Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Fundamentos de Sistemas de Informação 2007 Profa. Jiani Cardoso
2
Sistemas encontrados em Empresas
SI Transacionais SI Gerenciais Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio à Decisão em grupo Sistemas de Apoio a Executivos SI - Profa. Jiani Cardoso
3
Contra-cheque (Saída)
Recordando...SIT O processamento de transações foi a primeira aplicação dos computadores para a maioria das organizações. Entender um SIT é entender as operações e funções básicas da empresa: realização de negócios, gera e armazena dados. Horas Trabalhadas durante a semana (entrada) Contra-cheque (Saída) cálculos de horas extras, deduções, vantagens,... faturas, cheque de pagamento, contra-cheque; dados p/ outros sistemas online, scanner e sensores, aúdio,... Registrar, executar, listar, juntar, ordenar SI - Profa. Jiani Cardoso
4
SIT SIG Um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para registrar transações rotineiras fornecer aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá-los a atingir as metas da empresa. SI - Profa. Jiani Cardoso
5
SIG Focaliza a eficiência operacional através do monitoramento e controle e tomada de decisão. Um SIG é uma coleção integrada de SI funcionais, cada um dando suporte a áreas funcionais específicas. SIG Contabilidade -> relatórios de contabilidade SIG Finanças -> relatórios de finanças SIG Marketing -> relatórios de marketing pessoal, pesquisa e desenvolvimento, etc. SI - Profa. Jiani Cardoso
6
Aspectos funcionais dos SIG
Cada uma das áreas funcionais utiliza o seu próprio conj. de subsistemas e vão exigir diferentes informações e suporte a tomada de decisão; As empresas hoje buscam integrar os vários sistemas através de banco de dados compartilhados. A integração de diferentes SI torna mais fácil o compartilhamento de dados – o que pode levar a relatórios mais precisos (- redundância) e conseqüentemente ao aumento da eficiência. SI - Profa. Jiani Cardoso
7
Aspectos funcionais dos SIG
Os SIG devem ser desenvolvidos de forma que cada área funcional receba relatórios com informações que se focalizam nas necessidades específicas daquele grupo. SI - Profa. Jiani Cardoso
8
SIT presentes em diversas áreas funcionais
Entradas de um SIG Fontes Internas SI transacionais que coletam e armazenam dados resultantes de transações empresarias e atualizam os arquivos e bd. Ex.: aplicação de cobrança mantém atualizado o arquivo de contas a receber (assim a empresa sabe quem lhe deve) Esses arquivos atualizados são a principal fonte interna de dados para os SIG SIT presentes em diversas áreas funcionais SI - Profa. Jiani Cardoso
9
Clientes, fornecedores,concorrentes,...
Entradas de um SIG Os dados e coletas de fontes externas são coletados pelos SIT e então aplicados aos SIG. Fontes Externas O SIG usa os dados obtidos das fontes, processando-os em informações mais úteis para os administradores. Ex.: gerente nacional de vendas: obter dados semanais de venda da organização em um formato que ele possa ver as atividades de venda por região, por representante local de vendas, por produto e mesmo em comparação às vendas do último ano; Clientes, fornecedores,concorrentes,... SI - Profa. Jiani Cardoso
10
Saída de um SIG A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores. Programados – produzidos periodicamente de forma programada (diária, mensal,...). Ex.: gerente de produção: relatório resumido mensal que liste os custos totais de folha de pagamento para monitorar e controlar os custos de mão-de-obra. SI - Profa. Jiani Cardoso
11
Saída de um SIG A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores. Sob solicitação– gerado para dar uma informação em um dado momento. Ex.: um gerente pode solicitar um relatório para ver o total de vendas de um produto durante um ano. SI - Profa. Jiani Cardoso
12
Saída de um SIG A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores. De exceção – produzidos automaticamente quando uma situação é incomum ou requer alguma atitude da administração. Ex.: um gerente poderia estabelecer um parâmetro que gerasse um relatório de todos os itens em estoque com menos de 50 unidades disponíveis. Monitoram aspectos críticos para o sucesso da organização. SI - Profa. Jiani Cardoso
13
Em síntese os SIG Gera resumos de transações básicas e exceções relativas ao planejado (produz relatórios resumidos de desempenho para auxiliar no planejamento); Utiliza ferramentas analíticas simples; Lida com problemas estruturados ou semi-estruturados; SI - Profa. Jiani Cardoso
14
Questões que um SIG pode ajudar a responder
SIT responde a questão: Quantas peças existem no estoque? SIG responde as questões: Qual o número médio de vendas nos últimos 3 anos? Devo aumentar a produção de um dado produto? (Observações a partir de relatórios) SI - Profa. Jiani Cardoso
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.