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Exportação - Brasil 2004 Transformados de PVC - US$ 70 milhões.

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Apresentação em tema: "Exportação - Brasil 2004 Transformados de PVC - US$ 70 milhões."— Transcrição da apresentação:

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3 Exportação - Brasil 2004 Transformados de PVC - US$ 70 milhões

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5 Importação - União Européia 2004 Transformados de PVC Importação - União Européia 2004 Transformados de PVC

6 Importação - USA 2004 Transformados de PVC – US$ 1,1 bilhão Importação - USA 2004 Transformados de PVC – US$ 1,1 bilhão

7 Importação - USA 2004 Transformados de PVC - US$ 1,1 bilhão Importação - USA 2004 Transformados de PVC - US$ 1,1 bilhão

8 Desafio

9 Premissa 1 Oportunidade de crescimento das exportações

10 Importações Produtos Transformados Plásticos US$ 100 bi em 2004 ( cap 39 + outros )

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12 Premissa 2 Valor agregado no final da cadeia

13 Premissa 3 Capacidade ociosa na 3ª Geração

14 Volume excedente exportado como Volume excedente exportado como Resinas de baixo valor agregado Resinas de baixo valor agregado Mercado comprador no Brasil Mercado comprador no Brasil Exportações de transformados plásticos concentradas no Mercosul com menores preços médios/ton Exportações de transformados plásticos concentradas no Mercosul com menores preços médios/ton Premissa 4 Baixa Lucratividade da Cadeia Produtiva

15 Criação do Programa –jan 2004 Criação do Programa – jan 2004

16 Transformadores e indústrias diversas Integração do setor

17 Gestão compartilhada INP Instituto Nacional do Plástico ABIPLAST + ABIMAQ + ABIQUIM Atividadesde Gestão Superior AtividadesExecutivas Conselho Diretor Comitê Executivo Unidade Coordenadora de Exportação

18 Gestão compartilhada Empresas e Entidades participantes Conselho Diretor: 35 membrosComitê Executivo: 8 membros Petrobras Centrais Petroquímicas (3) Centrais Petroquímicas (3) Produtores Resinas (15) Produtores Resinas (15) ABIPLAST ABIQUIM ABIEF AFIPOL ABRAFLEX INP SIRESP MDIC BNDES Central Petroquímica Central Petroquímica Produtores Resinas Produtores Resinas Transformadores INP

19 Funding compartilhado ABIPLAST (3ª Geração - Empresas Transformadoras)12% Cadeia Matéria Prima (Petrobrás / 1ª e 2ª Gerações)46% Governo Brasileiro APEX / MDIC42%

20 Resultados Esperados 2004 – 2005 Incrementar US$ 70 milhões em exportações 860 novos empregos 165 empresas transformadoras no processo exportador Aumentar a competitividade da cadeia produtiva Incrementar a qualidade dos produtos da indústria de transformação através da normalização e certificação dos produtos Desenvolver novos mercados e aplicações Consolidar cultura exportadora no setor

21 Reversão de déficit da balança

22 Mercados-alvo

23 Produtos-alvo (prioritários)

24 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005

25 Prospecção de mercados Capacitação gestão comércio exterior Sensibilização e arregimentação Avaliação processos e produtos Promoção comercial Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005

26 Promoção Comercial

27 Mídia digital –Lançamento dos portais Promoção Comercial

28 Mídia impressa Brasil – 2004 –Artigos Plásticos em revista Embanews Plástico Moderno Embalagem e Marca Plástico Sul Jornais de circulação regional e nacional Mídia impressa Internacional –Modern Plastics –Vídeo Institucional da Feira Emballage Paris –Revista Envase y Embalaje –Guia de Expositores Feiras Plastimagem / Pack Expo / Emballage 24 inserções equivalente a 1000 cm/coluna

29 Promoção Comercial

30 Promoção Comercial Projeto Comprador – Imagem

31 BRASILPLAST – Projeto BRASILPLAST – Projeto Comprador Compras US$ 1 bilhão/ano - 22 importadores Seminário Exportação – Receita de Sucesso – Aduaneiras Seminário BNDES – Financiamento Pré-Embarque Visita Assessora Eventos APEX para bench-marking rodadas negócios ( 5 dias ) Negócios fechados: US$ Visitas à fábricas: + 10 ( SP, BA, PE, RS ) Projeto Imagem: IPT e Cetea-Ital (+ 3 fábricas ) Lançamento Manual Rodadas de Negócios Eventos paralelos: Expectativa geração negócios futuros : US$ Avaliação: 88 respostas Empregos: Manutenção (175) / Novos (48)

32 Projeto Comprador /Vendedor 2005 Projeto Comprador Projeto Comprador 2º Semestre º Semestre 2005 Local: A Confirmar Empresas Participantes: USA: 15 Europa: 15 Jornalistas: 04 Rodadas de Negócios: Projetos Vendedores Projetos Vendedores 2º. Sem º. Sem 2005 Missões Específicas por segmento Ação Prévia: Análises Previstas Mercado Locais: EUA, México, U.E. Segmentos envolvidos: 1

33 Ações Previstas 2005 Portal WEB Portal WEB Ampliação do conteúdo e divulgação Intl (sites de busca) CD Multimídia CD Multimídia Integração da cadeia petroquímica com catálogo de produtos Mídia Internacional Mídia Internacional Programa divulgação em Programa divulgação em sites de consultas e compras Intls Participação no site Revistas especializadas Promoção Comercial

34 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005 Prospecção de mercados Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos

