A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESQUEMAS EM PIRÂMIDE Têm como objectivo ganhar dinheiro. Recrutam pessoas, ao invés de de vender um produto legítimo ou de fornecer um serviço. O consumidor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESQUEMAS EM PIRÂMIDE Têm como objectivo ganhar dinheiro. Recrutam pessoas, ao invés de de vender um produto legítimo ou de fornecer um serviço. O consumidor."— Transcrição da apresentação:

1

2 ESQUEMAS EM PIRÂMIDE Têm como objectivo ganhar dinheiro. Recrutam pessoas, ao invés de de vender um produto legítimo ou de fornecer um serviço. O consumidor dá uma contribuição. Em troca, dá-se a possibilidade de receber uma contrapartida que decorre da entrada de novos consumidores no sistema. A maior parte dos participantes nunca recebe dinheiro. Perdem o dinheiro que pagaram para participar. Alguns perdem as poupanças de toda uma vida.

3

4 OFERTAS NÃO SOLICITADAS PRÉMIOS, LOTARIAS, SERVIÇOS MILAGROSOS E SISTEMAS DE APOSTAS Envio de bens gratuitos, bilhetes premiados ou convites para o instigarem a aceitar uma fraude. Pedem que pague um valor inicial. Compre algo para ganhar um prémio ou qualquer outro benefício. Ligue para um número de telefone ou de fax, ou que responda a um . Vendem produtos mediante a oferta de algo que nunca irá receber.

5

6 FRAUDES COM VEÍCULOS Um veículo é apresentado de forma atraente, a um preço abaixo do mercado e em condições favoráveis. É dito ao consumidor que poderá testar e avaliar o veículo num determinado número de dias, normalmente sete. A entrega é prometida para um prazo curto, sem que o consumidor tenha que pagar qualquer quantia.

7 FRAUDES EM OPERAÇÕES FINANCEIRAS Contacto telefónico. s não solicitados. Vigaristas apresentam-se como consultores em investimentos. Cooperantes comunitários de uma organização religiosa, de beneficência ou de solidariedade.

8

9 CURAS MILAGROSAS As fraudes médicas são predadoras do sofrimento humano, do desespero e da ignorância. Oferecem soluções onde estas não existem ou prometem simplificar tratamentos de saúde complexos.

10

11 FRAUDES DE AUTO-EMPREGO Os vigaristas utilizam a Net, anúncios de jornal, o correio e a abordagem directa, para aliciar pessoas a aderirem a esquemas de auto-emprego que acabam por lhes custar em vez de lhes dar dinheiro. Quando precisa de dinheiro, os vigaristas têm sempre vantagem sobre si.

12

13 SPAM (COMUNICAÇÃO NÃO SOLICITADA) Muitos vigaristas utilizam a Internet para promover fraudes através de não solicitado, conhecido por spam. O spam pode promover fraudes, tais como esquemas em pirâmide, sobrevalorização e promoções inesperadas. Existe um tipo de spam que pode promover fraudes que sejam específicas para utilizadores da Internet, tais como leilões on-line e o assédio a modems. Pode proteger-se das fraudes na Internet tomando algumas medidas simples.

14

15 Esta apresentação foi desenvolvida a partir do livro: O Livro Negro dos Esquemas e Fraudes na NET Adaptação da publicação The Little Black Book of Scams editado pela Australian Competition and Consumer Commission O e-book encontra-se disponível na disciplina Consulte-o para aprofundar os tópicos apresentados.


Carregar ppt "ESQUEMAS EM PIRÂMIDE Têm como objectivo ganhar dinheiro. Recrutam pessoas, ao invés de de vender um produto legítimo ou de fornecer um serviço. O consumidor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google