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1ESTIG 2004/2005 Despesas Públicas e Receitas Públicas As necessidades colectivas (de instrução, de segurança, de saúde pública, de defesa nacional, etc.)

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Apresentação em tema: "1ESTIG 2004/2005 Despesas Públicas e Receitas Públicas As necessidades colectivas (de instrução, de segurança, de saúde pública, de defesa nacional, etc.)"— Transcrição da apresentação:

1 1ESTIG 2004/2005 Despesas Públicas e Receitas Públicas As necessidades colectivas (de instrução, de segurança, de saúde pública, de defesa nacional, etc.) obrigam o Estado e outros entes públicos a suportarem avultadas despesas – Despesas Públicas. As necessidades colectivas (de instrução, de segurança, de saúde pública, de defesa nacional, etc.) obrigam o Estado e outros entes públicos a suportarem avultadas despesas – Despesas Públicas. É através das receitas públicas que o Estado e os outros entes públicos fazem face às despesas públicas. É através das receitas públicas que o Estado e os outros entes públicos fazem face às despesas públicas.

2 2ESTIG 2004/2005 Receitas Públicas Receitas voluntárias - São aquelas em que o preço é estabelecido por via negocial ou contratual. Ex.: Receitas provenientes da venda da madeira das explorações florestais do Estado. Estas receitas denominam-se ainda receitas patrimoniais por derivarem do património do Estado. Receitas voluntárias - São aquelas em que o preço é estabelecido por via negocial ou contratual. Ex.: Receitas provenientes da venda da madeira das explorações florestais do Estado. Estas receitas denominam-se ainda receitas patrimoniais por derivarem do património do Estado. Receitas coactivas - São as fixadas pelo Estado por via legislativa de forma autoritária, como por exemplo as propinas cobradas aos alunos ou o imposto sobre os rendimentos das pessoas singulares cobrado às pessoas que auferem rendimentos.

3 3ESTIG 2004/2005 Direito Fiscal, Técnica Fiscal e Politica Fiscal Direito Fiscal, Técnica Fiscal e Politica Fiscal Direito Fiscal: É o conjunto de normas que regulam as relações que se estabelecem entre o Estado e os outros entes públicos, por um lado e os cidadãos por outro, por via do imposto. Essas normas regulam as várias fases do imposto: Incidência, lançamento, liquidação e cobrança. Direito Fiscal: É o conjunto de normas que regulam as relações que se estabelecem entre o Estado e os outros entes públicos, por um lado e os cidadãos por outro, por via do imposto. Essas normas regulam as várias fases do imposto: Incidência, lançamento, liquidação e cobrança. Técnica fiscal: É o modo (métodos e técnicas)como as normas estabelecidas pelo Direito Fiscal são aplicadas. Técnica fiscal: É o modo (métodos e técnicas)como as normas estabelecidas pelo Direito Fiscal são aplicadas. Politica Fiscal: Visa o estudo dos mecanismos fiscais a utilizar pelo governo para atingir determinados objectivos. Politica Fiscal: Visa o estudo dos mecanismos fiscais a utilizar pelo governo para atingir determinados objectivos.

4 4ESTIG 2004/2005 O Direito Fiscal como direito público O Direito Fiscal como direito público Critério dos interesses: O imposto destina-se a fazer face a despesas relacionadas com a satisfação de necessidades colectivas, assim as normas do Direito Fiscal visão tutelar interesses da colectividade. (Direito Público) Critério dos interesses: O imposto destina-se a fazer face a despesas relacionadas com a satisfação de necessidades colectivas, assim as normas do Direito Fiscal visão tutelar interesses da colectividade. (Direito Público) Critério dos sujeitos da relação jurídica: No Direito Fiscal a actuação do ente público desenvolve-se num pano superior ao do particular, permitindo-lhe inclusivamente a execução do património do devedor, sem que seja necessário uma declaração judicial prévia do seu direito. Goza do chamado benefício da execução prévia.

