A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Stata 24 de maio de 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Stata 24 de maio de 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Stata 24 de maio de 2013
Aula 9 Introdução ao Stata 24 de maio de 2013

2 Exemplo: Gastos médicos com um único regressor
Medical Expenditure Panel Survey Variável dependente: ldrugexp (log dos gastos com medicamentos prescritos) Variável endógena: hi_empunion: variável de seguro de vida endógena. Ter este seguro saúde é uma variável de escolha. Aqueles que esperam gastar mais com saúde, escolhem um emprego que ofereça este tipo de seguro saúde.

3 Possíveis instrumentos
firmsz: tamanho da firma. multlc: se a firma tem múltiplas localidades. Estes instrumentos poderiam captar se o indivíduo tem acesso ao seguro saúde suplementar via o empregador. Estas duas últimas variáveis podem não ser relevantes para os aposentados, CP, e que compram seguro de forma privada.

4 Possíveis instrumentos
Ssiratio: razão entre a renda individual advinda da seguridade social e a renda de todas as fontes – indicativo de restrições de renda. Lowincome: dummy indicando o status de baixa renda das pessoas. Os instrumentos são relevantes pois tem uma correlação negativa com o acesso a seguridade suplementar. O papel direto da renda está sendo controlado pela variável linc (log da renda total familiar).

5 Regressão Linear: Variáveis instrumentais
Teste de endogeneidade dos regressores: Exemplo da aula passada: Hi_empunion é tratada como endógena Se a variável é exógena, os estimadores IV, 2SLS ou GMM ainda geram estimativas consistentes. Contudo, serão menos eficientes que o estimador de MQO!! Estatística de Hausman: (qui-quadrada)

6 Teste de endogeneidade dos regressores
Teste Durbin-Wu-Hausman: Reescrevo a equação estrutural considerando o erro da equação do primeiro estágio (v1) Sob a hipótese nula de que y2 é exógeno:

7 Teste de endogeneidade dos regressores
Se v1 pudesse ser observado, testaria a hipótese nula no modelo estrutural rodando a regressão por MQO de y1 contra y2, x1 e v1: V1 não é diretamente observado, mas tenho: Resíduo estimado do primeiro estágio da regressão

8 Teste de endogeneidade dos regressores
ivreg2 ldrugexp $x2list (hi_empunion = ssiratio), robust endog(hi_empunion) -endog- option: Endogeneity test of endogenous regressors: Chi-sq(1) P-val = Regressors tested: hi_empunion Rejeito a hipótese nula de que o regressor hi_empunion é exógeno! Fazer o passo a passo do teste


Carregar ppt "Introdução ao Stata 24 de maio de 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google