35 Prospecção de mercados Banco de Dados Importadores Banco de Dados Importadores Informações comerciais Informações comerciais Feira Pack Expo: registros Feira Plastimagen: registros Feira Houseware: registros Feira Emballage: registros Países-alvo: registros PIERS/USA: registros Interface ABIPLAST/ABIQUIM barreiras tarifárias/não-tarifárias mecanismos de defesa internacional Acordos internacionais Acordos internacionais Aquisição Estudos e Pesquisas Mercado Aquisição Estudos e Pesquisas Mercado Interface ABIPLAST negociações e acordos internacionais Estudos de Mercado: UK Plastic Packaging Market Packaging Market for Cement, US Global Plastics Business, US Pesquisas de Mercado: 11 linhas de produtos (PE´s, PP´s, PS´s, PVC´s) Prospecção ativa 2 especialistas de mercado ( NAFTA – U.E. ) 2 especialistas de mercado ( NAFTA – U.E. )

36 Prospecção de mercados Capacitação gestão comércio exterior Capacitação gestão comércio exterior Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Avaliação processos e produtos Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005

37 Capacitação Gestão de comércio exterior – 2004 Seminários Como Exportar Seminários Como Exportar Treinamentos Comércio Exterior Treinamentos Comércio Exterior 8 seminários em 5 Estados Parceria ABIQUIM, ABIPLAST, Aduaneiras, SBCE, BNDES, BB Parceria Procedimentos Exportação Parceria Procedimentos Exportação Cálculo de Preços e Aspectos Tributários Cálculo de Preços e Aspectos Tributários GPEX/Aduaneiras200 cartilhas para associados Negociações internacionais Negociações internacionais 100 cartilhas Como exportar para União Européia 100 cartilhas Como exportar para USA Seminário internacional Seminário internacional How fast-moving consumers goods shape the U.S. packaging marketing Jim Peters – Packging Strategies

38 Formação de Preços Formação de Preços Custo Fixo Custo Variável Custo Marginal Aspectos Tributários Continuidade das ações Continuidade das ações CD Aprendendo a Exportar - MDIC Cálculo de Preços e Aspectos Tributários Seminários Como Exportar Treinamentos Comércio Exterior Cases de sucesso Cases de sucesso Divulgação de cases do setor Seminários Internacionais Seminários Internacionais Seminários Especialistas de mercado e Business Intelligence Capacitação Gestão de comércio exterior – 2005

39 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005 Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos

40 Plano de Ação Integrada Regional ENTIDADES PARCEIRAS SUDESTESULNORDESTEC.OES TE FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS SECRETARIA DE ESTADO SEBRAE BANCO DO BRASIL OUTRAS ABIEFAFIPOLPOLO ABC POLO CAMPINAS OUTROS POLOS REGIONAIS Sindicatos regionais Sindicatos regionais ABIPLAST / INP ABIPLAST / INP SPRJMGRSPRSCALPBBAPEGO

41 Sensibilização e arregimentação APEX 200 INP

42 8.000 empresas de transformação

43 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005 Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos Avaliação processos e produtos

44 Avaliação Processos e Produtos PROGEX Qualificação de produtos e processos: IPT, CETEA-ITAL, outros Centros Tecnológicos Estaduais Programas de Qualificação Programas de Qualificação Parcerias PROMO/Bahia, Entidades regionais, SEBRAEs, Federações e Confederações de Indústrias Diagnósticos da Qualidade Diagnósticos da Qualidade Totalidade empresas associadas Parcerias Institutos Tecnológicos Parcerias Institutos Tecnológicos Certificação de Produtos Normas Técnicas Testes Laboratoriais

45 Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005 Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos

46 Suporte Operacional Procedimentos Exportação Procedimentos Exportação Serviços Courrier Serviços Courrier Consultoria Jurídica Internacional Consultoria Jurídica Internacional GPEX/AduaneirasDescontos 40% - 50% Contratos internacionais de distribuição e agenciamentos Logística Internacional Logística Internacional Consultoria Jurídica Tributária Consultoria Jurídica Tributária Serviços de Comércio Exterior Serviços de Comércio Exterior Parceria ABIEF para redução de custos de frete e disponibilidade de espaço (Hamburg Sud) Parcerias com empresas especialistas em planejamento tributário Banco de empresas: despachantes aduaneiros, operadores logísticos, bancos, terminais de carga e outros MATCH-MAKING – Sistema de Gerenciamento de Informações MATCH-MAKING – Sistema de Gerenciamento de Informações

47 Suporte às Feiras Prospectar, identificar e analisar mercados e produtos de interesse do Programa Prospectar, identificar e analisar mercados e produtos de interesse do Programa Negociação do pavilhão Negociação do pavilhão Montagem e Decoração Montagem e Decoração Serviços de tradução, material de Serviços de tradução, material de apoio, recepção apoio, recepção Informações sobre o mercado local (estatísticas, acesso ao mercado, compradores potenciais, mecanismos de crédito etc.) Informações sobre o mercado local (estatísticas, acesso ao mercado, compradores potenciais, mecanismos de crédito etc.) Treinamento em Participação Feiras Internacionais Treinamento em Participação Feiras Internacionais Seminários com órgãos oficiais brasileiros: Seminários com órgãos oficiais brasileiros: Embaixada-Consulado Brasileiro, Banco do Brasil Embaixada-Consulado Brasileiro, Banco do Brasil Normas Técnicas Normas Técnicas Relação visitantes do stand com nome, endereço e empresa Relação visitantes do stand com nome, endereço e empresa Coordenação para o envio de amostras e catálogos Coordenação para o envio de amostras e catálogos

48 Suporte operacional

49 Visão de futuro Sustentabilidade da integração

50 Contato INP – Instituto Nacional do Plástico Wagner Delarovera Pinto Gerente Executivo Programa Fone: (11) Fax.: (11)


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