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Exportação - Brasil 2004 Transformados de PVC - US$ 70 milhões.

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3 Exportação - Brasil 2004 Transformados de PVC - US$ 70 milhões

4 Exportação - Brasil 2004 Transformados de PVC - US$ 70 milhões

5 Importação - União Européia 2004 Transformados de PVC

6 Importação - USA 2004 Transformados de PVC – US$ 1,1 bilhão

7 Importação - USA 2004 Transformados de PVC - US$ 1,1 bilhão

8 Desafio

9 Premissa 1 Oportunidade de crescimento das exportações

10 Importações Produtos Transformados Plásticos US$ 100 bi em 2004 ( cap 39 + outros )

11 Importações Produtos Transformados Plásticos US$ 100 bi em 2004 ( cap 39 + outros )

12 Premissa 2 Valor agregado no final da cadeia

13 Premissa 3 Capacidade ociosa na 3ª Geração

14 Premissa 4 Baixa Lucratividade da Cadeia Produtiva
Volume excedente exportado como Resinas de baixo valor agregado Mercado “comprador” no Brasil Exportações de transformados plásticos concentradas no Mercosul com menores preços médios/ton

15 Criação do Programa – jan 2004

16 Transformadores e indústrias diversas
Integração do setor Transformadores e indústrias diversas

17 Instituto Nacional do Plástico ABIPLAST + ABIMAQ + ABIQUIM
Gestão compartilhada INP Instituto Nacional do Plástico ABIPLAST + ABIMAQ + ABIQUIM Atividades de Gestão Superior Executivas Conselho Diretor Comitê Executivo Unidade Coordenadora de Exportação

18 Centrais Petroquímicas (3)
Gestão compartilhada Empresas e Entidades participantes Conselho Diretor: 35 membros Comitê Executivo: 8 membros Petrobras Centrais Petroquímicas (3) Produtores Resinas (15) ABIPLAST ABIQUIM ABIEF AFIPOL ABRAFLEX INP SIRESP MDIC BNDES Central Petroquímica Produtores Resinas Transformadores INP

19 R$ 10,3 Milhões Funding compartilhado 42% 46% 12% Governo Brasileiro
APEX / MDIC 42% Cadeia Matéria Prima (Petrobrás / 1ª e 2ª Gerações) 46% ABIPLAST (3ª Geração - Empresas Transformadoras) 12%

20 Resultados Esperados 2004 – 2005
Incrementar US$ 70 milhões em exportações 860 novos empregos 165 empresas transformadoras no processo exportador Aumentar a competitividade da cadeia produtiva Incrementar a qualidade dos produtos da indústria de transformação através da normalização e certificação dos produtos Desenvolver novos mercados e aplicações Consolidar cultura exportadora no setor

21 Reversão de déficit da balança

22 Mercados-alvo

23 Produtos-alvo (prioritários)

24 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005

25 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005
Prospecção de mercados Capacitação gestão comércio exterior Sensibilização e arregimentação Avaliação processos e produtos Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS

26 Promoção Comercial

27 Promoção Comercial Mídia digital Lançamento dos portais

28 Promoção Comercial Mídia impressa Brasil – 2004
Artigos Plásticos em revista Embanews Plástico Moderno Embalagem e Marca Plástico Sul Jornais de circulação regional e nacional Mídia impressa Internacional Modern Plastics Vídeo Institucional da Feira Emballage Paris Revista Envase y Embalaje Guia de Expositores Feiras Plastimagem / Pack Expo / Emballage 24 inserções equivalente a 1000 cm/coluna

29 Promoção Comercial

30 Promoção Comercial Projeto Comprador – Imagem

31 BRASILPLAST – Projeto Comprador Compras US$ 1 bilhão/ano - 22 importadores
rodadas negócios ( 5 dias ) Negócios fechados: US$ Visitas à fábricas: + 10 ( SP, BA, PE, RS ) Projeto Imagem: IPT e Cetea-Ital (+ 3 fábricas ) Lançamento Manual Rodadas de Negócios Eventos paralelos: Expectativa geração negócios futuros: US$ Avaliação: 88 respostas Empregos: Manutenção (175) / Novos (48) Seminário Exportação – Receita de Sucesso – Aduaneiras Seminário BNDES – Financiamento Pré-Embarque Visita Assessora Eventos APEX para “bench-marking”

32 Projeto Comprador /Vendedor 2005
2º Semestre 2005 Projetos Vendedores 2º. Sem 2005 Local: A Confirmar Empresas Participantes: USA: 15 Europa: 15 Jornalistas: 04 Rodadas de Negócios: + 600 Missões Específicas por segmento Ação Prévia: Análises Previstas Mercado Locais: EUA, México, U.E. Segmentos envolvidos: 1