5 5ESTIG 2004/2005 Relações com o Direito Internacional Relações com o Direito Internacional Tem sido grande a cooperação internacional dando origem a convenções, acordos e tratados no domínio do direito fiscal. Um exemplo são as convenções cujo objectivo é evitar a dupla tributação internacional (tributação do mesmo facto tributário em mais de um Estado) e as tendentes a evitar a evasão fiscal (fuga à tributação de determinado facto tributário). Tem sido grande a cooperação internacional dando origem a convenções, acordos e tratados no domínio do direito fiscal. Um exemplo são as convenções cujo objectivo é evitar a dupla tributação internacional (tributação do mesmo facto tributário em mais de um Estado) e as tendentes a evitar a evasão fiscal (fuga à tributação de determinado facto tributário).

6 6ESTIG 2004/2005 Relações com o Direito Constitucional A Constituição da República define algumas normas de natureza fiscal. Essas normas definem garantias fundamentais dos cidadãos em matéria tributária e orientam e limitam o legislador na sua competência fiscal. A Constituição da República define algumas normas de natureza fiscal. Essas normas definem garantias fundamentais dos cidadãos em matéria tributária e orientam e limitam o legislador na sua competência fiscal. Artigo 106.º (Sistema fiscal) (Sistema fiscal) «1. O sistema fiscal visa a satisfação das necessidades financeiras do Estado e outras entidades públicas e uma repartição justa dos rendimentos e da riqueza. «1. O sistema fiscal visa a satisfação das necessidades financeiras do Estado e outras entidades públicas e uma repartição justa dos rendimentos e da riqueza. 2. Os impostos são criados por lei, que determina a incidência, a taxa, os benefícios fiscais e as garantias dos contribuintes. 2. Os impostos são criados por lei, que determina a incidência, a taxa, os benefícios fiscais e as garantias dos contribuintes. 3. Ninguém pode ser obrigado a pagar impostos que não tenham sido criados nos termos da constituição e cuja liquidação e cobrança se não façam nas formas prescritas na lei.» 3. Ninguém pode ser obrigado a pagar impostos que não tenham sido criados nos termos da constituição e cuja liquidação e cobrança se não façam nas formas prescritas na lei.» Artigo 107.º (Impostos) «1. O imposto sobre o rendimento pessoal visará a diminuição das desigualdades e será único e progressivo, tendo em conta as necessidades e os rendimentos do agregado familiar. «1. O imposto sobre o rendimento pessoal visará a diminuição das desigualdades e será único e progressivo, tendo em conta as necessidades e os rendimentos do agregado familiar. 2. A tributação das empresas incidirá fundamentalmente sobre o seu rendimento real. 2. A tributação das empresas incidirá fundamentalmente sobre o seu rendimento real. 3. O imposto sobre sucessões e doações será progressivo, de forma a contribuir para a igualdade entre os cidadãos. 3. O imposto sobre sucessões e doações será progressivo, de forma a contribuir para a igualdade entre os cidadãos. 4. A tributação do consumo visará adaptar a estrutura do consumo à evolução das necessidades do desenvolvimento económico e da justiça social, devendo onerar os consumos de luxo.» 4. A tributação do consumo visará adaptar a estrutura do consumo à evolução das necessidades do desenvolvimento económico e da justiça social, devendo onerar os consumos de luxo.»

