A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE NÃO Profª Reisila Mendes. O experimento nos mostra o que acontece quando o ar no interior de uma seringa é aquecido. Mas por que isso acontece?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE NÃO Profª Reisila Mendes. O experimento nos mostra o que acontece quando o ar no interior de uma seringa é aquecido. Mas por que isso acontece?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE NÃO Profª Reisila Mendes

2 O experimento nos mostra o que acontece quando o ar no interior de uma seringa é aquecido. Mas por que isso acontece? De que é feito o ar? O que muda quando sua temperatura se altera?

3 Idéias fundamentais na qual se baseiam os modelos propostos para explicar a constituição dos materiais: Os materiais são formados por partículas; Entre as partículas existem espaços vazios; As partículas movimentam-se sem cessar, em todas as direções; As partículas interagem entre si.

4 Elementos químicos são formados por átomos idênticos entre si. As partículas Átomos se ligam para formar moléculas. Elemento químico Fe Um átomo de Fe O O O O O O O O + O O H H H H H H H H O O ++ Fórmula O 2 Fórmula O 2 Fórmula H 2 O Fórmula H 2 O

5 Substância simples Substância composta Moléculas se reúnem e formam substâncias. Todos os átomos são iguais nas moléculas, logo todas as moléculas serão iguais Todos os átomos são diferentes nas moléculas, porém todas as moléculas são iguais.

6 Mistura Os átomos podem ser iguais e diferentes nas moléculas, porém existem dois ou mais tios de moléculas.

7 Glicose DNA Outras moléculas Fósforo Álcool etílico Ácido sulfúrico

8 A combinação das partículas formam essa imensa diversidade de materiais que temos hoje – plástico, madeira, papel, borracha, pelúcia, silicone,...

9 As partículas não variam de tamanho, o que varia é o espaço entre elas. Os espaços entre as partículas Menor volume menor movimentação das partículas.

10 A movimentação das partículas As partículas se movimentam ao acaso e em todas as direções. Menor volume menor movimentação das partículas. QuenteFrio Morno

11 A interação entre as partículas Nos sólidas as partículas si interagem mais fortemente do que nos líquidos e nos gases.

12 A formação da gota e a tensão superficial da água são fenômenos que podem ser explicado pela interação entre as partículas.

13 Um modelo de partículas geral para sólidos, líquidos e gasosos

14 Interpretando alguns fenômenos com o auxílio do modelo de partículas Mudança de estado físico – o aquecimento provoca maior movimentação das partículas, aumentando o espaço entre elas. Dissolução – ocorre uma interação entre as moléculas de água e os átomos de sódio e de cloro.

15 Por que a temperatura não se altera quando a água está fervendo ? 0ºC 100ºC

16 Esquema das mudanças de estados físicos

17 Formação da brisa marítima e brisa terrestre

18 Sistemas FechadoIsolado Aberto É um conjunto de materiais sobre o qual fixamos a atenção.

19 Muito nada e pouco nada: uma questão de densidade Espaços vazios

20 Define-se como densidade da substância que constitui um corpo o quociente entre a massa do corpo e o seu volume. d = m/v

21 O submarino

22 Qual modelo explica o comportamento da água líquida e do gelo? Água no estado líquido Água no estado sólido Espaços vazios

23 Revisão final Reisila Mendes Realização Fotos, imagens labvirtual.eq.uc.pt


Carregar ppt "O QUE NÃO Profª Reisila Mendes. O experimento nos mostra o que acontece quando o ar no interior de uma seringa é aquecido. Mas por que isso acontece?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google