A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa"— Transcrição da apresentação:

1 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Sistema de Escrita Alfabética Unidade 3 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles

2 22/Agosto Contrato Didático: 18h Apresentação do contrato didático. Retomada do Caderno de Metacognição. Recolhimento dos envelopes. 18h10min Dinâmica : Decifrando 18h 30min Registro Individual 18h40min Leitura Deleite: No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos – Ruth Rocha 18h55min Inspirando... 19h Leituras nos sub grupos *Unidade 3: Ano 1 – p. 06 a 18. *Unidade 3: Ano 2 – p. 06 a 19. *Unidade 3: Ano 3 – p. 06 a 19. 19h40min INTERVALO 19h55min Leitura Deleite: Ciranda das Vogais - Zoé Rios 20h05min Apresentação dos Grupos (5min. p/cada grupo)

3 22/Agosto Contrato Didático: 20h 20min Vídeo: Emília Ferreiro 20h 35min Psicogênese da Língua Escrita 21h Reflexões Roda de conversas 21h 10min Livro da Vida 21h 20min TEMA DE CASA/ESCOLA *Caderno de Metacognição O que aprendi? Como aprendi? E o que não aprendi? *Diagnóstico

4 Retomada da Caderneta de Metacognição
O que aprendi? Como aprendi? O que não aprendi?

5 Objetivos: Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, compreendendo que a aprendizagem da escrita alfabética constitui um processo de compreensão de um sistema de notação e não a aquisição de um código. Analisar as contribuições da teoria da psicogênese da escrita para compreensão do processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética.

6 Decifrando... A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

7 Registro Individual Qual a diferença entre Sistema notacional e Código? A escrita alfabética é um Sistema Notacional ou um código?

8 Leitura Deleite

9 Inspirando...

10 Leituras em Sub Grupos: Unidade 3
A Escrita Alfabética Por que ela é um Sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam? Leituras em Sub Grupos: Unidade 3 Ano 1 - p. 06 a p. 18; A escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam? Ano 2 - p. 06 a p. 19; A compreensão do Sistema de Escrita Alfabética e a consolidação da alfabetização. Ano 3 - p. 06 a p. 19; A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização.

11 Retorno em 15 minutos

12 Leitura Deleite

13 Apresentações dos grupos:
PACTO/ALVORADA

14 Vídeo: Emília Ferreiro

15 Psicogênese da Língua Escrita

16 Reflexão/Cartaz Concepções: Definições Dúvidas Certezas Fragilidades

17 Livro da Vida: SEA

18 Caderno de Metacognição
TEMA: CASA/ESCOLA Caderno de Metacognição O que aprendi? como aprendi? O que não aprendi? Diagnóstico Realizar uma testagem com os alunos, selecionar 5 e trazer para o próximo encontro. Conferir as hipóteses dos alunos. (quatro palavras e uma frase)

19 Até a próxima semana... =)


Carregar ppt "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google