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Formadoras: Katharine Moucherek e Régina Galeno. Centro de Ensino Vicente Maia Formação Continuada de Professores 15 a 19.03.2010.

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1 Formadoras: Katharine Moucherek e Régina Galeno. Centro de Ensino Vicente Maia Formação Continuada de Professores 15 a

2 AGENDA Apresentação dos objetivos do encontro Conhecer os Programas e Projetos previstos para 2010; Discutir sobre o Calendário Escolar 2010; Construir o planejamento para o período de adaptação. Sequência de atividades Atividade permanente 1 - Leitura em voz alta: Poesia Matemática, de Millôr Fernandes; Atividade sequenciada 1 – Apresentação dos Programas e Projetos previstos para 2010; Atividade de Sistematização – Apresentação da versão final do Calendário Escolar 2010; Atividade sequenciada 2 – Planejamento do Período de Adaptação.

3 Poesia Matemática Millôr Fernandes Às folhas tantas do livro matemático um Quociente apaixonou-se um dia doidamente por uma Incógnita.

4 Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a do ápice à base uma figura ímpar; olhos rombóides, boca trapezóide, corpo retangular, seios esferóides. Fez de sua uma vida paralela à dela até que se encontraram no infinito.

5 Quem és tu?", indagou ele em ânsia radical. "Sou a soma do quadrado dos catetos. Mas pode me chamar de Hipotenusa." E de falarem descobriram que eram (o que em aritmética corresponde a almas irmãs) primos entre si.

6 E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz numa sexta potenciação traçando ao sabor do momento e da paixão retas, curvas, círculos e linhas sinoidais nos jardins da quarta dimensão. Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidiana e os exegetas do Universo Finito.

7 Romperam convenções newtonianas e pitagóricas. E enfim resolveram se casar constituir um lar, mais que um lar, um perpendicular. Convidaram para padrinhos o Poliedro e a Bissetriz. E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro sonhando com uma felicidade integral e diferencial.

8 E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos. E foram felizes até aquele dia em que tudo vira afinal monotonia. Foi então que surgiu O Máximo Divisor Comum freqüentador de círculos concêntricos, viciosos.

9 Ofereceu-lhe, a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum. Ele, Quociente, percebeu que com ela não formava mais um todo, uma unidade. Era o triângulo, tanto chamado amoroso.

10 Desse problema ela era uma fração, a mais ordinária. Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade e tudo que era espúrio passou a ser moralidade como aliás em qualquer sociedade.

11 Secretaria Estadual de Educação Secretaria Adjunta de Ensino URE-São Luís CE Vicente Maia Programas e Projetos INFORMATIVO Programas e Projetos INFORMATIVO

12 OLÍMPIADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 2ª edição

13 OBJETIVO: Contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Inscrições (processo realizado SOMENTE pela internet) Site - (até 14 de maio) ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLHAS DOS GÊNEROS PELO MEC = 2010 = 4 gêneros textuais: POEMA – 4ªsérie/5ªsérie do EF MEMÓRIAS LITERÁRIAS – 6ªsérie/7ªsérie do EF CRÔNICA – 8ªsérie do EF/1ªsérie do EM ARTIGO DE OPINIÃO – 2ªsérie / 3ªsérie EM Envio de textos: máximo / escola = 4 textos (1 p/ gênero) OBS: será necessário a inscrição pelo site, para participação do professor e envio dos textos ao MEC. GÊNEROS por séries

14 Envio de materiais para escolas pelo MEC Kit para trabalhar nas oficinas com os alunos: 4 pastas (1/gênero): Caderno do Professor Coletânea (10/Caderno) CD-Rom (áudio+textos) Cronograma de atividades A inscrição do professor poderá ser feita: por cada escola onde leciona em um ou mais gêneros

15 FEV – envio do material para as escolas – Contato SUEB 22/02 – Lançamento Nacional março a maio – PREVISÃO DAS OFICINAS NAS ESCOLAS – responsável pela inclusão no planejamento– Supervisor Escolar 7/6 – prazo envio textos selecionados nas escolas p/ Comissões Julgadoras Municipais (CJM) set a nov – Oficinas Regionais 29/11 – Encontro Nacional Contato SEDUC/SUEB – Profª Rosângela – Contato SEMED – Profª Georgiana

16 Oficinas Regionais 500 alunos semifinalistas e seus professores participam de Oficinas na cidade polo à qual seu estado pertence: Nordeste I – Fortaleza: CE, MA, PI, RN 1ª - escolar 2ª - municipal/SEMED 3ª - estadual/SEDUC 4ª - regional/Fortaleza 5ª - nacional/Brasília 2010 ETAPAS

17 Prêmio Ciências no Ensino Médio

18 Teve início em A ação se constitui na seleção, classificação e premiação de projetos escolares exemplares e inovadores, de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento. Devem ser promovidos e executados por alunos regularmente matriculados no ensino médio em escolas da rede pública de ensino, sob a supervisão de professores.