7 7ESTIG 2004/2005 Relações com o Direito Criminal Relações com o Direito Criminal As normas fiscais impõem aos contribuintes e terceiros o cumprimento de certos deveres (deveres acessórios) como por exemplo: As normas fiscais impõem aos contribuintes e terceiros o cumprimento de certos deveres (deveres acessórios) como por exemplo: - a apresentação de declarações na repartição de finanças competente – Acção - a apresentação de declarações na repartição de finanças competente – Acção - a não inutilização dos livros de registo dentro do prazo de dez anos – Abstenção. - a não inutilização dos livros de registo dentro do prazo de dez anos – Abstenção. A lei fiscal confere à Administração poderes para impor sanções pelo não cumprimento de tais deveres. O legislador adopta, por vezes, as soluções consignadas no Direito Criminal e outras vezes para elas remete expressamente. A lei fiscal confere à Administração poderes para impor sanções pelo não cumprimento de tais deveres. O legislador adopta, por vezes, as soluções consignadas no Direito Criminal e outras vezes para elas remete expressamente. O «Regime Jurídico das Infracções Fiscais não Aduaneiras» foi aprovado pelo Dec.- Lei nº 20-A/90, de 15 de Janeiro e classifica as infracções fiscais em: O «Regime Jurídico das Infracções Fiscais não Aduaneiras» foi aprovado pelo Dec.- Lei nº 20-A/90, de 15 de Janeiro e classifica as infracções fiscais em: - Crimes Fiscais - Crimes Fiscais - Contra-ordenações fiscais - Contra-ordenações fiscais Anteriormente, os Códigos continham um capítulo, onde eram tratadas as penalidades a aplicar às infracções. Anteriormente, os Códigos continham um capítulo, onde eram tratadas as penalidades a aplicar às infracções.

8 8ESTIG 2004/2005 Relações com o Direito Privado Relações com o Direito Privado O Direito Fiscal tem uma grande relação com o Direito Privado (Direito Civil e Direito Comercial), pois muitas situações que regula têm por base entidades privadas. O Direito Fiscal tem uma grande relação com o Direito Privado (Direito Civil e Direito Comercial), pois muitas situações que regula têm por base entidades privadas. A tributação acenta em factos, actos e direitos patrimoniais. A tributação acenta em factos, actos e direitos patrimoniais. O Direito Fiscal, atribui, por vezes, a certos conceitos e situações uma relevância diferente da que os mesmos têm no Direito Privado, o que lhe dá a sua autonomia. O Direito Fiscal, atribui, por vezes, a certos conceitos e situações uma relevância diferente da que os mesmos têm no Direito Privado, o que lhe dá a sua autonomia.

9 9ESTIG 2004/2005 As fontes do Direito Fiscal As fontes do Direito Fiscal A Lei A Lei O art. 106 da C.R.P define que os impostos são criados por lei, a mesma norma constitucional define também que ninguém pode ser obrigado a pagar impostos que não tenham sido criados nos termos da Constituição e cuja liquidação e cobrança se não façam nas formas previstas na lei (lei-diploma emanado da Assembleia da República e decreto-lei diploma emanado do Governo). O art. 106 da C.R.P define que os impostos são criados por lei, a mesma norma constitucional define também que ninguém pode ser obrigado a pagar impostos que não tenham sido criados nos termos da Constituição e cuja liquidação e cobrança se não façam nas formas previstas na lei (lei-diploma emanado da Assembleia da República e decreto-lei diploma emanado do Governo). Os regulamentos Os regulamentos Para conveniente execução das lei o poder executivo emana regulamentos. Os regulamentos não podem contrariar o exposto na lei, nem regular os elementos fundamentais do imposto, podem apenas regular matérias como as de: lançamento, liquidação e cobrança. Para conveniente execução das lei o poder executivo emana regulamentos. Os regulamentos não podem contrariar o exposto na lei, nem regular os elementos fundamentais do imposto, podem apenas regular matérias como as de: lançamento, liquidação e cobrança. Os tratados e convenções internacionais Os tratados e convenções internacionais O art. 8.º da C.R.P. define que «as normas e os princípios de direito internacional geral ou comum fazem parte integrante do direito português» e que «as normas constantes de convenções internacionais regularmente ratificadas ou aprovadas vigoram na ordem interna após a sua publicação oficial e enquanto vincularem internacionalmente o Estado Português» O art. 8.º da C.R.P. define que «as normas e os princípios de direito internacional geral ou comum fazem parte integrante do direito português» e que «as normas constantes de convenções internacionais regularmente ratificadas ou aprovadas vigoram na ordem interna após a sua publicação oficial e enquanto vincularem internacionalmente o Estado Português»

