A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Edley www.professoredley.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Edley www.professoredley.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Edley

2 Navegações Espanholas

3 Navegações Espanholas
A Concorrência com Portugal Enquanto a Navegação Marítima Portuguesa se desenvolvia e, conseqüentemente, o comércio se ampliava em novas direções, os Espanhóis enfrentavam os Muçulmanos que ainda ocupavam a cidade de Granada. Só conseguiram expulsá-los no ano de 1492, quando os Monarcas Fernando, do Reino de Aragão e Isabel, do Reino de Castela, uniram esforços nesse sentido.

4 Navegações Espanholas
Colombo e a América Depois disso, os Monarcas deram atenção aos planos do Genovês Cristóvão Colombo, que lhes apresentou um Projeto de Navegação para atingir às Índias. Baseando-se na idéia de que a Terra era Esférica, Colombo pretendia atingir o Oriente dando a voltar em torno do Mundo, ou seja, partiria da Europa e seguiria em direção a Oeste. Com Três Embarcações (Santa Maria, Pinta e Niña), cedidas pelos Reis Espanhóis, Colombo e sua tripulação partiram do porto de Palos, em 3 de Agosto de 1492. Em 12 de Outubro, chegaram em Terras que pensavam ser as Índias. Por isso, seus habitantes foram chamados de Índios.

5 Navegações Espanholas
Colombo, comandou mais três viagens à Nova Terra, sempre supondo ser as Índias. Morreu sem saber que havia “descoberto” outro Continente. Somente alguns anos depois, com as viagens de outros navegadores, principalmente do Florentino Américo Vespúcio, o engano de Colombo foi esclarecido. Américo Vespúcio, propagou por Cartas e Mapas a descoberta das Novas Terras que, assim, ficaram conhecidas como América.

6 Rota de Colombo

7 Navegações Espanholas
Tratado de Tordesilhas Após a chegada de Colombo à América, os Reis da Espanha apressaram-se em Garantir seus Direitos de Posse sobre a Nova Terra. Para isso, pediram a Intervenção do Papa Alexandre VI (também Espanhol), uma autoridade respeitada entre os Reinos Católicos. Assim, em 4 de Maio de 1943, por meio de um documento chamado de Bula Inter Coetera, o Papa estabeleceu que as terras que viriam a ser chamadas de América seriam divididas entre os Reis de Portugal e Espanha. Um Meridiano (linha imaginária) situado a 100 Léguas a Oeste das Ilhas de Cabo Verde seria a linha divisória dessas terras: Tudo o que estivesse a Oeste pertenceria à Espanha, e tudo o que estivesse a Leste pertenceria à Portugal.

8 Navegações Espanholas
Com base na Bula, os Espanhóis teriam assegurada a posse das Terras Americanas descobertas ou ainda por descobrir. Restaria a Portugal posse das Terras Africanas. Incomodado com a divisão estabelecida, o Governo português forçou a negociação de um novo acordo direto com a Coroa espanhola, conhecido pelo nome de Tratado de Tordesilhas, por meio do qual se deslocava a linha imaginária para 370 Léguas a Oeste das Ilhas de Cabo Verde. Ratificado por ambas as partes, esse contrato novamente definia que as Terras a Oeste dessa linha pertenceriam à Coroa da Espanha, enquanto que as Terras a Leste seriam dos Reis de Portugal. O “Mundo Descoberto” foi, assim, dividido entre Portugueses e Espanhóis. Obviamente, outros Reis, com o da França e o da Inglaterra, não concordaram com essa divisão, conforme veremos mais adiante.

9 Os Tratados

10 Navegações Espanholas

11 Referência Bibliográfica
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral: Volume 1 – 1ª edição – São Paulo, Saraiva, 2010. COLÔMBO, Cristóvão. Diários da Descoberta da América: As Quatro Viagens e o Testamento – Porto Alegre, L&PM, 1999. BARRACLOUGH, Geoffrey (coord.). Atlas da Histórica do Mundo – São Paulo, Folha de São Paulo/Times Book, 1985. Wikipedia.org

12 Professor Edley


Carregar ppt "Professor Edley www.professoredley.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google