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1 1 SPGI 2008 São Paulo, 22 de janeiro de 2008. 2 2 SPGI 2008 OPERAÇÃOASPIRAÇÃO INSPIRAÇÃO ESTRATÉGIA Avaliação Externa Avaliação Interna Carta Compromisso.

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1 1 1 SPGI 2008 São Paulo, 22 de janeiro de 2008

2 2 2 SPGI 2008 OPERAÇÃOASPIRAÇÃO INSPIRAÇÃO ESTRATÉGIA Avaliação Externa Avaliação Interna Carta Compromisso Planos e Gestão das Áreas e BUs Execução Visão, Missão Valores, Modelo, Posicionamento e Atributos Desejados Plano da Marca Diretrizes Matriz Pilares de Planejamento Indicadores Mapa Estratégico e Direciona- dores de Negócios

3 3 3 SPGI 2008 Visão Missão / Modelo Nosso Compromisso Estratégias e Planos das Áreas Orçamento Mnmnm mnmnm Mapa Estratégico Plano da Marca SWOT An. Interna An. Externa Escolhas Mnmnm mnmnm Painéis Indicadores Mnm mnm Planos das Áreas Troca Colaboração Comunicação Priorização de projetos SMARTs Notas PPR das Áreas Ações Acompanhamento Resultados SLAs IT Steering Committee Conselho Sustenta- bilidade Orçamento ERM Cultura Marca …

4 4 4 Alternativas para atuação em 2008 Aprofundamento do Nosso Compromisso Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios => Benefício – criação de um senso de direção – foco em objetivos comuns, apoiando os esforços de priorização de projetos/iniciativas e entrega de resultados do ano ObjetivosIndicadoresMetaIniciativa Direcionadores de negócios

5 5 5 ObjetivosIndicadoresMetaIniciativa O que a estratégia deve alcançar e o que é crítico para o sucesso? Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance da estratégia? O nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários Ações chave necessários para se alcançarem os objetivos Conceitos Direcionadores de negócios Mapa estratégico Aprofundamento do Nosso Compromisso

6 6 6 Alternativas para atuação em 2008 Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas => Benefício – criação de um senso de direção – foco em planejamento integrado, com compartilhamento de conteúdo e construção colaborativa

7 7 7 Alternativas para atuação em 2008 Acompanhamento das ações 2008 Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas => Benefício – acompanhamento de um cenário interno comum, com foco em acompanhamento de indicadores-chave para a tomada de decisão e correção de rumo – foco em prioridades da organização e criação de repertório comum

8 8 8 Alternativas para atuação em 2008 Criação, divulgação e utilização de ferramenta de colaboração Selecionar funções-chave para exercício da colaboração no Aprofundamento do Nosso Compromisso, para o desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009, ou acompanhamento das ações e resultados 2008 Implementar uso de ferramenta de colaboração => Benefício – exercício da colaboração entre áreas com o suporte de ferramenta que apóie a ruptura de silos e amplie as possibilidades de integração através do aumento de interação

9 9 9 Alternativas para atuação em 2008 Aprofundamento do Nosso Compromisso Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Acompanhamento das ações 2008 Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas => Benefício – criação de um senso de direção – foco em objetivos comuns, apoiando os esforços de priorização de projetos/iniciativas e entrega de resultados do ano => Benefício – criação de um senso de direção – foco em planejamento integrado, com compartilhamento de conteúdo e construção colaborativa => Benefício – acompanhamento de um cenário interno comum, com foco em acompanhamento de indicadores-chave para a tomada de decisão e correção de rumo – foco em prioridades da organização e criação de repertório comum O desenvolvimento de uma ferramenta de colaboração poderá dar suporte a todas as alternativas propostas

10 10 Alternativas para atuação em 2008 Aprofundamento do Nosso Compromisso Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Acompanhamento das ações 2008 Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas O desenvolvimento de uma ferramenta de colaboração poderá dar suporte a todas as alternativas propostas Filosofia / Experiência

11 11 Alternativas para atuação em 2008 Aprofundamento do Nosso Compromisso Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Acompanhamento das ações 2008 Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas Filosofia / Experiência / P&D Colaboração / Contribuição Interação / Concessão / Consentimento Aprendizagem Articulação / Integração

12 12 Pano de fundo (hintergrund) vs. plano de frente (vordergrund) Conteúdos / Conhecimento / Tangível Fi- lo- so- fia / Evo luç ão da In- te- ra- ção

13 13 Modelos de operação Modelos propostos 1. Grupos voluntários paralelos 2. Foco em uma iniciativa priorizada com formação de grupo voluntário por tema Regras gerais 1. Reportes quinzenais de evolução da(s) iniciativa(s) em andamento 2. Ordenação das prioridades segundo disponibilidade de recursos