10 10ESTIG 2004/2005 Interpretação da lei fiscal Interpretação da lei fiscal A interpretação da lei é a determinação do verdadeiro sentido e alcance da lei. A interpretação da lei é a determinação do verdadeiro sentido e alcance da lei. Os princípios gerais de interpretação das leis são: Os princípios gerais de interpretação das leis são: Quanto ao órgão donde emana: Quanto ao órgão donde emana: - Autentica – se emana do próprio órgão legislativo. - Doutrinal – se procede dos tribunais ou da Administração Pública. Quanto aos elementos que o interprete se serve: Quanto aos elementos que o interprete se serve: - Literal – se o interprete tem apenas em consideração o texto. - Literal – se o interprete tem apenas em consideração o texto. - Lógica – se o interprete tem em consideração o que estaria na mente do legislador. - Lógica – se o interprete tem em consideração o que estaria na mente do legislador. Quanto à extensão: Quanto à extensão: - Declarativa – letra do preceito está em concordância com o que o legislador teria em mente. - Declarativa – letra do preceito está em concordância com o que o legislador teria em mente. - Restritivas – letra da lei vai alem do que o legislador teria em mente. - Restritivas – letra da lei vai alem do que o legislador teria em mente. - Extensiva – letra da lei fica aquém do que estava na mente do legislador. - Extensiva – letra da lei fica aquém do que estava na mente do legislador.

11 11ESTIG 2004/2005 Aplicação da lei fiscal no tempo Teoria da irretroactividade – Não se aplica a nova lei que altera os elementos essenciais do imposto, desde que a obrigação já tenha sido constituída em momento anterior ao aparecimento desta lei. Teoria da irretroactividade – Não se aplica a nova lei que altera os elementos essenciais do imposto, desde que a obrigação já tenha sido constituída em momento anterior ao aparecimento desta lei. Aplica-se a nova lei ao processo administrativo, desde que os elementos alterados não sejam essenciais. Aplica-se a nova lei ao processo administrativo, desde que os elementos alterados não sejam essenciais. O principio da não retroactividade das leis fiscais apenas exige a inviolabilidade da obrigação tributaria em tudo o que se possa considerar essencial. O principio da não retroactividade das leis fiscais apenas exige a inviolabilidade da obrigação tributaria em tudo o que se possa considerar essencial.

12 12ESTIG 2004/2005 Aplicação da lei fiscal no espaço Nesta matéria vigora o princípio da territorialidade. Nesta matéria vigora o princípio da territorialidade. A lei fiscal de um Estado abrange apenas os factos e situações que ocorram no território desse Estado e os rendimentos que nele tenham a sua fonte. A lei fiscal de um Estado abrange apenas os factos e situações que ocorram no território desse Estado e os rendimentos que nele tenham a sua fonte.

13 13ESTIG 2004/2005 Conceito de Imposto O imposto é uma prestação coactiva, pecuniária, unilateral, estabelecida pela lei a favor do Estado ou de outro ente público, sem carácter de sanção, com vista à cobertura das despesas públicas e ainda tendo em conta objectivos de ordem económica e social.O imposto é uma prestação coactiva, pecuniária, unilateral, estabelecida pela lei a favor do Estado ou de outro ente público, sem carácter de sanção, com vista à cobertura das despesas públicas e ainda tendo em conta objectivos de ordem económica e social. Prestação coactiva – Os sujeitos activos do imposto a quem a lei confere o direito de lançar e cobrar determinado imposto, exigem a prestação de todos os sujeitos passivos que se encontrem nas condições previstas na lei. Prestação pecuniária – O imposto é uma prestação que se traduz em dar dinheiro. Prestação unilateral – O sujeito activo do imposto recebe a prestação e nada dá em troca, directa e imediatamente. Prestação estabelecida pela lei – A obrigação do imposto deriva de uma lei. Prestação sem carácter de sanção – O imposto distingue-se de outras prestações pecuniárias e unilaterais impostas pelo Estado mas a título de sanção como por exemplo as coimas. Finalidades do imposto – O Estado cobra alguns impostos apenas com o fim de cobrir as despesas públicas, mas encontramos, impostos que são instituídos com finalidades extra fiscais, de ordem económica e de ordem social, como por exemplo os impostos alfandegários, criados para proteger certas actividades nacionais da concorrência estrangeira.