19 Objetivos do Prêmio Ciências estimular e socializar as práticas de investigação científica nas escolas da rede pública; valorizar as escolas públicas que se destaquem por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas destinadas ao desenvolvimento da formação científica dos alunos e incentivar o desenvolvimento de projetos escolares de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento.

20 Trinta e nove escolas públicas de todo o Brasil recebem o Prêmio Ciências em três categorias: Estadual, na qual 27 escolas são selecionadas, uma por estado, para receber o prêmio de R$ ,00; Regional, na qual se escolhem as 10 escolas com os melhores projetos, duas por região, que terão direito a um prêmio de R$ ,00; Nacional, na qual são premiadas duas escolas, uma entre as inscritas da rede pública estadual e municipal e outra entre as da rede federal de ensino, que recebem um prêmio de R$ ,00.

21 Como participar: são aceitos projetos homologados pela direção da escola a que pertencem os alunos responsáveis e os professores orientadores do projeto. cada escola só pode inscrever um projeto, no entanto, são aceitas inscrições de projetos oriundos de grupo de escolas, mas as escolas associadas não podem participar do concurso com a inscrição de outro projeto.

22 Contato: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica Coordenação-Geral de Tecnologia da Educação Telefone: (61) Fax: (61)

23 Prêmio Professores do Brasil/MEC

24 Visa reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras. Consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas exitosas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica. Prêmio Professores do Brasil/MEC

25 O prêmio seleciona as melhores experiências em quatro categorias correspondentes às etapas da educação básica: a) educação infantil; b) séries/anos iniciais do ensino fundamental; c) séries/anos finais do ensino fundamental; d) ensino médio.

26 32ª Olimpíada Brasileira de Matemática

27 A Secretaria da Olimpíada de Matemática organiza, neste ano letivo, a 32ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), uma competição destinada às escolas públicas e privadas do país. PERÍODO DE INSCRIÇÕES: Escolas públicas ou privadas - Período de 15 de março até 04 de maio de 2010 apenas no site da OBM. ATENÇÃO: Neste período: Escolas que não participaram em anos anteriores deverão se inscrever para participar da OBM em Escolas que participaram da OBM em 2009 deverão apenas revalidar sua inscrição.

28 CALENDÁRIO DAS PROVAS NÍVEIS e 3 Primeira Fase: sábado, 12 de junho de 2010 Segunda Fase: sábado, 18 de setembro de 2010 Terceira Fase: sábado, 16 de outubro, (níveis 1, 2 e 3) domingo, 17 de outubro, para os níveis 2 e 3 - segundo dia de prova.

29 Concurso de redação: MARATONA ESCOLAR JOAQUIM NABUCO

30 SITE: PROMOÇÃO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL/ SEDUCs APOIO CULTURAL: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS TEMA: JOAQUIM, SUA VIDA E SUA OBRA. PARTICIPANTE: Alunos Ens. Médio das Escolas Públicas e Privadas REDAÇÃO: envio até 21/05/2010 PREMIAÇÃO: Viagem Cultural ao Rio de Janeiro para os alunos e professores orientadores. CLASSIFICAÇÃO FINAL: 5 melhores textos classificados em âmbito nacional.

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32 OBJETIVO - Propiciar aos Jovens a vivência da atividade parlamentar e mostrar o exercício da cidadania. Nº DE PARTICIPANTES – 78 deputados jovens distribuídos proporcionalmente por estados de acordo com a representação parlamentar de cada estado. O Maranhão é representado por 3(três) estudantes.

33 CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO: faixa etária - 16 a 22 anos; possuir bom desempenho escolar; ter participação ativa em Colegiado Escolar ou atividades voluntárias. estar cursando o 3º ano do Ens. Médio da escola pública ou privada; elaboração de um projeto de lei que aborde temas como: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Educação, Esporte e Turismo.

34 OS ALUNOS SELECIONADOS NA ETAPA ESTADUAL: apresentam os projetos de lei aos deputados em Brasília; participam de eventos que estejam acontecendo na Câmara na época do Parlamento Jovem; visitam todos os espaços físicos da Câmara e do Senado. DESPESAS: passagens, estadias e alimentação tudo por conta da Câmara dos Deputados.

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36 Obrigado pela atenção! Bom trabalho a Todos(as)! Equipe Pedagógica – CE Vicente Maia


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