A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012"— Transcrição da apresentação:

1 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012

2 Aprofundando os textos bíblicos:
Josué 24,1- 2a b Salmo 34(33) Efésios 5,21-32; João 6,60-69

3 João 6,60-69 Diante da revelação de Jesus, o Messias Servo, que se oferece como pão para a vida da humanidade, muitos discípulos disseram: Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la? Trata-se de acolher com fé o mistério de Jesus, a Palavra que se fez carne (1,14), o Filho do Homem elevado na cruz (v.62; cf.3,14-15). O Espírito, que dá a vida (v.63), é dom do Senhor glorificado (cf.7,39).

4 Ele faz compreender que Jesus de Nazaré retorna ao Pai após ter amado os seus que estavam no mundo até o fim (13,1). À luz da ressurreição, as palavras de Jesus se tornam realidade divina, Espírito e Vida. A fé possibilita ir ao encontro de Jesus, deixando-se atrair pelo amor do Pai

5 Muitos discípulos se entusiasmaram, mas não creram na Boa Nova.
Na adesão a Cristo, manifesta-se a comunhão com o Deus presente na história do povo. Muitos discípulos se entusiasmaram, mas não creram na Boa Nova. Abandonaram o Mestre e seu projeto de salvação. Por isso, Jesus pergunta aos Doze: Vocês também querem ir embora? A resposta de Pedro expressa adesão e amor fiel a Cristo.

6 Na 1ª leitura, Josué 24,1- 2a b, a mulher vestida com o sol (Deus) representa a nova Eva, a Igreja e também Maria, a mãe do Messias libertador do povo, simbolizado pela coroa de doze estrelas. O dragão indica a situação dos seguidores de Jesus, perseguidos e oprimidos pelo império romano, quando o Apocalipse foi escrito, no fim do século I.

7 O salmo 34(33) é um canto nupcial, que adquire sentido messiânico e passa a referir-se às núpcias do Rei Messias com seu povo.

8 Efésios 5,21-32; João 6,60-69 apresenta a
Paulo, na 2ª leitura, Efésios 5,21-32; João 6, apresenta a ressurreição de Cristo como fundamento da fé cristã. Ressuscitando dos mortos como primícias dos que morreram, Jesus mantém viva a nossa esperança na vitória da vida sobre a morte.

9 ATUALIZANDO Maria, a mãe do Filho de Deus, participa da plenitude de sua glória. Sua memória, como sinal de fidelidade, fortalece a caminhada de fé e esperança dos cristãos ao longo da história. Com ela aprendemos a cooperar no plano da salvação, para construir um mundo novo.

10 A PALAVRA DE DEUS NA CELEBRAÇÃO Ao participar do mistério de Cristo recebemos de Deus, a alegria e a esperança oferecidas aos pobres e aos humildes. Maria, a mãe de Deus, já participa do banquete do Reino, com seu Filho, pois foi elevada à glória do céu em corpo e alma (cf. oração do dia).

11 REVISTA DE LITURGIA Ir. Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre. Possui mestrado em liturgia, é membro do Centro de Liturgia e assessora cursos de formação litúrgica. Ir. Helena Ghiggi é discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.

12 MARINEVES


Carregar ppt "21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google