14 14ESTIG 2004/2005 Fases do imposto Incidência – definição geral e abstracta, feita pela lei, dos actos ou situações sujeitos a imposto e das pessoas sobre as quais recai o dever de o prestar. Incidência – definição geral e abstracta, feita pela lei, dos actos ou situações sujeitos a imposto e das pessoas sobre as quais recai o dever de o prestar. Incidência Real – o que está sujeito a imposto Incidência Real – o que está sujeito a imposto Incidência Pessoal – quem está sujeito a imposto Incidência Pessoal – quem está sujeito a imposto Lançamento – É o conjunto de operações administrativas que visão a identificação do sujeito passivo do imposto e a determinação da matéria colectável. Lançamento – É o conjunto de operações administrativas que visão a identificação do sujeito passivo do imposto e a determinação da matéria colectável. Liquidação – É a aplicação da taxa à matéria colectável para determinar o montante da colecta. Liquidação – É a aplicação da taxa à matéria colectável para determinar o montante da colecta. Cobrança – É a operação administrativa que corresponde à entrada do imposto nos cofres do Estado. Cobrança – É a operação administrativa que corresponde à entrada do imposto nos cofres do Estado.

15 15ESTIG 2004/2005 Classificação dos impostos Impostos estaduais e não-estaduais Impostos estaduais e não-estaduais Impostos estaduais são os impostos cujo sujeito activo é o Estado. Impostos estaduais são os impostos cujo sujeito activo é o Estado. Impostos não-estaduais são os impostos cujo sujeito activo não é o Estado. Impostos não-estaduais são os impostos cujo sujeito activo não é o Estado. Impostos directos e indirectos Impostos directos e indirectos Impostos directos são os que tributam a riqueza. Impostos directos são os que tributam a riqueza. Impostos indirectos são os que tributam o consumo. Impostos indirectos são os que tributam o consumo. Impostos reais e impostos pessoais Impostos reais e impostos pessoais Impostos reais são os que não têm em conta as condições pessoais, económicas e familiares dos contribuintes. Impostos reais são os que não têm em conta as condições pessoais, económicas e familiares dos contribuintes. Impostos pessoais são os que têm em conta as situações pessoais, económicas e familiares dos contribuintes. Impostos pessoais são os que têm em conta as situações pessoais, económicas e familiares dos contribuintes. Impostos proporcionais, progressivos e regressivos Impostos proporcionais, progressivos e regressivos Impostos proporcionais – taxa fixa. Impostos proporcionais – taxa fixa. Impostos progressivos - taxa aumenta à medida que a matéria colectável aumenta. Impostos progressivos - taxa aumenta à medida que a matéria colectável aumenta. Impostos regressivos – taxa diminui à medida que a matéria colectável aumenta. Impostos regressivos – taxa diminui à medida que a matéria colectável aumenta. Impostos periódicos e de obrigação única Impostos periódicos e de obrigação única Impostos periódicos – cujo pagamento se processa periodicamente. Impostos periódicos – cujo pagamento se processa periodicamente. Impostos de obrigação única – apenas há lugar ao pagamento do imposto quando o facto que o origina acontece. Impostos de obrigação única – apenas há lugar ao pagamento do imposto quando o facto que o origina acontece. Impostos principais e acessórios Impostos principais e acessórios Impostos principais – gozam de autonomia face aos restantes. Impostos principais – gozam de autonomia face aos restantes. Impostos acessórios – não são autónomos e acrescem aos impostos principais, de que dependem, como por exemplo a derrama. Impostos acessórios – não são autónomos e acrescem aos impostos principais, de que dependem, como por exemplo a derrama.


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