33 Promoção Comercial Ações Previstas 2005 Portal WEB CD Multimídia
Mídia Internacional Ampliação do conteúdo e divulgação Intl (sites de busca) Integração da cadeia petroquímica com catálogo de produtos Programa divulgação em sites de consultas e compras Intls Participação no site Revistas especializadas

34 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005
Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos

35 Prospecção de mercados
Banco de Dados Importadores Informações comerciais Feira Pack Expo: registros Feira Plastimagen: registros Feira Houseware: registros Feira Emballage: registros Países-alvo: registros PIERS/USA: registros Interface ABIPLAST/ABIQUIM barreiras tarifárias/não-tarifárias mecanismos de defesa internacional Acordos internacionais Aquisição Estudos e Pesquisas Mercado Interface ABIPLAST negociações e acordos internacionais Estudos de Mercado: UK Plastic Packaging Market Packaging Market for Cement, US Global Plastics Business, US Pesquisas de Mercado: 11 linhas de produtos (PE´s, PP´s, PS´s, PVC´s) Prospecção ativa 2 especialistas de mercado ( NAFTA – U.E. )

36 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005
Prospecção de mercados Capacitação gestão comércio exterior Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Avaliação processos e produtos

37 Capacitação Gestão de comércio exterior – 2004
Seminários “Como Exportar” Treinamentos Comércio Exterior Negociações internacionais 8 seminários em 5 Estados Parceria ABIQUIM, ABIPLAST, Aduaneiras, SBCE, BNDES, BB 100 cartilhas “Como exportar para União Européia” 100 cartilhas “Como exportar para USA” Parceria Procedimentos Exportação Cálculo de Preços e Aspectos Tributários Seminário internacional GPEX/Aduaneiras 200 cartilhas para associados “How fast-moving consumers goods shape the U.S. packaging marketing” Jim Peters – Packging Strategies

38 Continuidade das ações Seminários Internacionais
Capacitação Gestão de comércio exterior – 2005 Continuidade das ações Formação de Preços CD “Aprendendo a Exportar” - MDIC Cálculo de Preços e Aspectos Tributários Seminários “Como Exportar” Treinamentos Comércio Exterior Custo Fixo Custo Variável Custo Marginal Aspectos Tributários Seminários Internacionais Cases de sucesso Seminários Especialistas de mercado e Business Intelligence Divulgação de cases do setor

39 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005
Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos

40 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS
Plano de Ação Integrada Regional ABIPLAST / INP Sindicatos regionais SUDESTE SUL NORDESTE C.OESTE SP RJ MG RS PR SC AL PB BA PE GO ABIEF AFIPOL POLO ABC POLO CAMPINAS OUTROS POLOS REGIONAIS ENTIDADES PARCEIRAS FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS SECRETARIA DE ESTADO SEBRAE BANCO DO BRASIL OUTRAS

41 Sensibilização e arregimentação
200 INP 165 APEX 6 16 30 47 54 70 80 84 89 91 93 100 101 109 112 118

42 8.000 empresas de transformação

43 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005
Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos

44 Avaliação Processos e Produtos
PROGEX Diagnósticos da Qualidade Qualificação de produtos e processos: IPT, CETEA-ITAL, outros Centros Tecnológicos Estaduais Totalidade empresas associadas Programas de Qualificação Parcerias Institutos Tecnológicos Parcerias PROMO/Bahia, Entidades regionais, SEBRAE’s, Federações e Confederações de Indústrias Certificação de Produtos Normas Técnicas Testes Laboratoriais

45 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005
Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos

46 Suporte Operacional Procedimentos Exportação Serviços Courrier Consultoria Jurídica Internacional GPEX/Aduaneiras Descontos 40% - 50% Contratos internacionais de distribuição e agenciamentos Logística Internacional Consultoria Jurídica Tributária Serviços de Comércio Exterior Parceria ABIEF para redução de custos de frete e disponibilidade de espaço (Hamburg Sud) Parcerias com empresas especialistas em planejamento tributário Banco de empresas: despachantes aduaneiros, operadores logísticos, bancos, terminais de carga e outros MATCH-MAKING – Sistema de Gerenciamento de Informações

47 Suporte às Feiras Prospectar, identificar e analisar mercados e produtos de interesse do Programa Informações sobre o mercado local (estatísticas, acesso ao mercado, compradores potenciais, mecanismos de crédito etc.) Treinamento em Participação Feiras Internacionais Seminários com órgãos oficiais brasileiros: Embaixada-Consulado Brasileiro, Banco do Brasil Normas Técnicas Relação visitantes do stand com nome, endereço e empresa Coordenação para o envio de amostras e catálogos Negociação do pavilhão Montagem e Decoração Serviços de tradução, material de apoio, recepção

48 Suporte operacional

49 Visão de futuro Sustentabilidade da integração

50 Contato INP – Instituto Nacional do Plástico Wagner Delarovera Pinto
Gerente Executivo Programa Fone: (11) Fax.: (11)


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