Durante o envelhecimento pode apresentar algumas doenças Crônicas. O fator ambiental contribui para o surgimento dessas doenças.

6 No fator hereditariedade do Genótipo para o Fenótipo, as unidades transmissíveis se mantém de geração para geração, mas o ambiente pode fazer com que ocorra alterações.

7 Em estudos Epigenéticos no envelhecimento não ocorre mudanças na sequência de DNA, e sim um controle transcricional extra. Os genes se expressam em células específicas num tempo preciso.

8 Na condensação da cromatina, os genes são inativados
Na condensação da cromatina, os genes são inativados. Quando as cromatinas se abrem, os genes são ativados. Esses processos podem ser reversíveis com a mudança das histonas. O fator Epigenético é usado na biologia para se referir a características de organismos unicelulares e multicelulares (como as modificações de cromatina e DNA), que está envolvido diretamente com o envelhecimento e algumas patologias como Câncer e Síndromes Pediátricas.

9 A mutação de alguns genes aceleram o processo de envelhecimento
Podendo alterar a informação genética; Reduzir a eficiência das células; Cromossomos de idosos são mais frágeis que de jovens.

10 Patologia Genética Progéria ou síndrome de Hutchinson-Gilford
doença genética da infância extremamente rara, A expectativa média de vida é de 14 anos para meninas e 16 anos para meninos. Acomete 1 entre 8 milhões de recém nascidos e a inteligência dos bebês não é afetada.

11 Principais características:
Perda de cabelo, Perda de gordura subcutânea e osteólise; Artrose; Baixa estatura ou nanismo; Clavícula ausente ou anormal; Envelhecimento prematuro; Erupção tardia dos dentes; Face estreita; Puberdade tardia; Sobrancelhas ausentes; Lábios finos; Lóbulo do pavilhão auricular pequeno; Osteoporose.

12

13

14

15 Conclusão A genética é uma ciência que estuda mecanismos de doenças hereditárias. Com finalidade de prevenir doenças, anomalias desconhecidas causadas tanto pelo fator genético como o fator ambiental.

16 Nenhuma das teorias explica tudo sobre o envelhecimento e nenhuma pode ser rigorosamente descartada.

17 Referências Bibliográficas
images.google.com.br/imgres?imgurl= images.google.com.br/imgres?imgurl= images.google.com.br/imagesgenetica+e+o+envelhecimento

18 Genética e Citogenética
Prof. Luciana Bruna Gabriela Alves Igor Henrique Alves Neuzir Cruz Rocha Biomedicina 4º Semestre


Carregar ppt "GENÉTICA E ENVELHECIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google