14 14 Princípios e Diretrizes de Planejamento São Paulo, 09 de janeiro de 2008

15 15 SPGI Visão Missão / modelo Compromisso Planos das áreas Orçamento Swot Escolhas Mapa Painéis de indicadore s Planos das áreas Priorizaçã o de projetos PPR Smar t Planos de ação IT SC SLAs Comunicação

16 16 Reunião de 18/dez/07 Objetivo: formar uma imagem do planejamento estratégico das áreas para os próximos 3 a 6 meses e para o médio prazo. Roteiro de planejamento de curto prazo Definir roteiro básico de planejamento - Janete + Américo Montar cursinho - esperar Montar cronograma de planejamento do 1° semestre - Lara + Alvalá Conectar Smart ao processo - Eduardo Mapear grupo alvo para cursinho (pessoas envolvidas no planejamento) - Ebert Definição de papéis e responsabilidades das pessoas envolvidas - esperar Desenvolver uma ferramenta de colaboração (e-forum) – Paula + Janete + Alvalá Ajuste limitado dos indicadores de PPR - Américo + Eduardo + Ulisses Comunicação - esperar Fóruns das áreas/geral - Alexandre Gama Desenvolvimento iniciado

17 17 Direcionadores SPGI 2008 CICLO 2008 AE / AI FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Mapa Estratégia Pilares CURTO PRAZO Revisar SWOT Cursinho E-forum Indicadores PPR Conectar SMART SLAs Painéis ind. Papéis e resp. Sincronizar c/ SDE Revisão trim planej. Fóruns das áreas Benchmarks AE / AI Direcionadores Estratégia Resp.

18 18 Contéudo proposto para as fases do SPGI SWOT (duração: fevereiro a março) Solução proposta: construção conjunta através da swot atual + fatos novos Palestra inicial: 1) economia: mensal ou bimestral 2) ambiente regulatório: trimestral 3) mercado (concorrência): trimestral 4) impactos do novo controlador: sob demanda Público das palestras: cada área decide Célula SPGI centraliza as informações e captura fatos relevantes que podem trazer impacto no banco MAPA ESTRATÉGICO (duração: abril) Abrir para GIPE comentar Colher inputs da Direx Rever o mapa à luz do Santander

19 19 Contéudo proposto para as fases do SPGI PILARES DE PLANEJAMENTO (duração: maio) Revisar e aprofundar as escolhas Analisar os impactos e os gargalos para os viabilizadores Manter o mesmo fluxo de interações ESTRATÉGIA (duração: junho a setembro) Apresentar o processo da Aymoré Conciliar PfC e Portfólio Day Colocar drivers no começo do processo Fazer link com a convenção anual

20 20 Apresentação da revisão estratégica da Aymoré SLIDES AMÉRICO MARTINS

21 21 SPGI Carta Compromisso Avaliação Interna e Externa Mapa Estratégico JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Plano da Marca + DS + DH Direcionadores de Negócio Pilares Estratégia Priorização PfC Revisão trimestral do planejamento das áreas Treinamentos Versão 1Versão 2 Benchmarks SMARTS

22 22 Apresentação da ferramenta de fórum SLIDES ALVALÁ

23 23 Princípios e Diretrizes de Planejamento São Paulo, 09 de janeiro de 2008

24 24 SPGI 2008 OPERAÇÃOASPIRAÇÃO INSPIRAÇÃO ESTRATÉGIA Avaliação Externa Avaliação Interna Carta Compromisso Planos e Gestão das Áreas e BUs Execução Visão, Missão Valores, Modelo, Posicionamento e Atributos Desejados Plano da Marca Diretrizes Matriz Pilares de Planejamento Indicadores Mapa Estratégico e Direciona- dores de Negócios Fev-Mar/08Abr/08Mai/08Jun e Nov/08Jun-Set/08Out/08

25 25 Curto prazo 3 a 6 meses – temas a desenvolver 2 a 3 painéis - promover uma interligação entre eles e apoiar o PfC Possível revisão trimestral do planejamento Fazer um roteiro básico Elaborar um treinamento expresso (fevereiro) com as principais diretrizes de planejamento Atualizar a SWOT Acompanhar indicadores gerais (exercício interno) Aproximar dos SLA's Ajustes limitado aos indicadores de performance das áreas para 2008 Fóruns / incêndios

26 26 Desenho do processo do novo ciclo – médio prazo – temas a desenvolver Cronograma integrado que garanta uma execução integrada Ins / Outs Áreas / temas transversais incluídos concretamente Chegar ao PfC e torná-lo um sub-processo do planejamento Definir a governança – ter mandato para trazer mais disciplina para as diferentes frentes Concatenação dos indicadores de performance das áreas / smart Considerar Santander Educação Benchmark Estudar uma infra-estrutura que promova colaboração no planejamento


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